×

Congresso de Atuação Responsável da Abiquim analisa atuação comunitária das empresas

A indústria química tem como uma de suas principais diretrizes estabelecer a comunicação entre as empresas e as comunidades do entorno das fábricas. Para isso, investe continuamente no diálogo com a comunidade por meio da formação e desenvolvimento de Conselhos Comunitários Consultivos, que formam um elo entre a comunidade e a indústria. Tão importante é o assunto que no Congresso de Atuação Responsável há uma sala temática para o debate e a troca de experiências de conselhos de diferentes lugares do país. Este ano, o foco do grupo será “Comunidades Sustentáveis: O que Queremos para o Futuro?”. O evento é organizado pela Abiquim, associada da Aberje.

A programação da sala terá a palestra magna do diretor-presidente da Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, Ricardo Voltolini, na qual ele explicará o conceito de sustentabilidade como uma forma de pensar, viver e fazer negócio com ética, integridade, responsabilidade, transparência, respeito à diversidade e ao meio ambiente. Voltolini abordará o valor agregado às empresas ao tornar sua operação mais sustentável ao reduzir os riscos operacionais, diminuir custos financeiros, entre outros, e deve discorrer sobre as competências de um líder sustentável.

Segundo a coordenadora da Comissão de Diálogo com a Comunidade da Abiquim e assessora de Comunicação Corporativa da Unipar Carbocloro (empresa associada da Aberje), Sylvia Tabarin Vieira, o conteúdo que será discutido na sala também visa dar continuidade ao debate realizado no último Encontros dos Conselhos Comunitários Consultivos (CCCs), realizado na planta da Monsanto, em São José dos Campos, em outubro de 2017. “Na ocasião, apresentamos e envolvemos os conselheiros no assunto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que são disseminados mundialmente pelo Pacto Global. Os ODS também são objetivos próximos à realidade das empresas e de todos nós como cidadãos”, explica Sylvia, que fará uma apresentação sobre a contribuição dos CCCs para os ODS.

Os participantes poderão acompanhar uma apresentação do secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, sobre o papel da Agenda dos ODS para tornar as comunidades mais sustentáveis.

A realização da sala temática também tem o objetivo de promover a integração e a troca de experiências entre os conselheiros. Já está confirmada a participação de conselheiros dos CCCs da BASF, em Guaratinguetá e São Bernardo do Campo/SP; da Clariant, em Suzano/SP; da Monsanto, em São José dos Campos/SP; da Unipar Carbocloro, em Cubatão/SP e do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC/SP (COFIP ABC).

A conselheira do COFIP ABC, Marli Machado, que participa do CCC desde novembro de 2017, afirma notar a preocupação das empresas com o meio ambiente e as pessoas que residem ao redor. “O diálogo com as empresas e os conselheiros possibilita aumentar o conhecimento que pode ser repassado às demais pessoas. O CCC é bom para as empresas e para as comunidades. Não tínhamos acesso a diversas informações importantes para nós e o conteúdo explicado é excelente. Quero levar isso para as pessoas ao redor. Sou síndica do prédio e o conhecimento que adquiro passo para as demais pessoas”.

A sala temática “Comunidades Sustentáveis: O que Queremos para o Futuro?” será realizada no primeiro dia do Congresso de Atuação Responsável, que acontece nos dias 15 e 16 de agosto, no Novotel Center Norte, na capital paulista e terá como tema “A Química do Futuro: Universo de Possibilidades e Desafios”. As salas temáticas abordarão temas que afetam as empresas nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade.

O evento reúne a cada edição um público de mais de 500 pessoas entre profissionais de empresas nacionais e estrangeiras, profissionais liberais, representantes do governo, da academia, da sociedade civil, cientistas, ongs e sindicatos.

O 17º Congresso de Atuação Responsável tem o patrocínio da Arlanxeo, Basf, Birla Carbon, Braskem, Chemours, Clariant, Comissão Setorial de Silicones, Covestro, Croda, Dow, Elekeiroz, ExxonMobil, Huntsman, Ingevity, Innova, Nitro Química, Oxiteno, Rhodia, Unigel e Unipar Carbocloro.

O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), Associação Brasileira da Indústria de Cloro-Álcalis e Derivados (Abiclor), Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO), Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha (ABTB), Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), Instituto Brasileiro do PVC (IPVC), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Instituto Ekos Brasil, Plastivida, Sindicato das Indústrias de Produtos Petroquímicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinproquim) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

As empresas interessadas em conhecer os pacotes de patrocínio para o 17º Congresso de Atuação Responsável podem clicar aqui. Clique aqui para ver a programação completa e fazer sua inscrição no Congresso AR 2018.