×

Exposição destaca a trajetória de empreendedores pioneiros que mudaram a história do Brasil

Rede Aberje

Depois de receber quase 100 mil visitantes em Fortaleza, Manaus, Recife e Rio de Janeiro, a exposição Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil será apresentada em São Paulo até 1º de dezembro de 2019 no Centro Nacional de Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa, administrado pelo Sebrae SP e localizado no Palácio dos Campos Elíseos. Objetivo é divulgar o exemplo desses pioneiros para inspirar jovens estudantes de ensino médio e escolas técnicas, universitários de Administração, Economia, História, Arquitetura, Engenharia e outros cursos superiores, professores, pesquisadores e público em geral.

Dividida em cinco módulos, a exposição destaca o pioneirismo empresarial em vários momentos da história econômica, social e política do Brasil, desde 1822 até o momento atual nas diversas regiões do país:

● Brasil Monárquico: Os Prado, Bernardo Mascarenhas, Luiz de Queiroz, Barão de Mauá, Os Lundgrens.

● Primeira República: Francisco Matarazzo, Delmiro Gouveia, Luiz Tarquínio, Nami Jafet, Júlio Mesquita, Ramos de Azevedo, Guilherme Guinle, Atílio Fontana, Lafer-Klabin, Jorge Street.

● Era Vargas: Leon Feffer, José Ermírio de Moraes, Roberto Simonsen, Roberto Marinho.

● Brasil Contemporâneo: Edson Queiroz, Samuel Benchimol, Gerdau-Johannpeter, Valentim dos Santos Diniz, Augusto Trajano Antunes.

● Brasil na Era Digital: Quem são os pioneiros do futuro? Mulheres Pioneiras

Uma das atrações da Exposição Pioneiros & Empreendedores em São Paulo será a inclusão de oito Mulheres Pioneiras: Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, Eugênia Ana dos Santos (Mãe Aninha), Índia Vanuíre, Nise da Silveira, Irmã Dulce, Dorina de Gouvêa Nowill, Waldisa Russio Camargo Guarnieri e Veridiana Valéria da Silva Prado. A seleção de mulheres para a Exposição foi feita a partir de critérios distintos dos utilizados para os pioneiros homens. Mesmo assim, suas trajetórias têm pontos em comum com a narrativa da exposição. As mulheres destacadas, muito além de uma vida significativa, deixaram um legado que transcende suas existências. Suas trajetórias e iniciativas duradouras inspiram jovens para a construção do seu projeto de vida, e são exemplos para as gerações vindouras.

A exposição é coordenada pela Expomus, empresa com mais de três décadas de atuação e mais de cem projetos culturais realizados e associada da Aberje, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural – ProAC ICMS do Estado de São Paulo. Para saber mais sobre cada um dos pioneiros, acesse https://pioneiros.fea.usp.br/personagens/  Acesse também o site https://pioneiros.fea.usp.br

Ficha técnica da exposição Pioneiros & Empreendedores

Curadoria, Jacques Marcovitch

Projeto Museológico, Maria Cristina Oliveira Bruno

Implementação, Expomus – Exposições, Museus, Projetos Culturais

Coordenação Educativa, Marina de Toledo

Projeto Expográfico, Vista Urbana

Projeto Audiovisual, Estúdio Preto & Branco

Projeto Gráfico e Comunicação Visual, Partícula Planejamento Visual Gráfico