×

Novelis trabalha na prática pelo empoderamento feminino

Acompanhado de profissionais que integram o Grupo de Afinidades de Gêneros da Novelis, Tadeu Nardocci assinou em março o compromisso público da empresa com a ONU Mulheres – Organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e ao empoderamento feminino. Este marco aconteceu na sequência de um painel de debates com Nádia Ribeiro, presidente da Ceva Logistics; Tadeu Nardocci, presidente da NOVELIS, e Glaucia Teixeira, vice-presidente de RH, mediados por Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais.

Como empresa signatária, a Novelis se compromete a integrar ao seu negócio valores e práticas voltadas à equidade de gênero e ao empoderamento das mulheres, por meio de sete princípios, abaixo:

  1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
  2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
  4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
  5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
  6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

 

As profissionais que integram o Grupo de Afinidade de Gêneros, que faz parte do IguAl Programa de Diversidade Novelis, têm realizado ações sociais em prol das comunidades onde a Novelis atua. Em fevereiro, levaram a palestrante Ana Baiana à Cooperativa de Reciclagem de Pinda para um bate-papo engajador e motivador. Além de conhecerem a história de superação da convidada, as participantes receberam informações sobre saúde da mulher, empoderamento feminino, entre outros temas.

Uma ação importante realizada no início de 2018 aconteceu com 40 aprendizes do IA3, que trabalham na Novelis e estudam em escolas do bairro: elas participaram de um workshop de carreiras, ministrado por profissionais Novelis de diversas áreas, que compartilharam suas histórias de vida e de trabalho.

E os números comprovam que a ideia não está restrita às intenções, afinal 26% dos cargos executivos são ocupados por mulheres, sendo que elas exercem 38% dos cargos de diretoria. Entre as admissões de 2017, 64% eram mulheres; e daquelas promovidas no período, 69% eram mulheres. O lançamento do Projeto 2021 é outro esforço, com meta de ter 20 mulheres a mais na Operação até 2021.