×

Encontros Mega Brasil debaterá ‘Caminhos do Feminismo’ no dia 19

Rede Aberje

Um tema cada vez mais presente na sociedade e nas organizações, o Feminismo abre a série de Encontros Mega Brasil, no próximo dia 19 de setembro de 2019, no Rooftop da Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500, Pinheiros), no período das 10h às 16h15, com entrada gratuita. A Mega Brasil é associada da Aberje, que apoia a iniciativa.

Os Encontros Mega Brasil foram criados para promover uma reflexão aprofundada em torno de questões presentes em nosso cotidiano como feminismo, mobilidade, identidade de gênero, empreendedorismo responsável, saúde e qualidade de vida, carreira e mercado de trabalho, entre outros. A série está alinhada a um dos pilares de propósito que norteiam a Mega Brasil Comunicação: difundir informação e suscitar o debate em torno de temas que contribuam para o entendimento de nosso papel na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

A edição Caminhos do Feminismo está dividido em cinco tópicos: Feminismo e Governo, Feminismo e Engajamento, Feminismo no Cotidiano, Feminismo e Empreendedorismo, e Feminismo e Carreira.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, fará a abertura do encontro abordando o tema Os desafios do Estado na implementação de Políticas Públicas para Mulher. O esforço de engajamento das organização às causas do Feminismo será a tônica da sessão As ações corporativas que constroem um ambiente de trabalho e de negócios adequado à realidade feminina, que tem como convidadas Margareth Goldenberg, Gestora Executiva do Movimento Mulher 360; e Lia Castro, CEO do grupo M.Ã.E. Corporate. A jornalista e escritora Marli Gonçalves, é a convidada para falar do tema Quem se beneficia com o Feminismo. Ela acaba de lançar o seu livro “Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres e para homens também”. A obra defende que é preciso entender para conviver, ressalta quais avanços que faltam, as ações mais emergenciais, as movimentações e as observações de como se dá a jornada feminista. De acordo com a autora, “os mais jovens precisam conhecer a história e os caminhos difíceis percorridos até aqui em busca de igualdade, e saber que há pouco tempo, à mulher era fadado apenas um papel de submissão”.

O empreendedorismo também ganha. Na sessão Mulheres no comando das próprias carreiras, o evento traz a experiência vivida por Nany Martins, que de uma vida humilde na periferia de Diadema (SP), conformada e desmotivada, depois de impactada por um projeto da Fundação Volkswagen se tornou dona do seu próprio negócio – Charlotte Arte em Costura – além de Presidente da Central de Cooperativas de Empreendimentos Solidários, e Conselheira da Economia Solidária do município de Mauá. Para este mesmo momento também são convidadas Fernanda Macedo, Gestora do Grupo Bridge, Mestre em Psicologia, Pós-Graduada em Administração com especialização em Gestão de Pessoas, e que coordena as ações da cadeia de oficinas Bosch Service relacionadas ao público feminino; e Regina Acher, Cofundadora da Laboratória Brasil, uma instituição que prepara mulheres para atuarem no mercado de tecnologia, ainda muito masculino, e que tem entre seus parceiros globais Google, BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, Microsoft e Citi Foundation.

O evento termina com um foco em carreiras e Os caminhos e desafios para ocupar a alta gestão, traz o depoimento de Viviane Mansi, Diretora Regional de Relações Públicas, Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina; Cristiana Xavier de Brito, Diretora de Sustentabilidade, Relações Corporativas e Membro do Comitê Executivo da BASF, e Claudia Leite, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Nespresso Brasil.

As inscrições gratuitas (limitadas à capacidade do espaço) podem ser feitas no Symplia, pelo link https://www.sympla.com.br/encontros-mega-brasil-caminhos-do-feminismo__623487