Ana Paula Dondon

Luciana Coen, diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social da SAP no Brasil é uma das duas únicas brasileiras selecionadas para participar do Programa Sabático Social da multinacional alemã, que acontece em fevereiro na cidade de Ahmedabad, na Índia. Desde a sua criação, em 2012, o programa oferece consultoria e mentoria para organizações não governamentais (ONGs) ao redor do mundo.

Durante quatro semanas, 120 colaboradores da SAP de várias partes do mundo ficarão imersos nas ONGs e contribuirão com seu tempo e talento a fim de auxiliá-los, por meio de planos estratégicos, a resolver desafios de negócios enfrentados pelo setor de educação e empreendedorismo social.

“Cada vez mais o terceiro setor está se profissionalizando, e para que as organizações possam garantir um crescimento sustentável é fundamental, além de missão e valores bem definidos, estabelecer um plano de negócios adequado”, salienta Luciana Coen. “Os voluntários do Programa Sabático Social procuram auxiliar na formação de uma visão sólida de negócios, permitindo que essas instituições se mantenham e cresçam para ajudar mais pessoas”, explica.

O Sabático Social também tem por objetivo aprimorar as habilidades de liderança, expertise e sensibilidade cultural de seus funcionários por meio de uma convivência e integração multicultural. Para participar do Programa, colaboradores da SAP passam por diversas fases de um processo seletivo. Luciana Coen é a única profissional da área de comunicação da empresa globalmente a ser escolhida para realizar consultoria de marketing, comunicação e liderança.

Após o término do Sabático Social da SAP, os participantes repassarão a experiência para os demais colaboradores da empresa, e continuarão prestando consultoria de forma remota para  outros projetos do próprio programa. “A fusão de culturas e a somatória de experiências dos participantes, compartilhada com todos os colaboradores, contribui também para estimular a diversidade dentro do ambiente corporativo”, destaca Luciana Coen.

Luciana Coen_low

Luciana Coen, Director of Communication and Social Responsibility at SAP Brazil (Credits: Evandro Moraes)