Filme “Barba, Cabelo & Bigode” é exibido nas redes sociais do Museu do Futebol
Em meados dos anos 1960, num momento histórico de forte repressão política no Brasil, os jogadores Afonsinho, Paulo Cézar Caju e Nei Conceição iniciaram suas carreiras. A história desses craques do Botafogo de Futebol e Regatas retratada no filme Barba, Cabelo & Bigode, será exibida neste sábado (16/5) às 21h nas redes sociais do Museu do Futebol – associado da Aberje, como parte do programa Cinema na Rede.
O documentário de 120 minutos do diretor Lucio Branco narra a liberdade desse trio que enfrentou a imposição das cartilhas de comportamento nos clubes, a lei do passe, o regime de concentração, o controle sobre as condutas extracampo, entre outros temas da época.
A exibição também está inserida na campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que proporciona alternativas de lazer para a população durante o período de distanciamento social em vigor para o combate ao coronavírus.
O trailer do filme está disponível aqui https://vimeo.com/173816025.
A exibição será feita nas seguintes redes:
No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/
No Facebook: https://pt-br.facebook.com/museudofutebol/
Sobre o filme Barba, Cabelo & Bigode: Afonsinho, Paulo Cézar Caju e Nei Conceição iniciaram as suas carreiras num momento de forte repressão política no país. Originalmente companheiros de uma consagrada geração de craques do Botafogo, nunca abriram mão da liberdade. Sob o projeto desenhado pela ditadura civil-militar para o futebol, a rotina dos clubes passou a ser regida pelos mesmos códigos que já vinham condenando a sociedade civil ao arbítrio. Desde o período militar, os três praticam conscientemente a desobediência civil.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Page Spring Seminar explorou desafios da Comunicação em cenário globalizado e complexo
- A mudança em foco: transição de carreira da Comunicação para a Fotografia
- Reflexões sobre Comunicação Estratégica em palestra para a Polícia Militar do Estado de São Paulo
- Unimed Cerrado é nova associada da Aberje
- Museu da Língua Portuguesa é novo associado da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Milena Siqueira A hora e a vez da escuta ativaDeborah Rodrigues Como a IA tem impactado a comunicação corporativaHamilton dos Santos Reflexões sobre o Page Spring Seminar 2024: desafios e oportunidades de uma comunicação globalElizeo Karkoski Velhos problemas, novo olhar para soluçõesPatricia Santana de Oliveira Usando o futuro para compensar decisões do passado