14 de novembro de 2019

Conheça os Comunicadores do Ano 2019; vote e participe da festa!

Todo ano, o Prêmio Aberje, em paralelo ao seu módulo competitivo, elege os Comunicadores do Ano, uma homenagem concedida a 10 profissionais que se destacaram no exercício de suas funções dentro e fora das organizações a que pertencem.

Os dez eleitos já estão laureados com o troféu Comunicador do Ano. Agora eles concorrem à votação popular, que irá escolher, entre os dez, o Comunicador do Ano pela Audiência Aberje. Você já pode votar! O nome do comunicador mais votado será revelado na cerimônia final, que acontece no dia 25 de novembro a partir das 19hs na Casa Bisutti, na Vila Olímpia, em São Paulo.

Os ingressos para a festa podem ser adquiridos no site do Prêmio.

A votação ficará aberta até às 23h59 do dia 24 de novembro. Clique no nome para escolher seu candidato.

Os nomes são selecionados a partir de recomendações e indicações dos membros do Conselho Deliberativo e Consultivo da entidade e de sua gerência de Desenvolvimento Associativo. Em seguida, as indicações e o levantamento são analisados, sintetizados e validados pela Direção da Aberje, que se baseia ainda em um rigoroso levantamento de dados profissionais feito pelo seu Centro de Memória e Referência.

No mesmo dia, também serão conhecidos os seguintes destaques: Trajetórias do Ano, Educador do Ano, Mídias do Ano e Prêmios Especiais. Além, é claro, dos vencedores nacionais de cada categoria do 45º Prêmio Aberje.

Perfil dos Comunicadores do Ano 2019

Antonio Calcagnotto (Unilever)

Antonio Calcagnotto é Head de Assuntos Corporativos e Comunicação da Unilever. Formado em Administração de Empresas (Finanças) e Direito, possui mestrado em Planejamento Estratégico (FGV/SP) e Intercâmbio (Mkt & Finance) pela York University, Canadá. Ingressou na Unilever em janeiro de 2014 como Diretor Sênior de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade. Calcagnotto é conselheiro da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), presidente da ABIPLA (Associação de Produtos de Limpeza Doméstica), SIPLA (Sindicato Patronal de Produtos de Limpeza Doméstica) e também presidente da ALIADA (Associação das Indústrias de Cleaning Products da América Latina). Além disso, é vice-presidente da ABIA (Brasilian Foods Industry Association), ABIHPEC (Associação de Personal Care e Beleza), membro da CNI (Confederação Nacional da Indústria / Mobilização Empresarial pela Inovação), membro do conselho da DUTCHAM (Câmara de Comércio Holanda/Brasil), da BRITCHAM (Câmara de Comércio Reino Unido/Brasil) e membro da Diretoria da FIESP. Calcagnotto ocupou posições-chave em importantes empresas do setor automotivo, como Marcopolo Buses, Navistar International Trucks, Renault-Nissan Alliance, além da ANFAVEA. Foi também diretor e sócio de uma empresa familiar, a Supermercados Calcagnotto S/A. Além de suas atribuições, o gaúcho Calcagnotto também leciona em várias universidades, entre elas a ESPM.

Fábio Toreta (Sabesp)

Fabio Toreta trabalha há 20 anos na área de comunicação. É o atual Superintendente de Comunicação da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), onde é responsável pelas áreas de relacionamento com a imprensa, geração de conteúdo, publicidade, patrocínios, relações públicas, eventos, estratégia digital, engajamento e educação em torno de questões socioambientais. É sua segunda passagem pela Sabesp e, antes de assumir esse cargo, foi Diretor de Mercado Nacional do Grupo de Comunicação O Povo. Formado em Economia pela FAAP e especializado em Gestão Estratégica de Marketing pela Stanford Graduate School of Business.

Fernão Silveira (FCA)

Fernão Silveira é diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina desde setembro de 2018, reportando-se ao presidente Antonio Filosa. Com 20 anos de atuação na área de Comunicação, ele respondia pela Diretoria de Comunicação da Ford para a América do Sul. Antes de atuar no setor automotivo, Fernão foi gestor de Comunicação Corporativa nas consultorias CASE Consulting e Thomas Case & Associados, na Catho Online e na Dow Química, empresa na qual ficou por quatro anos e meio na sede global da companhia, em Michigan (EUA). Ele atuou como gerente global de comunicação da operação Dow Olympic & Sports Solutions, sendo responsável pelas estratégias globais de comunicação da empresa durante três edições dos Jogos Olímpicos. Também dirigiu na companhia a comunicação global da plataforma de Inovação, Pesquisa, Desenvolvimento e Educação STEM (educação voltada às Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O jornalista iniciou sua carreira na redação do Diário do Grande ABC e foi editor do portal Terra. É graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Comunicação Corporativa e Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em Assuntos Corporativos pela Fundação Getúlio Vargas.

Ive Ferreira de Lima Bögli (Mattos Filho)

Ive Lima é diretora de Comunicação e Marketing do Mattos Filho, um dos mais importantes escritórios de advocacia da América Latina. Estrategista de comunicação corporativa, acumula experiências de sua passagem pelo Grupo Bayer, onde atuou – entre outros cargos – como gerente de Comunicação para a América Latina da Bayer MaterialScience (atual Covestro AG). No Mattos Filho, sua primeira posição foi de gerente de Comunicação Interna, encarregando-se da estruturação do núcleo no escritório. Em seus mais de dez anos de casa, deixou sua marca em trabalhos de assessoria direta aos sócios, nos planejamentos estratégicos para os cinco escritórios (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Londres e Nova Iorque) e nos programas de responsabilidade social corporativa. Hoje, Ive lidera um time com mais de 180 profissionais e é responsável pela comunicação institucional e marca; digital; marketing e desenvolvimento de negócios; eventos e experiência do cliente; responsabilidade social corporativa; e atendimento ao cliente e secretarial. Ive Lima se formou em jornalismo pela PUC-SP, possui especialização em gestão de comunicação e marketing pela ECA – USP.

