Imprensa em descrédito
O estudo Eleições 2018 – Perspectivas da comunicação organizacional, organizado por ÉPOCA em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) mostrou o alto descrédito dos executivos na imprensa brasileira.
O levantamento foi realizado junto a 50 empresários das maiores organizações do país que fazem parte do LiderCom, da Aberje, grupo que detém 20% do PIB brasileiro em vendas líquidas em 2016, e 34 executivos da área de comunicação. Elaborada por Paulo Nassar, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), e Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje, a pesquisa mostrou que para 50% dos entrevistados a imprensa brasileira ainda não está capacitada para fazer uma cobertura satisfatória das eleições de 2018.
Para o professor Paulo Nassar, a divisão apontada pelo estudo mostra que os veículos de imprensa mais tradicionais devem procurar se institucionalizar – principalmente na internet, o paraíso das fake news. “É um trabalho difícil, é uma maratona, não uma corrida de 50 metros. Os veículos precisam perceber a necessidade de reforçar sua identidade, seu valor enquanto empresa de comunicação, porque é isso que vai fazer com que o público confie naquele conteúdo que está sendo publicado.”
Mesmo criticando a imprensa atual, porém, a grande maioria dos empresários consultados (94%) buscam informações nos meios de comunicação digitais e 91% acompanham o cenário político do Brasil pelos veículos tradicionais.
Os resultados da pesquisa podem ser conferidos neste link.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
- Seminário da USP debate opinião, política e democracia na atualidade
- Aberje recebe lançamento do livro “Diálogos com o futuro” da Rede Educare, com patrocínio da Bayer
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Discurso na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto