×

Correntes do bem da Rede Marista incentivam a doação de sangue e de livros

Duas correntes do bem foram iniciadas na internet para mostrar como atos de solidariedade podem transformar vidas. Por meio de um vídeo lançado em agosto, a Rede Sanguínea e a Rede do Livro, mantidas pela Rede Marista- associada da Aberje, têm o objetivo de sensibilizar a sociedade para mudar índices preocupantes: a diminuição dos estoques dos hemocentros nos meses mais frios do ano e o baixo índice de leitura no país (1,7 livro per capta por ano, segundo o Ministério da Cultura).

A ideia é motivar doações de sangue (que podem ser feitas em qualquer hospital ou hemocentro) e obras literárias (sejam elas para instituições, bibliotecas ou a uma pessoa específica). O importante é integrar a prática em nossa cultura, deixando de ser algo que ocorre somente quando há campanhas ou casos de urgência. Para isso, basta fazer uma doação e indicar alguém para fazer o mesmo, motivando familiares, amigos, colegas de trabalho e contatos nas redes sociais a continuar a corrente. Foram criadas as hashtags #redesanguínea e #rededolivro para ajudar nessa mobilização.

O projeto foi iniciado internamente pela Rede Marista e mobilizou colaboradores e estudantes. Agora, a instituição abre a ação e convida toda a sociedade a dar continuidade às doações. A Rede Sanguínea e a Rede do Livro já motivaram mais de 400 doações.

 

Sobre a Rede Marista

A Rede Marista está presente em 17 cidades do Rio Grande do Sul, seis cidades da Região Amazônica e em Brasília. Conta com mais de 50 mil estudantes, 60 mil atendidos e 11 mil colaboradores – Irmãos Maristas e profissionais de diversas áreas. É constituída por 18 colégios, 17 unidades sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro (InsCer), além da atuação missionária e pastoral em diversos municípios.