SOBRE O CURSO

O Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital atende às principais demandas de formação para atuação na comunicação corporativa em meios digitais e leva aos alunos uma ampla variedade de novos conhecimentos. O repertório adquirido no programa completo habilita o profissional a desempenhar a maioria das funções na comunicação digital das organizações, a criar ações inovadoras e dá a ele maior segurança para a tomada de decisões no vasto território das redes sociais e plataformas digitais.

Professores

Instrutores atuantes no mercado digital.

A quem se destina

Profissionais que almejam cargos de gestão em projetos de comunicação digital.

Investimento total

Associado: R$3.500,00
Não-associado: R$5.000,00

20

Encontros

60

Horas

5

Módulos

PROGRAMAÇÃO

Tecnologia e cultura digital - 9 horas (3 aulas)

12, 14 e 19 de junho das 19h às 22h30min
Instrutoras: Fernanda Leonardi e Margot Pavan

Noções Básicas de Tecnologia Digital para Comunicadores | 3h
• Infra-estrutura: Redes, servidores, banco de dados
• Protocolos
• Sistemas operacionais
• Plataformas
• Formatos de transmissão: streaming, broadcasting, podcasting
• Linguagens de programação
• HTML
• Big Data
• Business Intelligence
• Computação em nuvem
• Algoritmos
• APIs
• Publicadores - CMS (Content Management System)
• Design: UX e Responsive Design

A comunicação em novos ambientes tecnológicos | 3h
• Internet das coisas - IoT
• Automatização: o uso de robôs na comunicação
• Indexação dos conteúdos
• Realidade aumentada
• Plataformas móveis
• O cenário digital para as empresas

O novo ambiente legal da internet | 3h
• Marco civil da Internet
• Fundamentos éticos, sociais e legais da privacidade
• Coleta, uso e compartilhamento de dados de usuários

Investimento módulo:

Associado: R$1.200,00
Não-associado: R$2.400,00


Presença e atuação digital - 12 horas (4 aulas)

21, 26, 28 e 30 de junho das 19h às 22h30min
Instrutores: Pollyana Ferrari, Daniel Rímoli, Rafael Kenski e Marcelo Coutinho

Marketing de conteúdo | 3h
• Ambiente digital: desintermediação, hiperconectividade, múltiplas plataformas e informação em tempo real
• Criação e distribuição de conteúdos transmídia
• Usando conteúdo para atrair e envolver os públicos
• Relevância e conteúdos contagiantes
• Branded Content
• SEO - Search Engine Optimization
• Conteúdos para mobilidade
• Perfis de equipes

Instrumentos de comunicação digital | 3h
• Sites corporativos
• blogs
• Redes sociais
• SAC 2.0
• Newsletter
• Aplicativos para dispositivos móveis
• Webinários
• E-books e papers
• Sala de imprensa virtual
• Comunidades online

Planejamento e gestão da presença digital | 3h
• Objetivos e metas
• Diagnóstico da presença digital
• Mapeamento da atividade da concorrência
• Definição de públicos e profundidade do envolvimento
• Pesquisas
• Definição de plataformas, redes e ferramentas digitais
• Campanhas, conteúdos e linguagens
• Perfis de equipe
• Monitoramento e geração de novas ações
• Avaliação de resultados

Mensuração, monitoramento e análise da audiência | 1h30
• Perfis da audiência
• Modelos de medição
• Principais métricas
• Audiência baseada em interações sociais digitais

Economia da atenção | 1h30
• Consumo de mídia
• Participação das mídias digitais no panorama midiático brasileiro
• O excesso de informação e a escassez de atenção
• Economia de redes

Investimento módulo:

Associado: R$1.200,00
Não-associado: R$2.400,00


Novas narrativas em comunicação digital - 12 horas (4 aulas)

31 de julho, 02, 07, e 09 de agosto das 19h às 22h30min
Instrutores: Sérgio Spagnuolo, Fernando Palacios, Julia Leão, Cris Bartis e Marcos Rogatto

Digital Storytelling | 3h
• Elementos da narrativa
• Múltiplos meios
• Processo da narrativa
• Gêneros da narrativa
• Como contar as histórias de uma organização
• Histórias interativas
• Histórias colaborativas

Captação, edição e distribuição de vídeos | 4h30
• Equipamentos
• Técnicas de captação
• Técnicas de edição
• Boas práticas
• Canais de distribuição
• Formatos inovadores

Visualização da informação | 3h
• Introdução à visualização
• Técnicas para transformar dados em informação visual
• Gráficos interativos
• Mapas
• Videografia
• Visitas virtuais em 3D

