×

FleishmanHillard divulga resultados do Painel do Poder

O cenário político brasileiro é um exemplo de como a falta de informações precisas pode levar a inquietações, instabilidade e paralisia de decisões de investimento pelos agentes econômicos. As pesquisas estão entre os instrumentos mais efetivos para se coletar dados em um contexto de dúvidas e incertezas.

A pesquisa Painel do Poder, uma ferramenta desenvolvida pela FleishmanHillard – agência associada da Aberje – em parceria com o Congresso em Foco, foi concebida como um instrumento para lidar com o cenário de imprevisibilidade política brasileiro. Trata-se de um instrumento de apoio à decisão de organizações sobre temas em discussão na esfera federal capazes de impactar seu desempenho de forma direta ou indireta. Ele permite apreender, momentaneamente e em séries históricas, a temperatura no ambiente parlamentar em relação ao governo federal, à tramitação de propostas legislativas específicas e ao conjunto do cenário político brasileiro.

A pesquisa, que envolve a realização de quatro rodadas (ondas) anuais de sondagem com as lideranças parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, monitora de forma sistemática e com fundamentação científica a agenda do legislativo. O diferencial da pesquisa é a qualificação do público ouvido: as principais lideranças do Congresso Nacional, formais e informais, selecionadas pela equipe do Congresso em Foco a partir do conhecimento acumulado ao longo de anos de cobertura da atuação do Legislativo federal brasileiro.

O painel escuta a opinião dos quadros que orientam o voto de suas bancadas, definem as questões prioritárias na agenda, dialogam com o Executivo e são ouvidos na avaliação de propostas em tramitação. É capaz de extrair informações estratégicas sobre a temperatura das principais pautas de interesse público ou institucionais na Câmara e Senado e identificar riscos regulatórios.

Download do estudo: http://cdn.fleishmanhillard.com.br/wp-content/uploads/sites/3/2018/10/Painel-do-Poder_FH.pdf