×

Edenred Brasil faz da gestão da saúde uma aliada na produtividade de seus colaboradores

A Edenred Brasil, associada da Aberje, tem na gestão da saúde uma grande aliada na melhoria da qualidade de vida e na produtividade de seus colaboradores. Entre outubro e novembro, o grupo realiza mais uma edição do Circuito Saúde, programa que contribui para o mapeamento dos principais fatores de risco para que, assim, possa diagnosticar e intervir precocemente em possíveis doenças, como colesterol elevado, hipertensão e risco de diabetes.

Durante o Circuito Saúde, os colaboradores passam por consultas com nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiro e preparador físico, nas quais, além da análise clínica, são feitas aferição de pressão arterial, glicemia, colesterol total, índice de massa corporal, circunferência abdominal, percentual de gordura e de massa magra, teste de flexibilidade e avaliação da escala de dor.

Na edição de 2017, o mapeamento mostrou que 53% dos participantes estavam com a circunferência abdominal alterada; 48% eram sedentários; 17% estavam com o colesterol alto; e 5% com risco de diabetes e quadro de hipertensão. Todos os resultados foram enviados para os colaboradores que participaram da ação anterior com um comparativo das aferições, seguidos de um convite para avaliação médica na própria empresa, sobre os principais fatores de risco apontados. “Em 2017, mobilizamos mais de 800 colaboradores no Circuito Saúde, iniciativa que realizamos para entender as reais necessidades internas e, assim, ajustar nossas ações e estratégias de recursos humanos para proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar.”, destaca José Ricardo Amaro, diretor de Recursos Humanos da Edenred Brasil.

Um levantamento da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) sobre a gestão da saúde corporativa revelou que 42% das empresas participantes tratam a questão como um investimento que gera retorno no engajamento e na produtividade de seus empregados. “O cuidado da Edenred Brasil com o bem-estar de seu público interno é percebido como um diferencial no mercado. Uma iniciativa que proporciona vantagens de ambos os lados, pois percebemos, na prática, que o ganho em qualidade de vida e uma pessoa saudável fica mais motivada e tende a produzir mais”, completa Amaro.

Desde a implementação do Circuito Saúde, em 2014, a empresa tem percebido um maior engajamento na adoção de práticas saudáveis em todo o grupo. O programa faz parte da plataforma Viva Melhor, que conta com uma série de ações ligadas à promoção da saúde, como o acesso a uma equipe multidisciplinar composta por médico do trabalho da família, nutricionista, fisioterapeuta, educadora física e enfermeiro durante o ano inteiro. São realizadas ainda ações e campanhas de saúde, como os programas de vacinação, e o Futura Mamãe, que acompanha as colaboradoras e seus cônjuges desde o momento da descoberta da gravidez até o bebê completar um ano.

A gestão de internação, incluindo o coaching pós-internação e acompanhamento daqueles que precisam recorrer ao plano de saúde, assim como a gestão de doenças crônicas, também fazem parte do escopo da plataforma Viva Melhor, que ainda conta com o Edenred na Medida, programa de cinco meses de duração, que acompanha os colaboradores com fatores de risco para que adotem novos hábitos alimentares e de práticas esportivas para a melhoria em sua condição de saúde e qualidade de vida.

Outra iniciativa do grupo é o Conte Comigo, que oferece apoio psicológico, social, jurídico e financeiro, no qual os colaboradores têm o suporte de profissionais qualificados para resolver problemas do dia a dia e expor seus problemas pessoais de forma sigilosa.