Jornalismo de Dados na empresa | 1h30
• Introdução ao Jornalismo de Dados
• Extração e análise de dados
• Mapas
• Gráficos estatísticos

Podcast e conteúdos em áudio | 1h30
• Equipamentos
• Técnicas de captação
• Técnicas de edição
• Canais de distribuição
• Formatos inovadores

Newsgames | 1h30
• O que são Newsgames
• Engajamento do público com uso de elementos e técnicas de jogos
• Quando usar jogos na estratégia de comunicação

Investimento módulo:

Associado: R$1.200,00
Não-associado: R$2.400,00


Gestão de marcas e negócios nas redes sociais - 12 horas (4 aulas)

Das 19h às 22h30min - Data a definir
Instrutora: Ana Brambilla

A lógica por trás das redes sociais | 3h
• DNA das redes e adequação de target
• Linguagem e posicionamento
• Identidades, trolls e embaixadores
• Capital social / awareness
• Táticas de engajamento

Métricas e interpretações | 1h30
• Principais indicadores quantitativos e qualitativos
• Comparação com a concorrência
• Seleção de métricas de acordo aos objetivos
• Produção e avaliação de relatórios

Desenvolvimento de Estratégia | 3h
• Diagnóstico
• Definição de objetivos
• Criação de equipe e infraestrutura
• Rotina de ativação

Relacionamento e Crise | 1h30
• Monitoria e classificação semântica
• Como armar rotinas de interação: avaliando casos que precisam de resposta
• Desenvolvimento de políticas de diálogo, prazos e canais
• Gestão de crises e implicações legais

Conteúdo e ativação: o valor social das marcas | 3h
• Branded content
• Trends e viralização
• Facebook
• Twitter
• LinkedIn
• Pinterest
• YouTube
• Instagram
• WhatsApp
• Overview de ferramentas online de apoio

Investimento módulo:

Associado: R$1.200,00
Não-associado: R$2.400,00


Laboratório de inovação - 15 horas (5 aulas)

28, 29, 30, 31 de agosto e 01 de setembro das 19h às 22h30min
Instrutora: Adriana Garcia Martinez

Esse módulo do curso será dedicado à aplicação de técnicas de Design Thinking para solucionar problemas reais das áreas de comunicação das empresas. Essa atividade pretende servir como uma aplicação prática dos conceitos e experiências adquiridos pelo grupo de alunos durante o programa.

Num período total de 15 horas, os alunos, reunidos em grupos, participarão de atividades práticas que levem ao desenvolvimento de protótipos de soluções inovadoras que possam ser utilizados no ambiente real das corporações.

Investimento módulo:

Associado: R$1.200,00
Não-associado: R$2.400,00


Valores Associado Não-associado
Programa completo R$3.500,00 R$5.000,00
Módulo individual R$1.200,00 R$2.400,00


MÓDULOS INDIVIDUAIS

Caso tenha interesse em cursar algum módulo separadamente, clique abaixo.

