×

Dow participa de plataforma de educação em parceria com o Comitê Rio 2016

A Companhia Química Oficial dos Jogos Olímpicos trouxe a educação científica para o Transforma e levou o projeto para mais sete municípios e 180 novas escolas

A Dow, Companhia Química Oficial dos Jogos Olímpicos e Parceira Oficial de Carbono do Rio 2016, tornou-se apoiadora oficial do Transforma, programa de Educação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Com a parceria, a Dow contribui para o legado social dos Jogos, passando a oferecer os conteúdos de ciências e educação ambiental para o programa. A iniciativa ainda permitiu um maior alcance do Transforma para sete municípios em que a Dow está presente: Guarujá, Jacareí, Pindamonhangaba, Franco da Rocha, Jundiaí (no estado de São Paulo), Salvador e Candeias (na Bahia), capacitando educadores em mais de 180 novas escolas. “O apoio da Dow nos dá condições de levar o maior evento do mundo para um número ainda maior de escolas, ampliando o legado dos Jogos Rio 2016”, afirma Vanderson Berbat, gerente de educação do Comitê Rio 2016.

Com o apoio da Companhia Química mais disciplinas serão contempladas pelo programa, com foco nos conteúdos de física, química, biologia e meio ambiente aplicados ao contexto dos Jogos Olímpicos. O objetivo é estimular a futura geração brasileira de cientistas, engenheiros e matemáticos.

“Por meio do Transforma, temos uma oportunidade única de contribuir diretamente para a melhoria da educação científica em todo o país”, diz Flávia Venturoli, diretora de comunicação e relações governamentais da Dow na América Latina.

Na expansão do Transforma, Dow e Rio 2016 capacitaram presencialmente coordenadores pedagógicos, professores de educação física e tutores dos agentes jovens, com o apoio de Prefeituras e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e do Esporte das sete cidades onde a Dow está presente.

Transforma

O Transforma é o programa de Educação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e já está presente em 9.146 mil escolas com, aproximadamente, cinco milhões de alunos impactados. Sendo a educação uma premissa dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, dentro dessa tradição, o lançamento do Programa de Educação é um compromisso de toda cidade-sede para garantir o legado social do evento.

Dessa forma, o Transforma, que iniciou suas atividades em 2013, tem como objetivo ampliar o cardápio esportivo das escolas públicas e privadas e promover atividades que estimulam valores Olímpicos e Paralímpicos. O programa oferece de forma gratuita, materiais didáticos, cursos de formação, capacitações esportivas, desafios escolares, sugestões de experimentação esportiva e conteúdo para aulas e atividades.

O programa atua presencialmente nos seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e Distrito Federal. Com apoio da Dow, a Bahia também foi contemplada pelo programa de forma presencial. Através da plataforma de ensino a distância, o programa impacta todos os estados brasileiros e mais dois distritos de Portugal. No município do Rio de Janeiro, o programa integra o sistema de políticas públicas da cidade.