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Deloitte patrocina projetos para geração de impacto positivo na sociedade

Rede Aberje

Com sua política de patrocínios, a Deloitte – consultoria associada da Aberje – busca gerar impactos positivos para uma sociedade alinhada às transformações do mundo contemporâneo, mais sustentável e inclusivo.

Em Cultura e Conhecimento Compartilhado, a empresa tem tradição em apoiar instituições e projetos ligados à música, bem como entidades que promovem a difusão de atividades artísticas e culturais na sociedade. É o caso da Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), inaugurada em meados de 2006 e que visa reter e desenvolver jovens talentos músicos no Brasil. O objetivo do projeto é encontrar e transformar músicos altamente qualificados academicamente em artistas capacitados a atuar profissionalmente nos quadros da OSESP ou de outras orquestras de nível artístico elevado. Outra ação é a Casa do Saber Rio, centro de debates e disseminação do conhecimento que permite o acesso à cultura de forma clara e envolvente. Em um ambiente extra-acadêmico, a instituição oferece cursos livres, palestras e oficinas de estudo em diversas áreas.

Em Inovação #ImpactingTheFuture, apoia projetos que demostram preocupação com a sustentabilidade de nosso planeta e a inovação – a grande aliada para enfrentarmos juntos os desafios contemporâneos. Um exemplo é o Documentário “Indústria 4.0”, previsto para ser lançado no final de 2019, em plataformas digitais. Trará um panorama da história da industrialização, o conceito de Indústria 4.0, além de propor reflexões sobre os impactos gerados nas áreas social, futuro do trabalho e economia. Já o documentário “Megatendências” , coprodução da UNESCO, faz uma reflexão sobre a vida nas grandes cidades e como a tecnologia pode nos ajudar com soluções inovadoras para enfrentar os principais desafios dos próximos anos. Mudanças climáticas e demográficas, globalização e urbanização são alguns dos temas abordados no projeto, que analisa de forma sistêmica como estamos nos preparando para o futuro.

Na parte de Esporte, a Deloitte demonstrou, ao longo dos últimos anos, um esforço consistente em apoiar atletas e instituições esportivas que promovem impactos positivos à sociedade. O patrocínio da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) é um deles. Um esporte de forte crescimento no Brasil e que está se transformando em uma referência de gestão profissionalizada, o rugby tem sido nos últimos anos. Além do patrocínio atual à confederação, a Deloitte também prestou consultoria estratégica à instituição entre os anos de 2011 e 2013. Outro foco está no Rio Open, parte de um seleto grupo de 13 torneios de tênis denominados ATP 500 (Association of Tennis Professionals), sendo um dos 22 torneios mais importantes do calendário da associação. É o maior evento esportivo anual da cidade, e um dos únicos torneios ATP 500 de saibro no mundo, junto com Barcelona e Hamburgo e conta com grandes nomes do circuito mundial de tênis.

Em Responsabilidade Social e Corporativa, a empresa visa gerar impactos positivos nas comunidades em que atua, apoiando o seu desenvolvimento sustentável, o protagonismo juvenil, a inclusão e capacitação para o primeiro emprego. O livro “Do Jeito Delas” é um dos patrocinados e reúne histórias de empreendedorismo protagonizadas por mulheres. Foram 24 países, nos 5 continentes, 99.534 mil quilômetros percorridos e mais de 300 entrevistas, que mostram que as mulheres ainda enfrentam muitos obstáculos para empreender, não importando a sua origem ou o ambiente no qual está inserida. Já o livro “Amazônia”, por meio de fotos e textos, retrata a beleza incomparável da flora e fauna amazônica, que lhe conferem o título de floresta tropical com a maior biodiversidade no planeta. O livro também tem apoio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e Global Compact. O patrocínio ao Banco de Alimentos (Projeto Nutrindo o Amanhã) contribui para planejar, implantar e monitorar ações de intervenção em educação, saúde e nutrição, contribuindo para saúde de crianças e adolescentes acolhidos nas instituições atendidas pelo projeto, o mesmo valendo para o Banco de Alimentos (Projeto Oficina do Sabor) de Porto Alegre, que oferece oficinas com o objetivo de integrar as áreas de gastronomia e nutrição, visando promover a educação alimentar de crianças e adolescentes atendidos nas instituições beneficiadas pelo projeto.

Ainda no campo da RSE, a Fundação Observatório do Livro e da Leitura é patrocinada para fortalecer a ideia de propiciar mais bem-estar físico e emocional à população idosa, por meio de ações que ofereçam, ao mesmo tempo, oportunidades de convivência social; entretenimento cultural; preservação e resgate da memória; acesso às novas tecnologias; empoderamento, autonomia e desenvolvimento pessoal. O Instituto da Oportunidade Social já tem o objetivo de preparar adolescentes de baixa renda, provenientes da rede pública de ensino, para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, por meio do protagonismo juvenil e da capacitação profissional em administração, tecnologia, além do reforço escolar.