×

Gustavo Ferro assume representação da Aberje no Rio de Janeiro

Rede Aberje

Gerente executivo de Comunicação, Marcas e Sustentabilidade da Petrobras Distribuidora, o profissional Gustavo Ferro agora também é Diretor do Capítulo Aberje Rio de Janeiro. Ele assume o desafio de representar institucionalmente a associação na proposta de promover a comunicação nas organizações, gerar conhecimento e fortalecer o papel estratégico do comunicador e a percepção positiva para a entidade e para o próprio movimento associativo.

Publicitário formado pela Universidade Católica de Salvador, Ferro tem Pós-Graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e em Comunicação Integrada pela Syracuse University/Aberje, além de MBA em Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Ingressou na Petrobras em 2003, tendo atuado em diversas atividades e funções na área de Comunicação, e está desde 2015 na Petrobras Distribuidora.

Para Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje, “a nomeação de profissionais, que atuam como voluntários nos estados, contribuem para tornar o trabalho da Aberje uma referência na região de atuação”. Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ressalta ainda que “frentes de atuação fora de São Paulo atestam uma visão de mundo que não aceita mais centralidades ou eixos preferenciais, mas as particularidades de desenvolvimento e demandas de todos os pontos do Brasil precisam ser considerados”.

A atuação de uma representação regional da Aberje envolve desde curadoria temática e organização de cursos e eventos, passando por edição e lançamento de livros e pesquisas com recortes específicos, até interlocução oficial com a imprensa e entidades congêneres em entrevistas e palestras. “Quero contribuir para aumentar ainda mais a integração das associadas, em minha passagem pelo Capítulo Rio da Aberje. Nesse sentido, desde já convido a todos a participarem do Encontro Aberje, que sediaremos em novembro, pela primeira vez, na Petrobras Distribuidora. Será uma oportunidade de troca de experiências e práticas de comunicação interna e de transformação digital com profissionais de todo o Brasil, além de fortalecer o papel do comunicador no planejamento estratégico das empresas”, adianta Gustavo Ferro. Um calendário formal vai ser planejado a partir de consultas aos associados para os próximos meses.

A representação da Aberje nos estados brasileiros é uma prerrogativa de governança para efetiva contemplação dos interesses e de garantia de visibilidade e reconhecimento para organizações associadas fora da sede em São Paulo. A função envolve divulgar as atividades nacionais da associação e incentivar a participação dos associados, bem como criar e implementar um calendário de ações locais. Outra parte do cargo envolve a identificação e armazenando de dados sobre a atividade de Comunicação em empresas e instituições da região, devolvendo insights relevantes para tomada de decisão das estruturas de comunicação vinculadas à entidade.

Além do Rio de Janeiro, a Aberje possui Capítulos em Santa Cartarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Noroeste Paulista, Grande ABCD, Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília, Ceará e Bahia.

Gustavo Ferro (Imagem: Divulgação)

Associados

Atualmente, são associados da Aberje na região as empresas:

Agência France-Presse
Amil Assistência Médica
Ampla Energia e Serviços
Bayer
Bradesco Seguros
Braskem
BRK Ambiental
Brookfield Energia
Concer
Grupo Gás Natural Fenosa
Enel Green Power
Energisa
IBM
Complexo Hospitalar Niterói
Ipiranga
Light
Mattos Filho
Mongeral Aegon Seguros e Previdência
Neoenergia
Nissan
Nova Transportadora do Sudeste/NTS
Oi
BR Distribuidora
Coca-Cola
Rede D’or
Shell Brasil
Estácio
Sotreq
Souza Cruz
Sulamérica
Telefônica Vivo
Ternium
Tegra Incorporadora
TIM
Unimed Rio
Vale
White Martins
Wilson Sons

Entidades associadas:

ABDE – Associação Brasileira dos Bancos de Desenvolvimento
Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais/
Braslight – Fundação de Seguridade Social
CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
Fenaseg – Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta
Instituto Aço Brasil
Petros – Fundação Petrobras de Seguridade Social
Senac Departamento Nacional
SESC Administração Nacional
Valia – Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social

Estatais – ou empresas de economia mista:

Banco do Brasil
BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Centro Cultural Banco do Brasil
Eletrobrás
Indústrias Nucleares do Brasil
Instituto Nacional de Câncer
ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico

