preparação e vida

Vou por um caminho um pouco diferente desta vez. Falo muito de estar preparado e se preparar para o que vem pela frente. O certo é que nunca estaremos totalmente preparados para todas as incógnitas que irão aparecer em nossa jornada aqui pela Terra, aliás para nenhuma jornada.

Antes de partir para uma viagem, pensamos em muitos “e se”, o que pode ser positivo no preparo, mas dependendo do caso, pode ter um efeito contrário. Algumas pessoas consideram essas duas palavras como as mais paralisantes do planeta, quando estão inseridas em uma perspectiva negativa.  Outros sonhadores, dentro de um contexto positivo, enxergam possibilidades maravilhosas e motivacionais por trás deles.

Depois de todo preparo, ainda vem o frio na barriga, como quando você sai de casa com a impressão de que deixou alguma coisa importante para trás e, normalmente, realmente deixou.

“Só vou sair quando tiver certeza que tudo vai dar certo”, “só vou abrir as portas quando tudo estiver pronto”, “só vou iniciar quando nada puder dar errado”. Essas são frases que tornam impossível a partida e tendem a grandes decepções.

Aqui estão duas frases famosas sobre planejamento, uma delas é de Benjamin Franklin: “Se você falha em planejar, está planejando em falhar”. A outra é de Woody Allen: “Quer fazer Deus rir? Então conte seus planos a Ele”.

Não vejo estas frases como opostas, mas como complementares. Devemos planejar, mas tendo certeza de que alguma coisa dará errado e que teremos que lidar com elas. Ainda bem que nossa vida não tem roteiro definido, porque seria muito chata.

Muitas vezes precisamos analisar o momento, a janela de oportunidade, as condições perfeitas para se lançar ao mar e içar as velas, as boas condições do barco para navegação, tudo checado e a bordo, tripulação pronta para partir. Então vamos, pois não sabemos quando as condições estarão assim novamente.

E se…? E se? Aí, a gente se vira e resolve o problema.


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.