Aconteceu no dia 26 de abril o encontro Lidercom Minas Gerais, promovido pela Aberje, com a presença dos principais diretores das empresas associadas da região. A palestra foi ministrada por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor livre-docente da ECA-USP, com o tema “Liderança social para operar novas narrativas”.

Nassar ressaltou o desafio da comunicação nos dias atuais, com canais de mídias cada vez mais abundantes. Também comentou a necessidade de uma relação entre as áreas institucionais e de negócios, bem como a criação de uma matriz de narrativas, ou seja, diferentes formas de comunicação e objetivos para atender as necessidades dessas duas áreas.

Ele também destacou a “Licença Social para Operar (LSO), isto é, a autorização que a sociedade concede para que uma organização inicie ou mantenha suas atividades. É preciso um processo de inteligência, patrocinado pelo comando, que tem como objetivo refletir sobre os impactos sociais, políticos e comunicacionais das organizações. Também deve-se estabelecer uma relação de confiança entre organizações e seus stakeholders, por meio de uma matriz de narrativas claras de direitos e compromissos entre a empresa e seus públicos.

O Lidercom é uma iniciativa da Aberje que surgiu em 2016, com o objetivo de criar um espaço de diálogo e relacionamento para os altos dirigentes da comunicação corporativa.

Participaram do encontro:

Arthur Ferreira S. Júnior (Petrobras);
Cássia Cinque (Vale e membro do Conselho Deliberativo Aberje);
Danielli Gaiotti (ArcellorMittal);
Etevaldo Lucas Queiroz (Cemig);
Luciene Cristina Silva (Vale);
Maria Teresa Goulart Paradis (Sebrae MG);
Mariana Rosa (Anglo American);
Othon de Villefort Maia (Anglo Gold Ashanti);
Ricardo Siqueira Campos (Fundação Dom Cabral);
Roberto Baraldi (Fiat Chrysler Brasil);
Wagner Tameirão (Vale)

Lidercom

Lidercom Minas Gerais