×

Mastercard lança campanha em apoio ao direito das mulheres torcerem nos estádios de futebol

Rede Aberje

Patrocinadora oficial da CONMEBOL Libertadores, a Mastercard lança uma campanha em apoio ao direito das mulheres torcerem nos estádios de futebol, denominada #ElaVaiTorcer. A Mastercard é associada da Aberje.

Desenvolvida pela agência Aktuellmix, incluiu a distribuição de cartões vermelhos para mulheres e homens, objeto usado pelos juízes de futebol para disciplinar a má conduta dos jogadores, no jogo da semifinal do campeonato, que aconteceu no Maracanã em 23 de outubro. O cartão tinha informações educativas sobre o que é assédio e como denunciá-lo pelos números da Central de Atendimento à Mulher  (180) e do Disque-Denúncia (190).

Além disso, a campanha terá amplificação via redes sociais e influenciadores digitais usando a hashtag #ElaVaiTorcer até a final do campeonato, no dia 23 de novembro. Ao mesmo tempo, será lançado um manifesto em vídeo composto por depoimentos de mulheres que frequentam estádios de futebol. Para Sarah Buchwitz, Vice-presidente de Marketing e Comunicação Mastercard Brasil e Cone Sul, é possível notar um aumento do número de mulheres nos estádios, porém estes espaços ainda são majoritariamente masculinos e, consequentemente, muitas vezes pouco receptivo para elas. “Nossa campanha faz alusão a um elemento símbolo de expulsão no jogo de futebol para representar o assédio como uma atitude proibida. Buscamos empoderá-las com as informações necessárias para que possam denunciar qualquer tipo de assédio, seja ele físico ou verbal, e para que todas possamos torcer por nossos times como e onde quisermos”, afirma. “Também buscamos trazer informações aos homens para que entendam que assédio não é somente um toque, mas também um olhar, uma palavra ou uma piada sem graça”, complementa.

Segundo Juliana Proença, líder de criação do projeto na Aktuellmix, a maioria do time envolvido na campanha era composto de mulheres, a fim de dar mais visibilidade e veracidade ao movimento. “Este é um projeto para todas as mulheres do Brasil, para que juntas possamos torcer livremente nos estádios de futebol”, explica.  “A CONMEBOL sempre apoia iniciativas que buscam dar visibilidade e participação para as mulheres no Futebol Sul Americano. O futebol deve ser sempre uma escola de valores e nós acreditamos que essa campanha entrega esse objetivo”, disse o Diretor Comercial da CONMEBOL, Juan Emilio Roa.GLOBAL – A campanha segue o comprometimento global da Mastercard de oferecer diferentes possibilidades às mulheres na indústria de meios de pagamento e no mundo em geral. “Nosso objetivo é impulsionar nossas redes de contato, estabelecer parcerias e desenvolver pessoas, negócios e inovações para transformar a maneira como nosso mundo funciona”, explica Sarah. “Um mundo que inclui as mulheres, cria possibilidades ilimitadas para todos nós. É um mundo que dá a todos a chance de liberar todo o seu potencial, perseguir suas paixões e fazer coisas extraordinárias acontecerem”, complementa.