Programação

O trabalho de construção, manutenção e fortalecimento da imagem e reputação junto aos múltiplos stakeholders se tornou uma prática comum para os gestores de comunicação e relacionamento das corporações. O desafio cada vez mais presente nesta prática que cresce de forma significativa é realizar o trabalho no contexto global, em contato com diferentes culturas e valores, respeitando a identidade e a integridade da empresa e dos seus públicos.

Ao passo que as corporações se globalizam e ampliam seu interesse por investimento no Brasil, a urgência em estabelecer um canal aberto de relacionamento e diálogo entre os profissionais que atuam no Brasil e os seus pares globais se faz imprescindível.

Observando tal interesse das organizações, a Aberje e a Global Alliance for Public Relations and Communication Management se uniram para realizar o “Seminrio de Comunicao Internacional Aberje - Global Alliance”, que tem como principal objetivo trazer aos comunicadores brasileiros questões de interesse fundamentais em planejamentos e estratégias de comunicação das empresas brasileiras que atuam globalmente.

O evento contará com a participação de conceituados especialistas em Comunicação da Europa, América do Norte e África, com executivos de Comunicação Brasileiros e especialistas em cultura latino americana. Abrindo uma oportunidade única de contato, diálogo, reflexão, relacionamento e conexão entre os comunicadores de empresas líderes no Brasil com representantes das principais entidades e instituições de Comunicação Corporativa no âmbito global.

8h00 *tradução simultânea nas palestras internacionais

Credenciamento e recepção


8h30  

Abertura

Paulo Nassar
Diretor-geral da Aberje, Educador e Professor da Escola de Comunicações e Artes,
da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Daniel Tisch
Presidente e co-proprietário da Argyle Communication
Chair da Global Alliance, organização para Relações Públicas e Gerência de Comunicação

9h00    

Painel 1 Gerenciamento Global da Comunicao

Tem crescido continuamente a quantidade de empresas brasileiras que comeam a trabalhar ou ampliam a sua atuao globalmente. A comunicao desempenha papel fundamental na construo e consolidao da imagem e da reputao dessas empresas no novo contexto econmico mundial. Conhea o modo de atuao da rea de comunicao da Petrobras para respaldo consolidao de sua reputao nacional e internacional, via processos de engajamento de stakeholders, bem como as estratgias e aes para envolver pblicos globais.

 
 

Tema: Os Desafios de uma Corporação de Energia na Construção de
sua Reputação Global – o caso Petrobras

 Izeusse Braga
 Gerente de Comunicação Internacional da Petrobras


 

Tema: Fortalecendo a reputação através da performance sustentável – Desafios e estratégias do Itaú Unibanco

 Paulo Marinho
 Superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco


10h30  

Intervalo e social network


11h00    

Painel 2 - A sustentabilidade como valor corporativo

Nas atuais dinâmicas de negócios, a sustentabilidade aparece como desafio ao comando das organizações. Se bem gerida, representa um campo de oportunidades para as empresas. Neste Painel, será apresentada uma visão crítica sobre as ações de comunicação da sustentabilidade, a tendência do relatório integrado e as organizações irão apresentar suas práticas sustentáveis, mostrando como mudanças na estratégia e na cultura da organização podem desencadear valor corporativo.

 

Tema: O que faz da Natura a empresa lder e referncia em Comunicao e Sustentabilidade no Brasil e na Amrica Latina?

 Rodolfo Witzig Guttilla
 Diretor de Assuntos Corporativos e Relações Governamentais da Natura
e Presidente do Conselho Deliberativo da Aberje

 Leandro Machado
 Gerente de Assuntos Corporativos da Natura


 

Tema: Contra o greenwashing e pela credibilidade da comunicao empresarial: uma viso crtica a partir da Gr-Bretanha

 Anne Gregory
 Diretora do Centro de Estudos em Relações Públicas da Leeds
Metropolitan School - UK
Board Global Alliance


 

Tema: Relatório único: A nova convergncia dos relatrios sociais, ambientais e econmicos das empresas

 John L. Paluszek
 Consultor Senior na Ketchum NY
Board Global Alliance


12h30  

Almoço - não incluso


14h00    

Painel 3 - Elementos para uma comunicao empresarial intercultural eficaz

Saber transmitir adequadamente as mensagens e diretrizes da empresa é uma habilidade essencial a um bom líder, principalmente quando essas mensagens são direcionadas a culturas diferentes. Por esse motivo, empregar corretamente as ferramentas e ações de comunicação torna-se cada vez mais relevante neste momento em que as empresas estão em expansão e atuando em mercados cada vez mais complexos. Especialistas em África e América Latina apresentarão as características e particularidades de se comunicar nessas culturas e empresas que já trilharam esse caminho compartilharão suas experiências.

 

Tema: A viso intercultural a partir da frica do Sul

 Ronel Rensburg
 Professora da Universidade de Pretoria da África do Sul


  Tema: A viso intercultural existe uma Amrica Latina? As diferenas entre o Brasil e os pases Latino-Americanos.

 Ricardo Sennes
 Sócio diretor da Prospectiva Consultoria


15h30    

Painel 4 - Comunicao, a chave da Liderana eficaz

Lderes eficazes tm habilidade de despertar o melhor de seus liderados, influenciando-os a produzir resultados positivos e alinhados com os objetivos da empresa. Por sua vez, talentos capazes de pensar e se comprometer so cada vez mais necessrios s organizaes. Para que se consiga o melhor desempenho de lderes e colaboradores, a comunicao fundamental: mantm as pessoas conectadas e comprometidas, alinha expectativas e d direo aos processos, eliminando conflitos. Esse Painel vai apresentar maneiras efetivas de usar a comunicao em prol de uma liderana eficaz.

 

 Wilson Ferreira
 Presidente da CPFL Energia


16h30  

Intervalo e social network


17h00    

Painel 5 - Comunicao Digital

As transformações tecnológicas digitais têm transformado radicalmente as estratégias de comunicação corporativa, tornando-a muito mais conectada e social ao potencializar a disseminação de conteúdos. Essa inovação permite aos usuários consumir, criar e produzir conteúdos de uma maneira única com velocidade sem precedentes. Diante desse desafio, as empresas precisam estar preparadas para escutar os comentários, sugestões e reclamações de seus consumidores e clientes, e principalmente respondê-los de forma rápida, convicta e sincera. 

 

Tema: Mídias digitais na gestão da marca: ltimas tendncias

 Alessandro Barbosa
 CEO da E.LIFE


 

Tema : Avestruz ou Transparncia: Qual a postura uma empresa deve adotar quando confrontada por seus consumidores na rede digital?: cases e dicas para o comportamento online

 Maurício Vargas
 Presidente do Reclame Aqui


*Programação sujeita à alteração sem aviso prévio

Rodapé