×

EDP nas Escolas vai beneficiar 1.900 alunos em São Paulo

O programa EDP nas Escolas iniciou em 19 de março de 2019 suas atividades em São Paulo com a entrega de kits escolares em 4 escolas da rede pública de ensino. Ao todo 1.900 alunos do 1º ao 5º ano serão beneficiados pelo projeto em Guarulhos, Salesópolis Itaquaquecetuba e Santa Branca.

O programa é realizado pela EDP, associada da Aberje, e coordenado pelo Instituto EDP, que em conjunto com as secretarias municipais de educação, promove ações de cidadania e de melhoria do ambiente escolar durante o período letivo, visando a qualidade de vida estudantil, além de fornecer ferramentas para o aprendizado dos alunos, promover a integração de arte e energia, capacitar professores e incentivar a participação da comunidade escolar. Neste ano mais de 9.500 alunos de 47 escolas serão beneficiados com o programa em 9 estados do Brasil.

 

 

O projeto realiza diferentes ações durante o ano. A primeira delas é a entrega de kits escolares com itens essenciais da rotina estudantil. Outra atividade é o Concurso Arte com Energia, que neste ano tem como tema Nossa Energia para construir um futuro melhor e incentiva os alunos a refletirem sobre os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os estudantes se reunirão em grupos e cada turma terá que desenvolver uma intervenção comunitária e usar a fotografia como expressão artística para registrar a ação. No final do ano será publicado um livro com os registros dos alunos.

Ademais, também está presente na iniciativa o Teatro nas Escolas, que percorrerá as escolas participantes do Programa no segundo semestre. O EDP nas Escolas também instrui todos os educadores que ministram aulas nas escolas beneficiadas, fortalecendo suas competências socioemocionais. “O EDP nas Escolas é um dos projetos mais antigos do Instituto EDP, ao mesmo tempo em que educa, contribui para a melhoria dos indicadores da educação e traz atividades e eventos lúdicos, que atraem a participação dos estudantes e da comunidade do entorno onde é realizado” diz Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.

O EDP nas Escolas está alinhado à BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Em 2018, segundo avaliação dos diretores escolares, o Programa contribuiu fortemente com o Desempenho Educacional, incentivou a leitura e a escrita e conscientizou a comunidade escolar para o respeito aos valores humanos.

A distribuição de kits escolares aos alunos começou em 19 de março. O projeto entregará itens como mochila, cadernos, lápis, apontador, canetas, cola, entre outros.  Desde 2002, por meio do EDP nas Escolas, e em parceria com as secretarias municipais de ensino, a EDP contribui para o desenvolvimento educacional nas áreas onde atua, com iniciativas que visam o aumento da qualidade de vida estudantil de alunos de escolas públicas, utilizando ações de cidadania e de melhoria do ambiente escolar.

O projeto já beneficiou mais de 200 mil estudantes dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará e Bahia com investimentos em torno de R$ 5 milhões.

O EDP nas Escolas também capacita professores das escolas participantes com conteúdo sobre valores e cidadania; energia e consumo; e gestão de resíduos sólidos, para que os alunos se tornem agentes multiplicadores do que é aprendido em sala de aula.