Fornecedores:

Agência Ideal H+K Strategies
Approach Comunicação Integrada
CDI Comunicação
Comtenta – Projetos de Comunicação e Sustentabilidade
Cortex Intelligence
Diferencial Editoração Gráfica
Edelman
EY
Fleishmanhillard
FSB Comunicações
GBR Comunicação
Invitro Comunicação
Golin Brasil
Info4
In Press
Insight Comunicação
Llorente & Cuenca
Makemake Comunicação
Máquina Cohn & Wolfe
Planin
REPENSE
Report Sustentabilidade
SmartPR
Textual
TFS Comunicação
Tribologia
VBrand
Virta Comunicação
Weber Shandwick

As pessoas físicas que integram a Aberje são a consultora Juliana Binhote e a estudante Luana Scorza.

Histórico

O Capítulo Aberje Rio de Janeiro foi ativado em setembro de 1981 com o trabalho dos profissionais Déa Marques dos Santos e Pedro Macário. Também ocuparam o posto de direção os colegas Marcus Molina, Paulo Granja, Paulo Cezar Guimarães, Virgínio Sanches, Paulo Henrique Soares e Mirka Schreck.

Em 1986, já era realizado o I Encontro Regional de Comunicação Empresarial no Rio de Janeiro, com representantes de mais de 60 empresas, mesmo ano em que a cidade sediava o 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Empresarial, promovido pela Aberje e Editora Comtexto. O 1º Seminário de Comunicação Interna ABERJE aconteceu em 1991, organizado pela Nova Comunicação Empresarial e contando com mais de 200 participantes. Outro marco da entidade no estado do Rio foi o Fórum Internacional de Comunicação Empresarial, com palestras do espanhol Javier Puig, do americano Richard Wolff e do espanhol Joan Costa. Um dos primeiros cursos realizados foi “Construção de um plano de comunicação interna: orçamento, fornecedores, dia-a-dia e resultados”, ministrado por Carlos Parente, então Diretor de Comunicação da Avon Brasil e professor da ESPM e FAAP na sede da Firjan em 2005.

O ano de 2006 marcou a realização do 6º Encontro Aberje Rio, patrocinado pela Coca-Cola, com palestra de Gislaine Rossetti, então Gerente de Comunicação Corporativa da Basf, e de Mônica Medina, Diretora da Diferencial Assessoria de Marketing, num histórico que já alcançou a 77ª edição em 2017 em palestra de Renata Mazoco, Gerente de Engajamento, Cultura e Atração de Talentos da Vale e de Mariana Rosa, Gerente de Comunicação Empresarial na AngloAmerican, falando sobre diversidade nas empresas.

Em 2007, houve a organização, no Jóquei Club Brasileiro, do 4º Simpósio de Comunicação Integrada, com apoio institucional da entidade e na presença de Luis Fernando Moran (Weg), Antonio Fandino (UFRJ), Marco Lage (Fiat), Simone de Carvalho Soares (Grupo Suzano) e Lala Deheinzelin (Instituto Pensarte). No mesmo período, a Aberje debateu temas como “A midia diante da responsabilidade social empresarial: Credibilidade x Desconfiança”, “Os ritos e rituais na empresa moderna”, “Como comunicar grandes marcas” e “Mensuração e Pesquisa em Comunicação Organizacional” com profissionais como Amélia Gonzalez (O Globo), Ricardo Voltolini (IdeiaSocial),  Sérgio Abranches (O Eco),  Yacoff Sarkovas (Significa), Roberto daMatta (Antropólogo), Washington Olivetto (W/Brasil) e Don Stacks (University of Miami”s School of Communication) no 1º Congresso de Comunicação Empresarial Aberje Rio.

Levantamento do Centro de Memória e Referência da Aberje também demarca o lançamento em 2009 do livro “Comunicação Empresarial Estratégica: práticas no Rio de Janeiro – o pensamento global na ação local” da Coleção Capítulos Aberje, com Ana Couto, Isabel Magalhães, Carina Almeida, Lívia Barbosa, Luís Fernando Maia Nery, Manoela de Amaral Osório, Nádia Rebouças e Olinta Cardoso dentre os 12 autores selecionados.