PROFESSORES

Adriana Garcia Martinez Jornalista, passou por Exame, Folha de S.Paulo, VejaSP e Reuters, no Brasil e nos EUA. Mestre em Comunicação pela USP e John S. Knight Fellow em Stanford (2012-13). Atuou como facilitadora na d.school na mesma universidade. É diretora de Comunicação da Rio 2016.
Ana Brambilla Doutoranda em comunicação, pesquisa e atua com processos colaborativos em jornalismo digital desde 2003. É professora da Faculdade Cásper Líbero e da FAM. Foi editora de mídias sociais e estratégia digital na Editora Globo, na Editora Abril e no portal Terra. Já lecionou em cursos de graduação, pós-graduação e extensão em SP, RS, PR, BA, MG, GO, AM e RJ. É organizadora dos ebooks "Para Entender as Mídias Sociais" volumes 1, 2 e 3.
Fernanda Stinchi Pascale Leonardi Advogada e sócia de Leonardi Advogados. Fernanda trabalhou por seis anos como coordenadora jurídica na Unilever Brasil e por dois anos como gerente jurídica na Rede Energia. Antes disso, trabalhou por cinco anos como advogada em Momsen, Leonardos & Cia., grande escritório de propriedade intelectual. É mestre pela Faculdade de Direito da USP, com a dissertação “Tutela Civil da Voz”, e doutoranda pela mesma instituição, com tese sobre direitos autorais e novas tecnologias. É professora convidada da USP nos cursos de graduação e pós-graduação e do Centro de Estudos da Voz, da Escola Superior de Advocacia (ESA-OAB/SP).
Margot Pavan Desenvolvimento de audiência e redes sociais no Valor Econômico. Foi co-fundadora do UOL e tem larga experiência em edição de conteúdo digital e criação de conteúdo, interfaces e produtos para diferentes plataformas nos principais veículos jornalísticos do país. Trabalhou também na Folha, no iG, na Editora Abril e no Estadão, cuidando da definição de estratégias para produtos e redes sociais. É Mestre em Artes pela ECA/USP, especializada em Arquivística pela USP, em Negociação pela FGV, tem MBA em Gestão de Negócios pelo INSPER, é graduada em Filosofia pela USP e em Artes Plásticas pela Belas Artes.
Pollyana Ferrari Jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e consultora web em arquitetura da informação e mídias sociais. Há 25 anos atua no mercado editorial de TI, tendo dedicado os últimos 16 anos à internet. É professora da PUC-SP, PUC-RS, Aberje e FAAP nos cursos de pós-graduação em Comunicação. Autora dos livros "Jornalismo Digital", "Hipertexto, Hipermídia", "A força da mídia social" e “No tempo das telas”, além de 11 participações em livros sobre Comunicação. A abrangência do seu estudo está presente em mais de 550 teses e artigos científicos, tornando-se bibliografia básica adotada nos cursos de Jornalismo e Publicidade no Brasil e em Portugal.
Daniel Rimoli Responsável pela Área Digital e Criação. Graduado em Publicidade e Propaganda pela ECA/USP e em Administração de Empresas pela FGV, possui uma carreira consolidada, com 18 de atuação no mercado de internet no Brasil. Hoje, é também responsável pela gestão da unidade de Criação da agência e membro do núcleo de lideranças em digital do grupo Edelman, como representante da América Latina. Daniel é professor convidado do curso Digicorp da ECA/USP e já promoveu palestras em eventos. Atua institucionalmente na evolução do mercado digital como membro do corpo diretivo da ABRADi gestão 2014-2017, como Diretor de Comunicação, e articulista do Meio & Mensagem durante eventos como o SXSW.
Fernando Palacios Pioneiro do Storytelling no Brasil e professor ESPM no Centro de Inovação e Criatividade, onde ministrou o primeiro curso universitário sobre Storytelling e Transmídia. Desde 2010 já treinou mais de mil alunos pela ESPM, inclusive em cursos in-company e em outros países como Londres, Holanda, Portugal e Perú. Paralelamente atuou na prática com dezenas de cases que se tornaram referências para o setor e passaram a ser estudados em diversas universidades. Desde 2007 é sócio-fundador da Storytellers, a primeira empresa especializada em contar as melhores histórias para outras empresas. Em 2013 foi premiado com o Widbook Top Authors.
Marcelo Coutinho Diretor de Inteligência de Mercado para América Latina e EUA do Terra e professor de Estratégia e Comunicação na FGV. Foi Diretor Executivo, Diretor de Análise de Mercado e Diretor de Marketing em empresas do Grupo Ibope, pesquisador visitante no Grupo de Tecnologia de Informação da Universidade Harvard, Diretor de Pesquisa do Zoom Media Group (EUA), gerente de marketing e editor-assistente de Economia Internacional da Agência Estado. Realizou dezenas de apresentações sobre marketing e Internet em eventos nacionais e internacionais, incluindo o Festival de Publicidade de Cannes, e é autor de diversas publicações sobre o assunto.
Marcos Rogatto Jornalista e Mestre em Multimeios pela Unicamp. Trabalhou na TV Manchete, Revista Veja e TV Globo São Paulo. Foi diretor de Comunicação da Prefeitura de Campinas e colaborador da Gazeta Mercantil. Há 25 anos trabalha com vídeos e multimídias corporativas. Atualmente é Diretor da produtora Vista Multimídia e participa do Grupo de Estudos de Novas Narrativas/GENN.
Rafael Kenski Formado em Jornalismo (PUC-SP) e Ciências Sociais (USP), com mestrado em Gestão de Sistemas de Informação pela London School of Economics (Reino Unido). Foi consultor de estratégia de marketing junto ao Studio Ideias, onde realizou projetos para empresas como Diageo, Itaú Unibanco, Sony e Nestlé. Também trabalhou na Editora Abril e na Editora Globo, como diretor do Estúdio Globo, a divisão de branded content e native ads da empresa. Além disso, é professor de gamification na Hivelab/ Escola de Inovação em Serviços.




CONTATO

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Atendimento por telefone

Lidiane Minhoto
(11) 5627-9090 Ramal 840


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