SOBRE O CURSO

O Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital atende às principais demandas de formação para atuação na comunicação corporativa em meios digitais e leva aos alunos uma ampla variedade de novos conhecimentos. O repertório adquirido no programa completo habilita o profissional a desempenhar a maioria das funções na comunicação digital das organizações, a criar ações inovadoras e dá a ele maior segurança para a tomada de decisões no vasto território das redes sociais e plataformas digitais.

Professores

Instrutores atuantes no mercado digital.

A quem se destina

Profissionais que almejam cargos de gestão em projetos de comunicação digital.

Investimento total

Associado: R$5.000,00
Não-associado: R$7.500,00

80

Horas

7

Módulos

PROGRAMAÇÃO

Módulo 1: Gestão de Marcas e negócios nas redes sociais (16 horas)

4(sexta-feira) e 5(sábado) de maio, das 9h às 18h
Instrutor: Rodrigo Padrón

A lógica por trás das redes sociais
• DNA das redes e adequação de target
• Linguagem e posicionamento
• Identidades, trolls e embaixadores
• Capital social / awareness
• Táticas de engajamento


Métricas e interpretações
• Principais indicadores quantitativos e qualitativos
• Comparação com a concorrência
• Seleção de métricas de acordo aos objetivos
• Produção e avaliação de relatórios


Desenvolvimento de Estratégia
• Diagnóstico
• Definição de objetivos
• Criação de equipe e infraestrutura
• Rotina de ativação


Relacionamento e Crise
• Monitoria e classificação semântica
• Como armar rotinas de interação: avaliando casos que precisam de resposta
• Desenvolvimento de políticas de diálogo, prazos e canais
• Gestão de crises e implicações legais


Conteúdo e ativação: o valor social das marcas
• Branded content
• Trends e viralização
• Facebook
• Twitter
• LinkedIn
• Pinterest
• YouTube
• Instagram
• WhatsApp
• Overview de ferramentas online de apoio

Investimento módulo 1:

Associado: R$1.200,00
Não-associado: R$1.800,00


Módulo 2: Presença e atuação digital – (8 horas)

16 de junho (sábado), das 9h às 18h
Instrutor: Stéfan Ligocki

Marketing de conteúdo e ferramentas de comunicação digital
• O novo ambiente digital, o excesso de informação e a escassez de atenção
• Como criar e usar conteúdos relevantes para atrair e envolver públicos
• Branded Content e inbound marketing
• SEO – Search Engine Optimization
• Sites corporativos
• Blogs
• Redes sociais
• SAC 2.0 • Newsletter
• Landing pages
• Aplicativos
• Vídeos, lives e webinários
• E-books e papers

Planejamento e gestão da presença digital
• Diagnóstico da presença digital
• Definição objetivos e metas
• Definição de públicos
• Anúncios em redes sociais como estratégia de construção de marca

Mensuração, monitoramento e análise da audiência
• Perfis da audiência e principais métricas de mensuração de resultados
• Gestão de relacionamento com os públicos
• Gestão de crises no ambiente digital

Investimento módulo 2:

Associado: R$950,00
Não-associado: R$1.425,00


Módulo 3: Tecnologia e cultura digital – (8 horas)

30 de junho (sábado), das 9h às 18h.
Instrutoras: Fernanda Leonardi e Margot Pavan

O novo ambiente legal da internet
• Marco civil da Internet
• Fundamentos éticos, sociais e legais da privacidade
• Coleta, uso e compartilhamento de dados de usuários


Noções Básicas de Tecnologia Digital para Comunicadores
• Infra-estrutura: Redes, servidores, banco de dados
• Protocolos
• Sistemas operacionais
• Plataformas
• Formatos de transmissão: streaming, broadcasting, podcasting
• Linguagens de programação
• HTML
• Big Data
• Business Intelligence
• Computação em nuvem
• Algoritmos
• APIs
• Publicadores - CMS (Content Management System)
• Design: UX e Responsive Design


A comunicação em novos ambientes tecnológicos
• Internet das coisas - IoT
• Automatização: o uso de robôs na comunicação
• Indexação dos conteúdos
• Realidade aumentada
• Plataformas móveis
• O cenário digital para as empresas


Investimento módulo 3:

Associado: R$950,00
Não-associado: R$1.425,00


Módulo 4: Curadoria Digital – (8 horas)

dia 4 de agosto (sábado), das 9h às 18h
Instrutora: Pollyana Ferrari

Curadoria Digital
• Planejamento e gestão da presença digital
• Economia da atenção
• Curadoria
• A lógica por trás das redes sociais
• Desenvolvimento de Estratégia
• Noções básicas de tecnologia digital para comunicadores
• A comunicação em novos ambientes tecnológicos
• Definição de públicos e profundidade do envolvimento

Investimento módulo 4:

Associado: R$950,00
Não-associado: R$1.425,00


Módulo 5: Novas narrativas em comunicação digital - 16 horas

21 (sexta-feira) e 22 (sábado) de setembro, das 9h às 18h
Instrutores: Caio Perez , Fernando Palacios, Cris Bartis e Maria Tereza

