fbpx
×

Ecofuturo presenteia com leitura visitantes do Parque das Neblinas

Rede Aberje

Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano, empresa associada da Aberje, promoveu ações de incentivo à leitura no Parque das Neblinas – reserva ambiental da empresa gerida pelo Instituto –, durante o mês outubro, em comemoração ao Dia Nacional da Leitura no dia 12 e ao aniversário do Parque, que completou 15 anos. O objetivo foi estimular o hábito de ler e sensibilizar as pessoas sobre a conexão entre educação e conservação ambiental, os dois eixos de atuação da organização.

Em três fins de semana do mês, entre uma trilha em meio à Mata Atlântica e um mergulho no cristalino rio Itatinga, os visitantes eram surpreendidos pelo escritor e mediador de leitura, Reni Adriano, sempre com um livro aberto e uma boa estória. “Nós entendemos a leitura como uma suspensão do cotidiano. A literatura no Parque vem para intensificar e qualificar esses encontros, além de conectar as pessoas pela beleza do texto literário”, ressalta Reni.

A ação também contemplou a leitura para crianças, durante uma das vivências no Parque do Meu Ambiente, programa de Educação Ambiental realizado pelo Ecofuturo com escolas públicas de Mogi das Cruzes, Suzano e Bertioga. Encerrando o mês especial, na última sexta-feira, 25, a equipe do Instituto, colaboradores e convidados participaram de uma palestra sobre educação ao ar livre com Jon Cree, diretor da Forest School Association, no Reino Unido, promovida em parceria com o programa Ser Criança é Natural, do Instituto Romã. “Assim como a natureza, a leitura nos inspira, estimula a imaginação e a criatividade, além de abrir portas para o conhecimento, seja sobre o mundo ou sobre nós mesmos. Acreditamos que uma educação com livros e em contato com a natureza são alicerces fundamentais para formação de cidadãos críticos que poderão contribuir, de forma efetiva, com a conservação ambiental, promovendo uma transformação positiva da sociedade e de seu território”, explica Michele Martins, Analista de Sustentabilidade no Instituto Ecofuturo.