19 de março de 2018

Mastercard usa Facebook Messenger para ajudar pequenas empresas a entrar na era digital

A Mastercard, empresa associada da Aberje, anunciou que usará o Facebook Messenger para fornecer tecnologia a pequenas empresas na África e na Ásia para possibilitar a aceitação de pagamentos eletrônicos e móveis de baixo custo. Os pagamentos digitais ajudarão essas empresas a expandirem para novos mercados e acessarem serviços e produtos financeiros, aumentando seus meios de subsistência.

A experiência com o Messenger será lançada na Nigéria, onde a Mastercard realizará um novo piloto com o bot QR Masterpass no Messenger que deve ajudar os proprietários das empresas a migrarem das transações apenas em dinheiro físico para os pagamentos QR. Os bancos Ecobank e Zenith apoiarão o piloto inicial. O teste na Nigéria é o início de um plano maior por parte das duas empresas que prevê a inclusão de mais empresas na economia digital.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fletcher School e pelo Centro de Crescimento Inclusivo da Mastercard (Mastercard Center for Inclusive Growth), na Nigéria, 98% dos US$ 301 bilhões em pagamentos feitos por consumidores para empresas ainda são em dinheiro vivo. “Todo empresário procura formas de aumentar as vendas e atrair novos clientes para suas lojas. Oferecendo pagamentos digitais com a tecnologia QR, os pequenos varejistas conseguem atingir esses objetivos e criar uma maior fidelização do cliente com pouco ou nenhum investimento além do telefone que eles já têm”, disse Jorn Lambert, vice-presidente executivo de canais e regiões digitais da Mastercard. “O Masterpass QR abre novos canais de comércio para esses estabelecimentos comerciais e permite que eles tenham registros auditáveis ​​das suas transações, o que abre as portas para ferramentas e produtos financeiros, como empréstimos para impulsionar o crescimento agregado do negócio”.

Em primeiro lugar, os estabelecimentos enviam uma solicitação ao o bot para ativar os pagamentos QR, recebem a aprovação do banco, configuram uma conta e passam a aceitar pagamentos digitais de forma rápida, simples e segura. Uma vez concluído o processo de configuração da conta, os proprietários do estabelecimento imprimem e exibem o código QR em suas lojas ou salvam o código em seus telefones. Os clientes podem efetuar o pagamento usando o telefone para escanear o código ou digitar o número de identificação do estabelecimento associado ao código QR.

Lançado em 2016, o Masterpass QR permite aos consumidores, usando qualquer telefone celular, fazer e receber pagamentos pessoalmente sem o uso de dinheiro vivo ou cartão de crédito ou débito. A tecnologia oferece mais opções de pagamentos e complementa o investimento da Mastercard em pagamentos sem contato, levando aos estabelecimentos comerciais de todos os portes – de cadeias internacionais a pequenas lojas familiares e vendedores ambulantes – uma maneira rápida, segura e barata de receber pagamentos. “Marcas e desenvolvedores de todo o mundo estão usando mensagens para se conectar as 1,3 milhões de pessoas que usam o Messenger todos os meses. Estamos felizes que a Mastercard esteja desenvolvendo um serviço para a plataforma do Messenger, ajudando pequenos estabelecimentos comerciais a usarem mensagens para gerir seus negócios e a se conectarem com seus clientes”, disse Kahina Van Dyke, diretora de parcerias em pagamentos e serviços financeiros do Facebook.

 

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