O Mercado Livre, empresa associada da Aberje, já está pronto para a Black Friday com uma campanha completa. Serão oito filmes que destacam alguns dos atributos que tornaram o Mercado Livre o principal marketplace da América Latina. Para contar essa história, a REF+ criou o Homem e Mulher-Smartphone, personagens que irão, em esquetes divertidas, representar o momento de satisfação do comprador ao encontrar o seu produto no aplicativo do Mercado Livre.

A campanha transmite as mensagens de confiança, credibilidade e proximidade reforçando esses atributos do Mercado Livre que são essenciais para uma boa reputação com os consumidores, principalmente na Black Friday. A campanha está dividida em quatro etapas de ação, online e offline, pensadas para destacar diferentes produtos e atributos do marketplace, e levando em consideração os indicadores de alcance, frequência, cobertura, manutenção e performance. Cada um dos oito filmes estará voltado uma das categorias e produtos líderes de vendas nos últimos anos durante a Black Friday: Smartphones (Iphone), Eletrônicos (TV), Casa e Decoração (sofá), Autopeças (pneus), Esporte&Fitness (tênis), Games (Playstation 4) e Eletroportáteis (batedeira e secador).

As fases da campanha estão divididas em Teaser, Esquenta, Black Friday e Replay. É a primeira vez que o Mercado Livre inicia sua comunicação para a Black Friday tão cedo. “A ideia de trabalhar a Black Friday desde o início do mês faz parte da estratégia de consolidar o Mercado Livre como a primeira opção na mente do consumidor quando ele pensar em ótimos preços e serviço confiável na hora de comprar”, afirma Daniel Aguiar – gerente sênior de Marketing do Mercado Livre.

No teaser, o destaque é a oferta de milhares de produtos com desconto e frete grátis. Já o primeiro vídeo, Match, reflete a satisfação de achar o que se procura em uma ocasião inesperada, mostrando que no momento em que o consumidor encontra o produto desejado na Black Friday do Mercado Livre, tudo se transforma em alegria, emoção e diversão. A campanha ainda trabalha outro atributo: Compra Garantida – programa que garante aos usuários ressarcimento em caso de compra na plataforma em que a entrega não seja feita ou esteja incorreta.

O plano de mídia contempla ações online e offline. A estratégia é ter uma campanha segmentada, direcionando o filme mais adequado para cada perfil de público de interesse e produto. Na primeira fase o teaser será veiculado no Facebook e Youtube. Durante o período de Esquenta, os filmes serão trabalhados no YouTube, Facebook, OOH (Out Of Home) em São Paulo, elemídia, metrôs de São Paulo, VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no Rio de Janeiro e filmes na TV por assinatura nacional; na fase seguinte, Replay, YouTube, Facebook, OOH, elemídia, metrôs de São Paulo e VLT no Rio de Janeiro. Na semana da Black Friday, o Mercado Livre marca presença no YouTube, Facebook, OOH, elemídia  nos metrôs de São Paulo, VLT  no Rio de Janeiro, filmes na TV por assinatura nacional e rádio. “O nosso principal objetivo é se distanciar das comunicações padrões e se destacar por meio de um storytelling divertido e envolvente. Serão filmes mais curtos e diretos quando comparados às outras campanhas veiculadas na data, que normalmente são mais sérias e tradicionais’’,  complementa Renato Pereira – CCO da REF+.