×

iDEXO estimula a criação de organizações exponenciais e promove dia 20 meet-up com Yuri Van Geest

O futuro dos negócios tem nome e sobrenome: organizações exponenciais. São elas que estão dominando mercados e desafiando as tradicionais indústrias, em todo o mundo. Mas isso não é algo negativo. Pelo contrário, companhias como Waze, Airbnb, Netflix e Uber mostram que este é o melhor momento para empreender.

Administradas a partir de novos conceitos, as organizações exponenciais têm como características serem 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas do que as tradicionais. Esta diferença pode ser explicada, principalmente, por serem companhias baseadas em tecnologia da informação e que usam dados disponíveis no mercado como vantagem competitiva, além de serem mais flexíveis e velozes.

O diretor do iDEXO, instituto de fomento ao empreendedorismo e a startups ligado à TOTVS – empresa associada da Aberje, Juliano Seabra, explica porque apesar desse perfil parecer tão bom, ainda temos poucos exemplos no mundo, em especial, no Brasil. “Não é mais possível para as empresas inovar fechadas em seus muros. Essa nova economia chama todos para compartilhar conhecimentos e criar juntos. Mais do que ter uma missão única, colada na parede, a iniciativa que quer crescer exponencialmente precisa ter um propósito transformador massivo, ou seja, com um bom projeto é possível ganhar escala de desenvolvimento nunca antes imaginada”, comenta Seabra.

E esse é um dos principais papéis do iDEXO, que atua como uma plataforma de geração de negócios entre empreendedores, startups e empresas do mercado em geral. “Criamos um ecossistema que permite transformar ideias em negócios exponenciais. Se uma empresa tem uma dor específica, podemos trabalhar em conjunto com as melhores cabeças empreendedoras e criativas para resolver, com o uso da tecnologia, um problema que talvez não seja só de um cliente, mas de todo um segmento de mercado”, completa o diretor.

Com duas aberturas de chamadas públicas, o instituto, atualmente, conta com 13 startups desenvolvendo projetos com alto potencial de mercado. “As grandes empresas precisam perder o medo de novos empreendedores e startups por acharem que eles ameaçam seus negócios. Conseguimos conectar, trazer soluções e gerar oportunidades para todos”, explica Seabra.

 

Evento – O fim do pensamento linear, escala a custo zero, interfaces automatizadas, planejamento anual e algoritmos de aprendizagem são alguns dos conceitos seguidos pelas organizações que almejam crescimentos exponenciais.

E para estimular a reflexão sobre essa nova forma de se fazer negócio, o IDEXO, em parceria com a TOTVS, promove um meet-up com um dos autores do aclamado livro Organizações Exponenciais, Yuri Van Geest, em um evento fechado aos parceiros do instituto e clientes TOTVS, no próximo dia 20, em São Paulo.

Participa do encontro, além do escritor e do diretor Juliano Seabra, Mario Almeida, head de fluig, Analytics & Consulting da TOTVS. “Não temos escolhas, é preciso entrar no jogo e tornar os negócios mais simples, rápidos e exponenciais. Essa é a hora”, finaliza Seabra.