15 de fevereiro de 2019

Lideranças de Comunicação discutem se vão parar de falar sobre diversidade e sustentabilidade; confira em 9 pontos

Encontro do LiderCom em 31 de janeiro

Dia 31 de janeiro, a Aberje realizou o primeiro encontro do LiderCom do ano. Lideranças da comunicação corporativa no Brasil se reuniram para discutir um tema de alta relevância no atual contexto do país: As empresas vão parar de falar sobre diversidade, sustentabilidade e questões ESG (environment, social, governance)?

O bate-papo informal teve participação de representantes de diversos setores, de agroindústria à siderurgia, indústria química e bancária. A partir da discussão, separamos nove pontos de destaque apontados pelos líderes sobre o tema. Confira:

  1. Ainda não está claro aos executivos que lidam com a área governamental como lidar com o novo contexto, mas não há como regredir em temas que vêm sendo trabalhados na última década.
  2. Para os líderes, sustentabilidade e diversidade são cada vez mais questões de negócio e não apenas de discurso.
  3. A geração Millennial se importa de fato com esses temas. Para engajar com esse público, os negócios devem necessariamente olhar nessa direção.
  4. O cenário não é exclusivo ao Brasil, mas global: internacionalmente, empresas que carregam bandeiras de diversidade e sustentabilidade, mesmo com pressões contrárias, obtêm resultados positivos.
  5. Ser sustentável passou a ser visto como intrínseco aos negócios. Inclusive, em alguns casos, essa é a razão do tema não ser mais tão discutido. Não porque perdeu a importância, mas, pelo contrário, porque já passou a fazer parte indissociável do processo.
  6. Sustentabilidade também é meta: Muito além de índices, como o Dow Jones, as empresas têm abraçado o assunto como core business.
  7. Diversidade, principalmente em empresas multinacionais, atualmente é requisito. Não apenas de gênero e cor, mas também cultural. A troca de experiências e pontos de vistas plurais são positivos para a inovação.
  8. O propósito de uma empresa está em seu DNA e independe de governos. Os comunicadores devem ser modelos para a sociedade e liderar a tendência.
  9. A polarização e radicalização de discursos é prejudicial para o diálogo. Termos como “politicamente correto” já estão desgastados, e afastam a conversa. É preciso de novas narrativas para conduzir as mudanças.

O LiderCom é um fórum exclusivo de líderes da comunicação corporativa, criado em 2016 pela Aberje, com o objetivo de ser um espaço de diálogo e relacionamento entre os membros. Uma das pautas permanentes de debate é o relacionamento entre o CCO (Communication Chief Officer) e o CEO das empresas. O grupo já se reuniu com Roberto Setúbal (Itaú), Renato Janine Ribeiro (ex-ministro e professor da USP), Richard Edelman (Edelman); Patrick Mendes (AccorHotels) e Sérgio Leite (Usiminas).

Encontro do LiderCom em 31 de janeiro
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