14 de junho de 2018

Embraco promove semana da qualidade

A Embraco, uma das maiores fabricantes de soluções de refrigeração do mundo e associada da Aberje, realizou sua 1ª Semana da Qualidade de 2018 em maio. O evento envolveu os quase quatro mil colaboradores da unidade de Joinville, em Santa Catarina, onde se concentra a produção de compressores, novos negócios e áreas corporativas da Companhia. O objetivo era ampliar o sentimento de responsabilidade de cada colaborador em relação à qualidade, reforçar que é preciso fazer certo dentro dos procedimentos padrões e estimular e reconhecer boas práticas.

Nesta primeira edição, os colaboradores foram convidados a visitar o Espaço do Saber, onde havia uma feira com diversos estandes, com peças e produtos de seis áreas da produção de compressores: Estatores, CTR, Componentes, Clientes, Usinagem e Montagem. Neles, os visitantes puderam conhecer a fundo os processos de cada área, quais os possíveis problemas de qualidade e como evitá-los ou resolvê-los.

 

embraco-qualidade

 

Os resultados positivos desse primeiro evento tangibilizaram alguns dos valores da companhia, como espírito de vitória e trabalho em equipe. “A Semana foi muito importante porque é necessário que todos os colaboradores conheçam os componentes de um compressor e para que não passe nenhuma falha nos processos”, disse Glaicon Roberto Roos, preparador de máquina.

Replicada nas demais unidades da empresa de Santa Catarina durante os meses de junho e julho, estão previstas ainda mais duas Semanas até o fim do ano, com dinâmicas e abordagens diferentes para o tema.

 

Juntos pela Qualidade – O conceito da iniciativa, cujo mote foi “Vamos fazer da qualidade um hábito?”, foi desenvolvido pela área de Comunicação da Embraco em parceria com a área de Qualidade da Companhia e a consultoria Ação Integrada. “Neste momento, quisemos investir em conteúdo interessante para as pessoas, coisas que elas realmente quisessem entender e aprender. Tivemos lotação em diversos momentos e muitas perguntas”, comenta Ricardo Castellani, gerente de Comunicação, Cultura e Engajamento para as Américas da Embraco. “O orgulho, interesse e dedicação dos técnicos de qualidade que explicavam cada parte do processo estimulavam ainda mais a participação”, reforça a analista de Comunicação Cristiane Hardt.

Como apoio em comunicação, em parceria com a consultoria Ação Integrada foram desenvolvidas peças para estimular a participação e apresentar os assuntos aos colaboradores. Entre elas, estavam placas de ambientação para a unidade, um folder explicativo e um flyer com seis espaços em branco. A cada estande visitado, o participante recebia um carimbo na cartela e, ao final do evento, ganhava um brinde. Além disso, para fortalecer o engajamento, o grupo de teatro voluntário da Embraco também teve uma participação especial: vestidos como a “Patrulha da Qualidade”, os atores recepcionaram os colaboradores na entrada do espaço do evento. “O desafio de falar sobre qualidade vai muito além de trazer grandes premissas ou comportamentos esperados. É preciso tratar sobre os detalhes do dia a dia, mostrar causas e consequências nas diversas operações e funções. E foi isso que a semana buscou traduzir aos colaboradores”, comenta Thierry Pignataro, diretor de Negócios da Ação Integrada.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *