×

Klabin passa a integrar a base associativa da Aberje

Rede Aberje

Em 2019, a Klabin completou 120 anos de história. A empresa é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos segmentos de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Atualmente, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina e conta com mais de 19 mil colaboradores (diretos e indiretos). E agora é associada da Aberje.

Pautada pela inovação, resiliência e superação, a Klabin possui uma trajetória de sucesso e que tem como novo capítulo o recente anúncio de um ciclo de expansão, que contará com o maior investimento da história da empresa, R$ 9,1 bilhões para a construção de duas máquinas de papel para embalagens em Ortigueira (PR), que aliará tecnologia de ponta a uma experiência centenária. Ao longo das últimas décadas, a companhia tem demonstrado sua capacidade de crescimento e transformação, premissas que possibilitaram à Klabin alcançar a posição em que está hoje. 

A história da empresa, que teve início em 1899, após a chegada de seus fundadores e controladores – Klabin Irmãos e Companhia – ao Brasil, conta com importantes marcos, como a aquisição, em 1934, da Fazenda Monte Alegre, no Paraná, onde foi construída a primeira fábrica integrada de papel e celulose do Brasil. Em 1947, o mercado interno de papel imprensa passou a ser atendido, pela primeira vez, por uma empresa nacional, a Klabin.

Nas décadas de 1950 e 1970, a companhia iniciou um ciclo de expansão, com a instalação de unidades fabris nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Em 1998, a empresa foi a primeira do setor de papel e celulose das Américas a ter suas florestas certificadas pelo FSC® – Forest Stewardship Council® FSC-C022516. Já no início do século 21, a companhia direcionou seus esforços para o segmento de papéis para embalagens e ampliou significativamente a capacidade de produção de papéis da Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR). Em 2016, a companhia inaugurou uma das mais modernas fábricas de celulose do mundo, a Unidade Puma, em Ortigueira (PR). E em 2017, a companhia construiu um moderno Centro de Tecnologia para fortalecer as suas frentes de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.    

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

A gestão da área de Comunicação da Klabin também engloba as áreas de Desenvolvimento Sustentável, Marketing e Relações Institucionais da companhia. São mais de 30 colaboradores com perfis multidisciplinares que, em diversas frentes, atuam priorizando alguns dos principais pilares da empresa: atingir eficiência operacional, promover inovação, prezar pela sustentabilidade e cuidar das pessoas. “A comunicação corporativa desempenha papel fundamental para o sucesso de uma companhia. Somos desafiados diariamente a trabalhar formas criativas e eficazes de sensibilização e engajamento dos nossos públicos e de transmissão dos atributos da corporação, além de atuar para construção, consolidação e manutenção dos relacionamentos, mensuração da efetividade das iniciativas e conteúdos, fortalecendo a imagem e reputação da empresa”, manifesta Carime Kanbour, Gerente de Comunicação, Desenvolvimento Sustentável e Relações Institucionais da empresa.