Uma pesquisa anual realizada pelo Comuninter (Centro de Comunicação no Interior) revela que a gestão da comunicação é uma área de interesse crescente entre profissionais do setor, empresários e gestores, principais públicos ouvidos pelo estudo. Mais de 55% dos respondentes indicaram esse tema como aquele sobre o qual gostariam de aprender mais em 2017, contra 35% que assinalaram esse item na pesquisa do ano anterior. O estudo ouviu 180 pessoas durante o Fórum do Comuninter 2016, realizado em São José do Rio Preto (SP).

Para a coordenadora geral do Comuninter, Ligya Aliberti, esse dado revela que a comunicação corporativa tem deixado de ser vista como “perfumaria” pelas empresas: “Com a quantidade de ferramentas e vias de comunicação existentes hoje em dia, está clara a importância de se ter uma visão sistêmica do negócio e de ser capaz de provocar mudanças de dentro para fora. Mais do que canais de comunicação, o que as empresas precisam é de estratégia”.

Outro ponto de interesse dos participantes da pesquisa é a comunicação digital, indicada como tema de estudo por 70% dos respondentes em 2015 e por 79% em 2016. “O mundo online impõe uma série de desafios ao setor corporativo, fazendo com que profissionais dos mais variados perfis se preocupem em desvendar o universo da comunicação digital, buscando obter avanço na carreira e nos negócios”, destaca Ligya.

A pesquisa completa pode ser acessada no site da Comuninter.

 

Curso “Os desafios da gestão da comunicação”

Observando os dados da pesquisa, o Comuninter traz para São José do Rio Preto (SP), em parceria com a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), o curso “Os desafios da gestão da comunicação”. Ministrado por Paulo Henrique Soares, que esteve à frente da comunicação da Vale durante 21 anos e hoje atua no IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), o curso terá 8 horas de duração e será realizado no dia 15 de março. Para mais informações, acesse https://goo.gl/4qFp19