Finalistas do 9º PUA

Finalistas do 9º PUA

Os estudantes do terceiro ano da Universidade Anhembi Morumbi Gustavo Costa e Rafaela Hilário foram os grandes vencedores da 9ª edição do PUA – Prêmio Universitário Aberje, que contou com o patrocínio da Sabesp e desta vez teve como desafio criar uma campanha de comunicação mostrando toda a inovação envolvida no processo de tratamento e distribuição de água pela companhia. O trabalho apresentado pela dupla de São Paulo superou outros cinco concorrentes na grande final realizada nesta sexta-feira (29/6) e levou para casa um prêmio de R$ 10 mil.

Em segundo lugar, ficou o grupo de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Guilherme Rolin, Bruno Petinelli, Renata Rodeghiero, Thiago Simões e Marco Antônio Gonçalves, que faturaram R$ 5 mil. Já os alunos da Faculdade Cásper Libero, Allan Baptista, Bárbara Gaspar e Gabriel Calvino, ficaram em terceiro lugar, com R$ 3 mil.

“Nosso projeto tinha como objetivo fortalecer a percepção de inovação da Sabesp, especialmente em relação à tecnologia e aos processos invisíveis junto ao grande público”, afirma Rafaela. “A campanha visa mostrar aos consumidores que existe muito investimento e muita gente trabalhando para que a população tenha uma água de qualidade. Nossa proposta é fazer uma comunicação inovadora, que traga uma cara nova à Sabesp”, continua Rafaela.

Organizado pela Aberje em parceria com a Agência de Comunicações ECA Jr, o PUA tem o intuito de incentivar universitários de todo o Brasil a aplicarem seus conhecimentos acadêmicos na resolução de um problema real do mercado. Nesta edição, a competição foi realizada no modelo hackaton — uma maratona colaborativa que exige muito foco e organização por parte dos participantes. No total, foram 30 grupos de estudantes, de 20 universidades de todo o país, inscritos. O corpo de jurados que avaliou os finalistas contou com profissionais experientes do mercado: Bianca de Castro, gerente de Comunicação Corporativa na Herbalife Nutrition; Claudia Dias, gerente de Comunicação e Relações Públicas da Divisão Farma do Grupo Novartis no Brasil; Daniel César de Sena, gerente de Marketing Integrado da Metlife; Isabela Botaro, gerente de Comunicação e Assuntos Corporativos da JDE Coffee; Luciane Reis, Brazil Communication Leader da Cargill; e Vinicius Gonçalves, gerente de Comunicação da Samsung América Latina.

“A Sabesp está em busca de um novo posicionamento, de novas tecnologias e inovação. Desta forma, não podemos ficar longe dos universitários”, diz Kelly Marques, gerente de comunicação interna e mídias sociais da Sabesp. “Os estudantes tiveram apenas um dia de trabalho. Eles foram muito objetivos, inovadores e, principalmente, muito efetivos. A gente volta com muita coisa na bagagem para estudar, para compartilhar, insights novos, ideias para redirecionar o que a gente já vinha fazendo e melhorar coisas que precisam ser melhoradas”, afirma a executiva.

Para a Aberje, o resultado não poderia ter sido mais positivo. “Os estudantes estão de parabéns. Tivemos a oportunidade de ver hoje vários projetos inovadores e ideias muito interessantes. Com certeza, o objetivo de estimular o desenvolvimento de novos comunicadores foi cumprido”, conclui Hamilton dos Santos, diretor geral da Aberje.

Os outros três grupos que participaram da final foram: da Universidade Metodista, Victor Bento, Kelvin Coelho e Íris de Freitas; também da Universidade Anhembi Morumbi, Ana Carolina dos Santos, Fernanda Assato, Mateus Rodrigues, Fernando Vizentim e Maria Luiza Henrique; e da FECAP, Vitória Leão e Juliana Aslan.

Correção (atualizado em 03/07/18 às 10h37): Na primeira versão do texto, erramos o nome da jurada Isabela Botaro, gerente de Comunicação e Assuntos Corporativos da JDE Coffee.