Juliana Nunes (CPFL)

Juliana Nunes é diretora de Comunicação Empresarial e Marketing Institucional da CPFL, responsável pelas áreas de comunicação interna e externa, imprensa, gestão de crise, marketing e eventos. Graduada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá, possui experiência de mais de 20 anos em diversas áreas, tais como Comunicação Corporativa, Marketing Institucional, Relações Governamentais, Recursos Humanos, Sustentabilidade, Compliance, dentre outras. Formada pelo curso de Conselheiros de Administração no IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), é membro do Conselho Consultivo da Plataforma Liderança Sustentável. Antes da CPFL Energia, a executiva exerceu diversos cargos de liderança em empresas de bens de consumo, como Unilever e Brasil Kirin, ocupando, nesta última, a posição de Vice-Presidente de Assuntos Corporativos, RH, Sustentabilidade e Compliance. Foi responsável pela estruturação das estratégias de comunicação e assuntos corporativos, construção de marca institucional, gerenciamento de crise, transformação cultural, dentre outras áreas e projetos.

Leandro Modé (Itaú Unibanco)

Leandro Modé é head de Comunicação Corporativa e Relações Governamentais do Itaú Unibanco. Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, tem MBA em Finanças pela FIA/FEA, da Universidade de São Paulo (USP), e curso livre de especialização em Jornalismo Econômico pela Universidad de Navarra (Pamplona, Espanha). Atuou na grande imprensa por 20 anos, com passagens por veículos como O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, Rádio Estadão ESPN, agência Bloomberg, portal UOL e Forbes Brasil. Ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo pela cobertura do caso Banco Panamericano. Em 2013, passou a atuar em Comunicação Corporativa, como diretor da FSB Comunicação, onde foi responsável pelo atendimento de clientes como BTG Pactual, Grupo Pão de Açúcar, B3 e Fundação Dom Cabral. Está no Itaú Unibanco desde janeiro de 2018.

Luciane Reis Bernardo da Silva (Cargill)

Luciane Reis é líder de Comunicação Corporativa da Cargill. Formada em Jornalismo e com MBA em Comunicação Organizacional pela Universidade de São Paulo (USP), Luciane iniciou sua carreira na Cargill na área de Recursos Humanos, trabalhando na organização da área de Comunicação Interna. Ao longo dos anos, com a transformação da área de comunicação e reposicionamento da estrutura em Assuntos Corporativos, foi responsável por conduzir mudanças significativas na comunicação com os funcionários, relações com imprensa, condução de processos de comunicação de crise, fusões e aquisições e suporte para a liderança executiva da Cargill no país. Em abril de 2018, Luciane assumiu a posição de Brazil Communication Leader da Cargill. Luciane também integra o comitê de Comunicação da ABIA – Associação da Indústria de Alimentos e representa a Cargill no Comitê de Comunicação e Sustentabilidade da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes. Luciane é mãe de três filhos e atualmente integra o grupo “lancheira saudável”, que tem como objetivo promover alimentação saudável na idade infantil e em escolas.

Marcus de Barros Pinto (Neoenergia) 

Marcus de Barros Pinto é superintendente de Comunicação Externa da Neoenergia. Construiu sua carreira mesclando 22 anos como repórter e editor d’O Globo e do Jornal do Brasil – jornais de bairro, esporte, política, cidade, suplementos e até editor-chefe – a 14 anos de atuação na comunicação corporativa. Exerceu, desde 2005, a liderança na comunicação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na Gol Linhas Aéreas e, nos cinco anos mais recentes, na Neoenergia, um dos 25 maiores grupos empresariais do Brasil, que atua em 18 estados em toda a cadeia da energia: geração, transmissão, distribuição e comercialização. Na Neoenergia, Marcus lidera a equipe responsável pelo posicionamento da marca, relações com a mídia, estratégia digital (sites e redes sociais) e marketing. Trouxe das redações para o mundo da comunicação corporativa a máxima “rapidez e transparência”. E aprendeu a responder a algumas demandas internas nas empresas com o seguinte conceito: “Fiz um acordo com Deus: ele não faz comunicação e eu não faço milagres”.

Priscilla Cortezze Lopes               (Volkswagen)

Priscilla Cortezze é diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, membro do Comitê Executivo da empresa desde agosto de 2018. Em sua trajetória profissional, foi diretora de Relações Públicas e Assuntos Governamentais do Banco Citi e diretora de Relações Públicas da Microsoft do Brasil. Iniciou sua carreira como jornalista, ocupando o cargo de editora-chefe especializada na indústria automobilística e atuou como diretora de contas da FSB Comunicações. Priscilla é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero com pós-graduação em Comunicação e Marketing pela ESPM, especialização em Marketing com foco em B2B pela FGV e em Assuntos Governamentais pelo Insper. Em 2019, realizou o curso de Liderança e Estratégia pela FDC/Kellogg.

Regina Maia Lopes da Cruz (Souza Cruz e Instituto Souza Cruz)

Regina Maia é diretora de Comunicação e Planejamento na Souza Cruz e presidente do Instituto Souza Cruz. Profissional com 20 anos de experiência em Comunicação, com passagens por veículos de imprensa, agências de comunicação integrada e empresas. Há 17 anos atua na comunicação de grandes companhias, desenvolvendo trabalhos nas áreas de relações com a mídia, relações com a comunidade, comunicação interna, relações institucionais, marca, prevenção e gerenciamento de crise e de sustentabilidade.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *