×

Colunas

Melhores práticas em CI: Qual o diferencial das empresas que ganharam o Prêmio Aberje

A Aberje é a principal associação voltada para a comunicação corporativa do Brasil. Fundada em 1967, mantém, desde então, uma contribuição essencial para nosso segmento, tendo em vista que desenvolve pesquisas, estudos estratégicos, promove eventos, cursos de capacitação, assim como possui uma rede colaborativa entre seus associados, muito rica para a troca de experiências e práticas de mercado.

Sendo referência na área, entendo que o Prêmio Aberje é mais do que simplesmente uma premiação. É também um certificado de que a empresa ganhadora atua de forma exemplar e com as melhores práticas de mercado, o que as põe em uma posição de destaque dentro do mundo corporativo e também perante a sociedade.

Desta forma, na minha avaliação, as empresas vencedoras do Prêmio Aberje foram aquelas que conseguiram apresentar projetos que, além de muito bem executados, com resultados efetivos e comprovados, conseguiram ir além dos interesses exclusivamente da organização, contribuindo, de alguma forma, para causas e preocupações da sociedade, seja no âmbito local ou global. Entendo, portanto, que o diferencial dessas empresas está no fato de trazerem para si, de forma genuína, a responsabilidade social com a comunidade e o desenvolvimento humano.

Para as agências que visam à conquista do troféu é imprescindível que analisem os itens propostos para avaliação do Prêmio Aberje, pois estes servem como excelentes direcionadores para um bom planejamento e execução do projeto, como, por exemplo, definir muito claramente os objetivos estratégicos e resultados esperados do plano, elementos fundamentais para uma boa avaliação. Então, minha dica para quem quer participar da premiação é se antecipar e olhar o regulamento e critérios de avaliação da premiação antes mesmo de iniciar o planejamento do projeto, isso dará às empresas todos os elementos que deverá contemplar em seu planejamento. Como passo seguinte, é importante documentar tudo de forma estruturada para ao final ter todas as evidências e informações necessárias para apresentação do case.

Além de um bom planejamento e execução, características como criatividade, abordagens que contribuem com a sociedade e uma boa apresentação do projeto são diferenciais muito relevantes para uma boa avaliação da banca de jurados.

Ter a parceria de uma agência especializada em Comunicação Interna & Endomarketing pode contribuir de forma significativa para a premiação, uma vez que com sua expertise, ela conseguirá orientar não somente o processo de concepção do case para a premiação, mas principalmente na construção estratégica do projeto, que será determinante não só para a premiação, mas principalmente para a empresa.

É importante ressaltar que a primeira premiação sempre vem dos resultados e feedbacks colhidos durante e após a execução do projeto, sendo isso, um excelente termômetro para identificar se o projeto tem potencial para vencer a premiação e a agência especializada consegue dar todo o suporte do planejamento até a mensuração de resultados.

Elizeo Karkoski
Elizeo Karkoski
Diretor Executivo na agência P3K Comunicação Interna Estratégica & Endomarketing. Pós Graduado em Design pela Universidade Anhembi Morumbi e MBA em Gestão Empresário pela Fundação Getúlio Vargas. Jurado do prêmio Aberje desde 2018.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

string(23) "Redação Portal Aberje"

Os ODS dariam um filme. Dariam?

Ativismo pós-geracional e desafio alimentar estão entre tendências de consumo para 2020 da LLYC

Objetivos para transformar o mundo – e a Comunicação

O primeiro passo para trabalhar a diversidade nas empresas