×

FEBRABAN e Instituto Akatu lançam aplicativos Nossa Água e Nosso Transporte para iOS

A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN e o Instituto Akatu lançam hoje a versão para aparelhos smartphones IOS dos aplicativos Nossa Água e Nosso Transporte e o hotsite da iniciativa Nosso Consumo, que detalha os projetos dos apps, traz depoimentos de usuários, as novidades, disponibiliza os downloads das ferramentas e está disponível emhttp://nossoconsumo.meubolsoemdia.com.br.

O projeto tem o objetivo de conscientizar a população sobre como o desperdício, o consumo exagerado e a falta de controle impactam negativamente o indivíduo, seu bolso, a sociedade e o planeta.

“Todos nós temos responsabilidade sobre o meio ambiente e devemos contribuir para o uso eficiente dos recursos naturais e com o desenvolvimento sustentável do planeta. Nossos aplicativos têm o objetivo de auxiliar a população a fazer escolhas mais conscientes visando o equilíbrio ecológico e social. Também é importante destacar que o uso eficaz dos recursos naturais pode se refletir em uma economia financeira”, afirma Fábio Moraes, diretor de Educação Financeira da FEBRABAN.

Para Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, “disponibilizar os apps em uma nova plataforma e reuni-los em um único hotsite permite que as pessoas que usam iOS tenham acesso a essas ferramentas e que os temas sejam contextualizados como itens de uma cesta de consumo, podendo refletir sobre seus hábitos de consumo. Isso estimula a prática do consumo consciente e a busca de novas soluções mais sustentáveis para o dia a dia das pessoas”.

Os apps Nossa Água Nosso Transporte fazem parte do programa de educação financeira da FEBRABAN, por meio do portal Meu Bolso em Dia, que traz informações didáticas sobre finanças pessoais, além de conteúdo diversificado sobre o consumo consciente, elaborado em parceria com o Instituto Akatu. Os outros dois aplicativos lançados pela Federação, também em parceria com o Akatu, para smartphones na versão Android são: Nossa Energia e Nossa Alimentação. Esses dois apps em breve serão lançados em aparelhos na versão iOS.

O app Nossa Água foi idealizado para sensibilizar os indivíduos e seus familiares quanto aos impactos sociais e ambientais que um consumo desordenado pode causar. Além de dicas para a economia de água, o app oferece uma calculadora, que contabiliza em litros o consumo de água conforme o tempo de duração do banho. Ainda é possível comparar se houve economia ou desperdício de água em relação aos banhos anteriores e compartilhar o resultado nas redes sociais.

Outra utilidade do app está no Jogo “O Encanador”, em que o usuário deve emendar vazamentos nos canos até que todas as extremidades estejam ligadas para a água fluir livremente pela tubulação. Em cada fase do jogo, o participante recebe uma dica de economia e pode optar por ler mais sobre o assunto e fazer compartilhamentos nas redes sociais.

O aplicativo Nosso Transporte tem o objetivo de auxiliar a população a fazer escolhas mais conscientes na locomoção pela cidade. A ferramenta oferece dicas de transporte, economia, saúde e meio ambiente.  O app conta com a Calculadora Transporte Consciente, que compara gastos financeiros, emissão de carbono e calorias gastas pelo usuário, caso ele escolha percorrer um determinado percurso de carro, transporte público, de bicicleta ou a pé.

O aplicativo ainda conta com o Jogo “Catalisador”. Nele, o usuário precisa filtrar todas as fumaças lançadas na atmosfera. O objetivo do game é despertar a consciência do jogador sobre o quanto a atmosfera é poluída diariamente pelos veículos.

 

Sobre o Meu Bolso em Dia

Lançado em março de 2010, o portal Meu Bolso em Dia oferece informações didáticas sobre finanças pessoais para que brasileiros possam tomar decisões conscientes quando relacionadas ao uso do dinheiro, do crédito e de bens financiados. O portal já atingiu a marca dos 15 milhões de acessos e também disponibiliza outras ferramentas para facilitar a vida das pessoas, como o simulador dos sonhos, tabelas para controlar os gastos, enquetes e o JIMBO, um software gratuito que organiza as despesas pessoais e familiares. A versão mobile desta ferramenta também está disponível no portal.

 

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas.