Na noite de 6 de julho de 2017, no encerramento da 6ª edição do Roche Press Day, fórum educativo de jornalismo científico promovido pela farmacêutica Roche na América Latina, foram anunciados os vencedores do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, nas categorias: “Jornalismo Impresso” e “Televisão e Vídeo”.

Dentre os vencedores, na categoria impresso, está Vinícius Sassine, repórter do jornal O Globo, com reportagem investigativa sobre o transporte de órgãos para transplantes no Brasil. Após a reportagem, o País passou a ter um decreto para que o transporte de órgãos seja priorizado pelos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

O programa Fantástico, da TV Globo, e a repórter Cynthia Leite, do Jornal do Commercio, foram reconhecidos em menções honrosas. Já a categoria“Televisão e Vídeo” premiou o trabalho das chilenas Paz Montenegro e Magaly Messenet, da emissora Canal 13, em reportagem especial sobre a doença de Alzheimer.

​Este ano, os organizadores receberam 489 inscrições de 18 países latinoamericanos. O Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde é uma iniciativa da Roche América Latina em parceria com a Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI). Tem por objetivo reconhecer a excelência do jornalismo na região e estimular a cobertura jornalística de qualidade sobre temas de saúde.

Os vencedores poderão escolher entre uma bolsa integral para assistir a um concorrido workshop da FNPI ou participar do Festival do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo. Ambos os eventos acontecem em Medellín, na Colômbia. Todos os finalistas receberam o livro “Gabo Periodista”, uma medalha comemorativa do Prêmio e um diploma como forma de reconhecimento por sua destacada participação.