Newsgames
• O que são Newsgames
• Engajamento do público com uso de elementos e técnicas de jogos
• Quando usar jogos na estratégia de comunicação


Digital Storytelling
• Elementos da narrativa
• Múltiplos meios
• Processo da narrativa
• Gêneros da narrativa
• Como contar as histórias de uma organização
• Histórias interativas
• Histórias colaborativas


Podcast e conteúdos em áudio
• Equipamentos
• Técnicas de captação
• Técnicas de edição
• Canais de distribuição
• Formatos inovadores


Captação, edição e distribuição de vídeos
• Equipamentos
• Técnicas de captação
• Técnicas de edição
• Boas práticas
• Canais de distribuição
• Formatos inovadores


Investimento módulo 5:

Associado: R$1.200,00
Não-associado: R$1.800,00


Módulo 6: Como lidar com influenciadores

6 de outubro (sábado) das 9h às 18h
Instrutora: Julia Leão

A Economia da Influência no mercado contemporâneo
• Trajetória do "garoto propaganda"
• O rumo do mercado sustentado pela legitimidade do personagem porta-voz (a proximidade com a realidade do consumidor)
• As relações humanas nos anos 2000
• O garoto propaganda de hoje: o que é influenciador? E os influenciadores digitais e de contexto?
• Celebridade X influenciador digital e de contexto (limiar entre um e outro e quando ele muda de segmento)
• O briefing: onde tudo começa - contratar ou não um influenciador?
• Como escolher a plataforma para melhor comunicar seu produto? (Youtube, Vine, Facebook, iG + history, Twitter, Snap...)
• Como escolher o influenciador?
• Números (audiência) X engajamento X retorno financeiro X awareness
• Como estão ranqueados os influenciadores brasileiros dentro deste mercado
• A relação com influenciadores e agentes? Até onde vai a responsabilidade de um e de outro?
• Como fechar um orçamento de mídia com influenciadores: você sabe comprar um conteúdo de influenciador?
• Como lidar com este novo mercado?
• Como lidar com detratores
• KPIs, métricas e ROI
• Cases


Investimento módulo 6:

Associado: R$950,00
Não-associado: R$1.425,00


Módulo 7: Laboratório de inovação - 15 horas

23 (sexta-feira) e 24 (sábado) de novembro, das 9h às 18h
Instrutora: Adriana Garcia Martinez

O módulo final do curso será dedicado à aplicação de técnicas de Design Thinking para solucionar problemas reais das áreas de comunicação das empresas. Essa atividade pretende servir como uma aplicação prática dos conceitos e experiências adquiridos pelo grupo de alunos durante o programa. É aconselhável que os inscritos nesse último módulo tenham cursado ao menos três outros módulos do programa.

Num período total de 16 horas, os alunos, reunidos em grupos, participarão de atividades práticas que levem ao desenvolvimento de protótipos de soluções inovadoras que possam ser utilizados no ambiente real das corporações.

Investimento módulo 7:

Associado: R$1.200,00
Não-associado: R$1.800,00


Valores Associado Não-associado
Programa completo R$5.000,00 R$7.500,00
Módulo individual de 16h R$1.200,00 R$1.800,00
Módulo individual de 8h R$950,00 R$1.425,00


MÓDULOS INDIVIDUAIS

Caso tenha interesse em cursar algum módulo separadamente, clique abaixo.

