Museu do Futebol exibe três curtas-metragens nas redes sociais neste dia 23
O Museu do Futebol, associado da Aberje, vai exibir neste sábado (23/5), às 21h, três curtas-metragens sobre futebol, como parte do programa Cinema na Rede, realizado em parceria com o CINEfoot. Os filmes escolhidos para essa sessão abordam os times do Juventus (SP), Cruzeiro (MG) e Colo-Colo (Chile), num total de uma hora de exibição pelo Facebook e YouTube. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
A sessão começa com “Juventus rumo a Tóquio” com direção de Andréa Kurachi, Helena Tahira e Rogério Zagallo. O curta de 16 minutos mostra a disputa do time, em novembro de 2007, numa partida decisiva contra o Linense (clube da cidade de Lins, também em São Paulo), na final da Copa Federação Paulista daquele ano. O filme acompanha o jogo que daria ao campeão o direito de disputar a Copa Brasil daquele ano e mostra a emoção dos torcedores numa partida eletrizante e cheia de surpresas.
Na sequência, exibição de “Azul Escuro” do diretor Gustavo Nolasco. Em 23 minutos é contada a história de Seu Lúcio, um cruzeirense que vive isolado na Amazônia. Após ficar cego e quase suicidar, passou a escrever um livro sobre o Cruzeiro Esporte Clube, sua paixão acalentada desde a infância de menino órfão. Por um surpreendente acaso, sua história escondida no interior da floresta chegou à imensa torcida em Belo Horizonte, levando a vida de torcedor solitário a ter um desfecho emocionante.
Por fim,o programa exibe “Todos querem Colo-Colo” do diretor Murilo Megale.A película de 21 minutos narra a história do clube mais popular do Chile, que passou por uma intervenção política durante o regime Pinochet e até hoje luta para não ser associado à figura do ditador. O filme mostra os personagens que testemunharam a presença do governo militar próxima ao Colo-Colo, entendendo também como os jovens torcedores do Cacique e de seu maior rival, a Universidad de Chile, tratam desse assunto delicado para o futebol chileno.
A exibição também está inserida na campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que proporciona alternativas de lazer para a população durante o período de distanciamento social em vigor para o combate ao coronavírus.
A exibição dos curtas será feita nas seguintes redes:
No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/
No Facebook: https://pt-br.facebook.com/museudofutebol/
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
- Seminário da USP debate opinião, política e democracia na atualidade
- Aberje recebe lançamento do livro “Diálogos com o futuro” da Rede Educare, com patrocínio da Bayer
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto