Em meio a um ambiente social e de negócios atribulado, exige-se cada vez mais das empresas uma conduta transparente e ética. É nesse contexto que o interesse pelo tema da governança corporativa tem crescido.

WhatsApp Image 2017-05-08 at 13.23.35

Encontro de Conselheiros 2017, promovido pelo IBGC

No dia 8 de maio, aconteceu o Encontro de Conselheiros 2017, organizado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Neste ano, o evento chegou a sua 5ª edição. Os especialistas convidados debateram sobre competências, vieses comportamentais, seleção dos conselheiros, processos dos conselhos e sua composição, buscando o entendimento de como estes fatores podem contribuir para a efetividade dos conselhos de administração.

Paulo Nassar, professor livre-docente da ECA-USP e diretor-presidente da Aberje, participou da mesa “Desvendando a dinâmica do conselho”. Discutiu-se como a comunicação efetiva, uma dinâmica eficiente e a consciência dos vieses comportamentais podem agregar ao processo decisório de seu conselho. Em sua palestra, Nassar defendeu que os conselhos precisam procurar consenso nas metanarrativas da instituição, no tripé legalidade, legitimidade e competência. Para isso, concluiu que “os comunicadores deveriam fazer parte dos Conselhos de Administração. São eles que profissionalmente fazem a gestão do simbólico das organizações”.

WhatsApp Image 2017-05-08 at 13.58.02

Paulo Nassar, professor livre-docente da ECA-USP e diretor-presidente da Aberje na apresentação “Desvendando a dinâmica do conselho”