PROFESSORES


Adriana Garcia Martinez Jornalista, passou por Exame, Folha de S.Paulo, VejaSP e Reuters, no Brasil e nos EUA. Mestre em Comunicação pela USP e John S. Knight Fellow em Stanford (2012-13). Atuou como facilitadora na d.school na mesma universidade. É diretora de Comunicação da Rio 2016.
Fernanda Stinchi Pascale Leonardi Advogada e sócia de Leonardi Advogados. Trabalhou por seis anos como coordenadora jurídica na Unilever e por dois anos como gerente jurídica na Rede Energia. Antes disso, trabalhou por cinco anos como advogada em Momsen, Leonardos & Cia. É mestre pela Faculdade de Direito da USP, com a dissertação “Tutela Civil da Voz”, e doutoranda pela mesma instituição, com tese sobre direitos autorais e novas tecnologias. É professora convidada da USP nos cursos de graduação e pós-graduação e do Centro de Estudos da Voz, da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP.
Margot Pavan Desenvolvimento de audiência e redes sociais no Valor Econômico. Foi co-fundadora do UOL e tem larga experiência em edição de conteúdo digital e criação de conteúdo, interfaces e produtos para diferentes plataformas nos principais veículos jornalísticos do país. Trabalhou também na Folha, no iG, na Editora Abril e no Estadão, cuidando da definição de estratégias para produtos e redes sociais. É Mestre em Artes pela ECA/USP, especializada em Arquivística pela USP, em Negociação pela FGV, tem MBA em Gestão de Negócios pelo INSPER, é graduada em Filosofia pela USP e em Artes Plásticas pela Belas Artes.
Pollyana Ferrari Jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e consultora web em arquitetura da informação e mídias sociais. Há 25 anos atua no mercado editorial de TI, tendo dedicado os últimos 16 anos à internet. É professora da PUC-SP, PUC-RS, Aberje e FAAP nos cursos de pós-graduação em Comunicação. Autora dos livros "Jornalismo Digital", "Hipertexto, Hipermídia", "A força da mídia social" e “No tempo das telas”, além de 11 participações em livros sobre Comunicação. A abrangência do seu estudo está presente em mais de 550 teses e artigos científicos, tornando-se bibliografia básica adotada nos cursos de Jornalismo e Publicidade no Brasil e em Portugal.
Fernando Palacios Pioneiro do Storytelling no Brasil e professor ESPM no Centro de Inovação e Criatividade, onde ministrou o primeiro curso universitário sobre Storytelling e Transmídia. Desde 2010 já treinou mais de mil alunos pela ESPM, inclusive em cursos in-company e em outros países como Londres, Holanda, Portugal e Perú. Paralelamente atuou na prática com dezenas de cases que se tornaram referências para o setor e passaram a ser estudados em diversas universidades. Desde 2007 é sócio-fundador da Storytellers, a primeira empresa especializada em contar as melhores histórias para outras empresas. Em 2013 foi premiado com o Widbook Top Authors.
Maria Tereza Gomes Jornalista e empreendedora, exerceu cargos de liderança no Grupo Abril, onde trabalhou por 18 anos: foi diretora de redação da revista VOCÊ S/A e do Guia EXAME-VOCÊ S/A – As Melhores Empresas para Você Trabalhar; e diretora de produção e programação do canal por assinatura IdealTV. É professora das disciplinas de carreiras, narrativas e gestão de mudanças em cursos de MBA. É sócia-diretora da Jabuticaba Conteúdo, produtora de conteúdo audiovisual de negócios. Em 2016, lançou o livro O Chamado – Você é o herói do próprio destino, resultado de uma longa pesquisa sobre a carreira de presidentes de empresa.
Stéfan Ligocki Jornalista pela PUC-RS, é pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV e especialista em Marketing Estratégico pela ESPM-Sul. Atuou como executivo e consultor de empresas desenvolvendo projetos de marketing e comunicação corporativa para marcas como Walmart, Vonpar, Hospital Moinhos de Vento, Grupo RBS, entre outras. Também foi repórter, editor e colunista dos jornais Zero Hora e Pioneiro, além de apresentador de rádio e TV. Atuou nos grupos de comunicação Abril, Record e Amanhã. Hoje lidera a KEEP CALM – Marketing Estratégico, empresa de consultoria, assessoria e capacitação em estratégia de marketing.
Caio Perez Formado em Publicidade e Propaganda pela PUCRS em 2009, foi vencedor de múltiplos concursos universitários de criação publicitária. Possui mais de 10 anos de carreira na área de criação publicitária. Já atuou em agências como Matriz, Centro e Global, sempre como Diretor de Arte, e atendeu diversas áreas do mercado, como moda, indústria, varejo e prestação de serviço. Atualmente faz parte da Happy House, na equipe de Planejamento.
Cris Bartis É co-criadora, produtora e host do Mamilos Podcast - Jornalismo de peito aberto. Criado em 2014 o podcast semanal debate os temas polêmicos que tomam conta das timelines brasileiras, mas com uma outra abordagem: informação com empatia e respeito, inteligência e bom humor com especialistas de visões opostas. O objetivo é levar informação de qualidade para que seus mais de 50 mil ouvinte a cada edição possam formar as próprias opiniões sobre o tema.
Rodrigo Padrón Franco Fundador e CEO da Brain A/G, Rodrigo Padrón foi Sócio-diretor da ConceptPR, diretor de Conteúdo e Mídias Digitais da In Press Porter Novelli; Diretor de Branded Content e Mídias Digitais da Agência Ideal; Diretor da Interativa/LVBA Comunicação; jornalista de Economia e Política no Grupo O Estado de S. Paulo. Liderou projetos de comunicação digital para empresas como Google, IBM, Nextel, LG, Avon e Grupo EBX. Jornalista pela Metodista; pós-graduado em Marketing e em Comunicação Empresarial pela mesma universidade; pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e em Redes Digitais e Sustentabilidade pela USP. Atuou como professor convidado na ECA-USP.
Julia Leão Head Inovação&Influencia na MktMix, onde lidera a área de planejamento, projetos especiais, branded content e influencers, que tem como clientes Tiffany, Arezzo, LYCRA®, Chilli Beans, entre outros. Foi responsável pelas estratégias de comunicação com influenciadores para a Rio2016, Editora Abril e Estadão. Jornalista formada na Universidade Europea de Madrid, com pós e master em Marketing e Negócios pela ESPM. Foi editora-chefe na New Content e colunista na IstoÉ Gente.




CONTATO

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato para mais informações.

Atendimento por telefone

Lidiane Minhoto
(11) 5627-9090 Ramal 840


Endereço

Amália de Noronha, 151
6º andar - São Paulo/SP