29 de agosto de 2016

Para curtir e compartilhar: Relatório Sustentabilidade

Relatórios de sustentabilidade são para twittar, curtir e compartilhar.

Renato Mugnaini

Já faz um bom tempo que as empresas entendem que os resultados econômicos estão cada vez mais atrelados aos impactos socioambientais causados por suas decisões e ações.
As investigações que se desenvolvem no Brasil desde 2014 aumentaram as atenções das pessoas que progressivamente compreendem a importância do crescimento e da evolução por meio do desenvolvimento sustentável.

Com os negócios cada vez mais norteados para a transparência e confiança faz-se importante produzir um Relatório de Sustentabilidade, importante ferramenta de comunicação e gestão, não apenas dentro da metodologia GRI mas também com muita atenção ao processo de levantamento de informação junto aos mais diversos stakeholders, conhecendo a realidade de cada um, concebendo um material de fácil entendimento seja impresso ou digital.

Em uma pesquisa recente realizada pela D’lippi Comunicação, a maioria das empresas relatou o uso de uma combinação de ambos os formatos impresso e digital para seus relatórios anuais.
Apenas 7% das empresas pesquisadas utilizou somente a versão impressa.
O estudo aponta que além da flexibilidade, relatórios on-line também fornecem outro benefício: ferramentas de monitoramento – um recurso que aumentou mais de 60% nos últimos cinco anos.

Como tendência, também sinalizada pelo “Sustentabilidade e Tendências de Relatórios em 2025: Preparando para o Futuro” do GRI, ainda aponta que cada vez mais as empresas procuram estar onde seu stakeholder vive e contar sua história, com começo e meio, não chegando definitivamente a uma conclusão ou fim. Empresas que entendem que o relato precisa ser dinâmico e atualizável, remetendo ao dia a dia do negócio.

Esta dinâmica se reflete também na questão operacional pois ajustes e atualizações acontecem em menor prazo e um maior número de pessoas passa a ter acesso.
Sabemos que o futuro a gente constrói hoje, agora e sempre. Reproduzo uma frase do material da D’lippi Comunicação “relatórios on-line são para twittar, curtir e compartilhar”.

Fonte

http://riccari.com.br/blog/2015/07/20/sustentabilidade-e-o-futuro-os-relatorios-em-2025/

http://www.dlippicomunicacao.com.br/

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Renato Mugnaini

Profissional de propaganda, comunicação para web e planejamento de campanhas de endomarketing. É responsável pelas áreas de Marketing e Vendas da Seepix Digital. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, MBA em Marketing e Vendas pela FGV e especializações em internet e endomarketing.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *