×

Itaú Unibanco apresenta sua plataforma de mobilidade urbana na Velo-city 2018

O Rio de Janeiro está recebendo, desde terça dia 12 de junho de 2018, a Velo-city, evento sobre mobilidade urbana por bicicleta realizado pela Federação Europeia de Ciclistas (ECF – European Cyclists´ Federation), em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e patrocinado pelo Itaú Unibanco.

Além do apoio ao evento, o Itaú promove três painéis de debate ao longo dos quatro dias de conferência. Entre os temas que serão abordados estão políticas públicas para mobilidade nas cidades; a importância do advocacy na cultura da bicicleta; as transformações nas cidades por meio da bicicleta e financiamento para o ciclismo. “Por sermos um banco essencialmente urbano e reconhecermos a importância da valorização do transporte ativo para o desenvolvimento sustentável das cidades, definimos a mobilidade urbana como um pilar de investimento dentro de nossa plataforma de sustentabilidade”, comenta Luciana Nicola, Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco e embaixadora da causa. “Desta forma, nosso apoio ao Velo-city é um meio de fomentarmos o amadurecimento da cultura da integração das bicicletas ao modelo de transporte urbano, em conjunto com o poder público e a sociedade, e incentivando políticas públicas para esse objetivo”, afirma a executiva.

 

Os próximos painéis do Itaú na Velo-city 2018 são:

15/06 – Sexta-feira / 10h30-11h30 / Sala Breakout 2

Painel: Unlocking Big Funds – como desbloquear fundos para mobilidade por bicicleta.

Speakers: Simone Gallo e Aris Moro

 

15/06 – Sexta-feira / 11h40-12h40 / Sala Breakout 2

Painel: Partnership & Collaboration – boas práticas de colaboração do setor privado na mobilidade urbana

Speakers: Luciana Nicola, Martin Dolleschel, Erik Tetteroo e Jeroen Buis

 

15/06 – Sexta-feira / 15h10-16h10/ Sala Breakout 2

Painel: Apresentação das pesquisas financiadas pelo Itaú sobre ‘impacto do uso da bicicleta no município de São Paulo’ e da ‘Economia da Bicicleta no Brasil’.

Speakers: Negócio de Impacto com Victor Andrade (UFRJ); Carlos Eduardo Torres Freire ( CEBRAP) e Simone Gallo (Itaú):

 

itau-laranjinhas

 

Laranjinhas – As bicicletas do Bike Itaú estarão à disposição dos participantes da Velo-city. O estande da marca simulará um cenário animado em led do Rio de Janeiro no qual o ciclista poderá sentir o vento da “viagem” enquanto pedala. Ao final da atividade, o participante receberá um ‘gif’ da sua pedalada por WhatsApp, SMS ou e-mail e um brinde: o Bike Itaú Free Card. Este cartão poderá ser usado para retirar uma das laranjinhas do Bike Rio pelo período da conferência.

O banco é o único patrocinador, no mundo, de sistemas de bike-sharing de dimensões nacionais, com o projeto Bike Itaú, presente em seis cidades brasileiras – Rio de Janeiro, São Paulo, Grande Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre. Além do compartilhamento de bicicletas, sua plataforma de mobilidade urbana envolve projetos como a Escolinha Bike, o iBike, as Estações Bike, os bicicletários públicos em São Paulo, a participação no Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, o Desafio Itaú Cebrap de Mobilidade Urbana e os estacionamentos de bicicletas em quatro polos administrativos do Itaú em São Paulo, com armários e vestiários.

A Velo-city acontece até 15 de junho, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no sitehttps://www.velo-city2018.rio.

 

Banco Itaú e mobilidade urbana – O Itaú Unibanco, maior banco privado do Brasil e um dos maiores do mundo, está comprometido com o desenvolvimento das comunidades em que atua para gerar valor compartilhado. Por isso, atua em parceria com a sociedade e o poder público para promover mudanças que contribuam efetivamente para a qualidade de vida das pessoas. Por ser um banco essencialmente urbano, se preocupa com os temas que afligem as cidades e entende que a estratégia de sustentabilidade deveria contemplar também o tema “cidades sustentáveis”. O incentivo à mobilidade urbana é uma das causas do Itaú, ao lado de Educação, Cultura e Esporte, e dialoga com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Atualmente mantém cerca de 8,3 mil bicicletas em sistemas de bike sharing, somando mais de 20 milhões de viagens e contribuindo para a melhoria dos deslocamentos em Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), além de cidades em Pernambuco (PE), como Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, e também em Santiago, no Chile.

 

Mais informações:

Bike Itaú: http://www.conteudopublicacoes1.com.br/presskit_bike_itau/

Velo-city: https://www.velo-city2018.rio