12 de abril de 2016

Empresas do interior paulista adotam modelo “in house” de comunicação

Pesquisa na região de São José do Rio Preto (SP) mostra que agências são contratadas em apenas 26,5% dos casos

 

Quem cuida da comunicação em empresas de São José do Rio Preto (SP) e região é, em sua maioria, o próprio empresário, um departamento de marketing interno ou, ainda, um funcionário sem qualificação específica na área, segundo pesquisa realizada pelo Comuninter (Centro de Comunicação no Interior). A comunicação fica a cargo de profissionais externos, como agências de comunicação, em apenas 26,5% dos casos.

O estudo ouviu 195 pessoas no final de 2015 durante a realização do II Fórum de Comunicação no Interior, que ocorreu em São José do Rio Preto, cidade a 450 km da capital paulista e centro de uma região de cerca de cem municípios e 1,5 milhões de habitantes. Os respondentes foram divididos entre empresários, profissionais liberais, jornalistas, estudantes de comunicação e profissionais de marketing e comunicação. “Nosso intuito foi identificar como é feita e vista a comunicação corporativa em nossa região, revelando os desafios e as oportunidades para quem atua na área ou contrata serviços do setor”, diz Ligya Aliberti, gestora do Comuninter.

Uma das oportunidades observadas é a de aumento de investimentos, por parte das empresas, em serviços desse tipo, uma vez que 93,3% dos empresários entrevistados consideraram a comunicação como um item muito importante para o desenvolvimento do seu negócio. “Esse dado mostra que a comunicação corporativa deixou de ser vista como algo acessório, principalmente em razão do aumento da competitividade e da exigência, por parte do consumidor, de transparência e clareza de propósito das marcas”, avalia Ligya. Observa-se também uma tendência de esses investimentos terem como alvo prestadores de serviço da região, já que que 90% dos empresários entrevistados classificam o setor com notas entre 8 e 9.

Outro dado da pesquisa que reforça a visão da comunicação como algo estratégico para os negócios é a quantidade de empresários e de profissionais da área que se disseram interessados em aprender mais sobre gestão da comunicação – 35,5% dos empresários e 76,4% dos profissionais. De acordo com Ligya, a multiplicidade de ferramentas, como marketing digital, publicidade e assessoria de imprensa, obriga o gestor a ter uma visão sistêmica, entendendo um pouco de cada área e criando estratégias para que os processos fluam de maneira colaborativa.

O segmento que, hoje, mais recebe investimentos por parte dos entrevistados é o de marketing digital (40%), seguido do setor de publicidade e propaganda e de relações públicas, com 20% cada um. A área de comunicação interna ainda é pouco valorizada nas empresas, segundo a pesquisa, sendo foco de investimentos de apenas 5% dos entrevistados.

Quanto ao mercado de trabalho no segmento, observa-se uma tendência de aumento de profissionais de comunicação corporativa em Rio Preto e região, já que 71,6% dos jornalistas entrevistados planejam migrar para o setor. Além disso, 47% dos estudantes de comunicação respondentes afirmaram que querem permanecer no interior depois de formados. Planejam ir para o exterior 34% dos entrevistados e apenas 19% querem ir para a capital.

 

Mais dados da pesquisa

Acesse http://migre.me/tqD1C

 

Sobre o Comuninter

Criado há um ano, o Comuninter é um projeto desenvolvido pela Multivias Comunicação, agência de comunicação corporativa sediada em São José do Rio Preto (SP), com o objetivo de disseminar boas práticas de comunicação no interior paulista. Entre suas ações, estão a realização do Fórum de Comunicação no Interior, o portal de conteúdo comuninter.com.br e o desenvolvimento de pesquisas sobre o setor local. O projeto recebe o apoio de entidades como Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), Abradi (Associação Brasileira dos Agentes Digitais) e Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade).

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