fbpx
×

Novartis adota medidas de combate e prevenção ao COVID -19

Rede Aberje

Diante do cenário atual, a Novartis – empresa associada da Aberje – está monitorando a evolução e transmissão do COVID-19 e, continuamente, tomando medidas preventivas e de proteção a todos, sempre com a missão de melhorar e prolongar a vida das pessoas. 

Uma das grandes prioridades da empresa é oferecer todo o suporte aos colaboradores, desde infraestrutura à cuidados com a saúde e bem-estar físico e mental. “Estamos cientes de que adaptação à prática 100% de home office é um desafio e novidade a todos nós, que seguimos conciliando nossas rotinas familiares, domésticas e profissionais. Compreendendo este cenário, sua complexidade e com o objetivo de apoiarmos todos os nossos colaboradores de forma humanizada neste período, estabelecemos uma agenda de atividades de suporte em diversos aspectos para que juntos possamos superar este momento da melhor maneira possível”, explica Julia Fernandes, diretora de Pessoas & Organizações da Novartis.

A aspiração de cultura da Novartis é ser uma organização inspiradora, independentemente do formato de trabalho, presencial ou remoto. A empresa continua investindo na curiosidade e o autoconhecimento dos colaboradores, a partir de uma liderança pautada pelo conceito ‘Unboss’, ou seja, menos hierarquizada, com líderes que servem ao time e liberam o potencial das pessoas.

Pensando nesses conceitos, a empresa adotou uma série de medidas considerando o cenário atual do COVID-19 e fortalecendo ainda mais a sua cultura.

SAÚDE E SEGURANÇA – Com foco na segurança e saúde dos colaboradores e cumprindo papel responsável frente a sociedade de evitar o alastramento da pandemia, desde o dia 18 de março de 2020, todos os colaboradores da Novartis alocados na sede em São Paulo, equipe de Campo e os administrativos das fábricas de Cambé e Butantã, estão trabalhando remotamente de suas casas e à disposição para atender as necessidades de todos nossos parceiros, pacientes e profissionais de saúde.

A empresa oferece ajuda psicológica aos colaboradores promovendo diariamente, sessões virtuais do programa Energized for Life com dicas de saúde, hábitos saudáveis, alimentação, mindfulness, ergonomia em casa e rotina profissional com crianças e animais de estimação. Também proporciona um atendimento por telefone para que os colaboradores possam ter apoio emocional e psicológico de forma anônima, individual e personalizada.

São feitos ainda bate-papos virtuais entre os líderes, área médica e colaboradores para esclarecer dúvidas sobre o momento e a pandemia. Para ajudar os seus colaboradores e familiares a se manterem bem e com hábitos saudáveis, foi disponibilizado o Aplicativo Tignum X, que ajuda a manter a nossa energia de maneira sustentável durante todo o dia. O aplicativo oferece conteúdo para ajudar a melhorar a saúde mental, nutrição, movimento e descanso.

A Novartis promove uma campanha de vacinação gratuita aos colaboradores (e seus familiares), terceiros, estagiários e aprendizes na semana de 30/03, incluindo colaboradores da matriz, força de vendas, laboratórios e fábricas. A vacina protege contra Influenzas A e B, diminuindo a situação endêmica dos vírus respiratórios no país e auxiliando os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.

A Novartis se compromete em assegurar que não haverá demissões ou redução de salário relacionados à crise. Todas as contratações e promoções seguirão conforme planejado.

FLEXIBILIDADE AOS COLABORADORES – Para garantir flexibilidade aos colaboradores que precisam se dividir com as tarefas domésticas e educacionais foram sugeridos horários específicos para concentração de reuniões. As reuniões remotas devem ser realizadas após 9h/9h30, respeitando intervalo de almoço das 12h às 15h e finalizando o expediente às 18h.

A Novartis oferecerá uma licença de 12 dias úteis, além dos dias de férias e folgas em caráter de exceção, naqueles casos em que seja absolutamente impossível que o colaborador trabalhe em casa ou nos casos em que o trabalho em casa impossibilite totalmente o colaborador de desempenhar suas responsabilidades como cuidador (para familiares dependentes ou filhos durante o período de suspensão das atividades escolares).

Aos colaboradores elegíveis que seguem trabalhando nos sites do grupo para que possamos continuar produzindo nossos medicamentos, será fornecido um benefício de apoio ao cuidado infantil – nos locais onde creches ou escolas foram fechados pelo governo durante o período.

A infraestrutura é questão vital para realização do trabalho digital por isso a empresa com o objetivo de suportar todos os colaboradores de forma humanizada neste período de trabalho remoto, estabeleceu um plantão de dúvidas das ferramentas internascomo exemplo a utilização da plataforma Microsoft Teams que permite a realização de videoconferências com até 250 pessoas conectas e interagindo ao mesmo tempo. A Novartis também irá pagar um auxílio internet para os Analistas da empresa.

APRENDIZADO –  A empresa estimula a curiosidade e autoconhecimento dos colaboradores e disponibiliza inúmeros recursos de aprendizagem no Coursera, plataforma de cursos virtuais com 3.800 módulos on-line de renomadas universidades internacionais, em vários idiomas. Foram disponibilizados para os colaboradores e membros da família, com opção de aprendizado também para as crianças. Outro recurso de recurso de educação escolar em casa é a Khan Academy, disponível em português com foco no aprendizado infantil.

DOAÇÕES – Globalmente, a Novartis criou um fundo para apoiar comunidades em todo o mundo impactadas pela pandemia do COVID-19. O Novartis COVID-19 Response Fund fornecerá US$ 20 milhões em doações para apoiar iniciativas de saúde pública focadas, mas não limitadas, no fortalecimento da infraestrutura de saúde local; estabelecimento de plataformas digitais para coleta de dados e criação de novos programas de saúde comunitária específicos para a resposta à pandemia.

Além disso, anunciou a doação até 130 milhões de doses de hidroxicloroquina genérica para apoiar o tratamento do COVID-19. Nesse sentido, a empresa está trabalhando com governos e autoridades de saúde, incluindo a OMS, para usar protocolos de tratamento padrão para pacientes hospitalizados. No Brasil, permanecemos a disposição das autoridades para estudar possibilidades de colaboração, conforme suas necessidades e cenário regulatório local.

Já a Sandoz, a divisão de genéricos e biossimilares da empresa, se comprometeu a manter os preços estáveis para medicamentos essenciais que podem ajudar no tratamento de casos de coronavírus, especificamente antivirais para reduzir o impacto de coronavírus e antibióticos no combate à pneumonia.