×

Está no ar a ação YOUSE #ModoRua em apoio ao movimento Maio Amarelo

Rede Aberje

A Youse, plataforma de venda de seguros online da Caixa Seguradora – associada da Aberje, lança ação #ModoRua em apoio ao movimento Maio Amarelo, mês de prevenção a acidentes de trânsito. Com o principal objetivo  de incentivar a mudança de comportamento de pedestres, motoristas e usuários de diferentes modais, o movimento incentiva que ao sair de casa, as pessoas saiam do modo automático e deixem de realizar pequenas atitudes desatentas, que no dia-a-dia podem gerar desajustes à mobilidade urbana.

De acordo com levantamento feito pelo Infosiga (banco de dados do governo de São Paulo), 94% dos acidentes com veículos são causados por falhas humanas ao volante e 55% dos acidentes com  pedestres e usuários de novos modais são resultados da falta de atenção. “Em um cenário urbano no qual novos modais estão ganhando as ruas, a  atenção e colaboração de todos ganha papel fundamental para uma boa mobilidade urbana. A ação #ModoRua surge no mês de maio a fim de consolidar o nosso propósito no tema e levantar uma discussão ainda mais ampla sobre comportamento social”, diz Fernanda Kohlmann, especialista de branding da Youse.

 

 

O filme faz relação ao “Anúncio de Bordo” realizado pelas companhias aéreas com os procedimentos de segurança durante o vôo, que pede ao passageiro para ativar o modo avião de seus telefones e prestar atenção a outros orientações de segurança. A ideia é associar a imagem de uma comissária à voz da consciência, responsável em alertar o motorista, pedestre ou usuário de diferentes modais a ativar o #ModoRua ao sair de casa. “O conceito da campanha é um chamado para sair do automático na rua, deixando para trás a desatenção, como, por exemplo, atravessar a via sem olhar ou usar fones de ouvido enquanto pedala. Estas e outras pequenas atitudes nos colocam em situação de risco, aumentando a possibilidade de acidentes no trânsito. Tudo isso pode mudar com o #ModoRua ativado”, diz Ivon Neto, diretor de Arte Digital da Agência Ana.

Outro desdobramento do movimento será o site youse.com.br/modo-rua  que entra no ar em 8 de maio com conteúdos elaborados pelo time de ContentLab da Youse sobre o tema mobilidade urbana. O hotsite será um hub de conteúdo com vídeos e outras ações que serão implementadas ao longo do mês de maio. “Muito mais que oferecer o modal, o nosso propósito é empoderar as pessoas com informação capaz de educar, transformando os participantes em replicadores do movimento por uma cidade melhor e uma mobilidade mais consciente. O #ModoRua é uma evolução das iniciativas que Youse vem criando ao longo dos últimos dois anos”, diz Fernanda.

 

Histórico de ações:

2017– Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transportes (SPTrans), a Youse promoveu a campanha “Novos Tempos, Outros Meios” na Semana da Mobilidade. A ideia era convidar o cidadão a pensar  em sua cidade, no espaço urbano, nas distâncias entre os deslocamentos e os meios de melhorá-los.

2018 – A Youse criou #AHoraDaMobilidade, um movimento que teve como objetivo estimular as empresas a flexibilizar o horário de chegada e saída dos colaboradores, com o propósito de oferecer mais liberdade para que pudessem testar novos meios de transporte na cidade. A Youse já adota em sua estrutura, a flexibilidade de horário para que seus profissionais possam adequar a jornada de trabalho com liberdade e autonomia, além de disponibilizar bikes para os que preferem utilizar o modal como meio de transporte. Em apoio ao movimento liderado pela Youse, 30 outras empresas aderiram a ação durante todo o mês de setembro. E para finalizar o mês, a Youse promoveu uma live em parceria com Quentin Lamour, do Instituto da A Cidade Precisa de Você,  Leonardo Martins, da Cabify, e a Myriam Tschiptschin, do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações sobre mobilidade urbana.