Colaboradores Renault promovem atividades voluntárias em prol da comunidade da borda do campo
Na última semana, duas ações coordenadas pelo Instituto Renault envolveram os colaboradores do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais. O “Rock In RTA”, festival de bandas de rock, arrecadou recursos que foram revertidos para a compra de máquinas para a Casa da Costura, da Associação Borda Viva, organização que realiza projetos sociais para o desenvolvimento da comunidade. Em outra ação, 55 crianças apoiadas pela associação receberam bicicletas que foram doadas a partir de um financiamento coletivo realizado pelos colaboradores. A Renault é associada da Aberje.
O Rock in RTA foi idealizado há aproximadamente quatro meses pela engenheira de produto da Renault, Marina Marques. O projeto nasceu do desejo de arrecadar fundos e transmitir solidariedade de uma maneira menos usual, e a ideia inicial era realizar um pequeno encontro de bandas com food-trucks e muita música. Mas após a divulgação para chamada das bandas, 10 grupos demonstraram interesse em participar. Com isso, o evento cresceu e tomou proporções bem maiores que o imaginado. “O número de inscritos foi bem maior do que imaginamos, por isso fomos forçados a procurar um lugar mais poderoso, e fizemos uma parceria com o Tork ‘n Roll, uma casa de shows de rock em Curitiba. No final, tivemos a participação de 10 bandas em nosso show, todos amadores e cheios de desejo de fazer o bem com o que mais amamos: música”, comentou Marina.
O festival contou com a participação de dez bandas formadas por pelo menos um colaborador Renault. A ação foi desenvolvida pelos colaboradores do RTA (Renault Tecnologia América), área de engenharia da Renault do Brasil, e contou com a parceria do Instituto Renault.
Gratuito e aberto ao público, o festival arrecadou valores que foram revertidos para a compra de duas novas máquinas de costura para aumentar a capacidade da produção da Casa da Costura, local que abriga o projeto realizado pela Associação Borda Viva e apoiado pelo Instituto Renault com o objetivo de gerar renda para mulheres da comunidade. “Agradeço de coração pela doação e tudo o que vocês fazem por nós, sempre nos apoiando e dando auxílio para que tudo aconteça. Somos muito gratas ao Instituto Renault” disse Ana Buzin Fragoso, costureira que atua na Casa da Costura.
BICICLETAS – No mês de abril, durante o Encontro de Gestores, evento interno realizado com gestores da empresa, os participantes integraram uma atividade de teambuilding, em que montaram 35 bicicletas que foram entregues para crianças apoiadas pela Associação Borda Viva que, entre outras atividades, oferece refeições gratuitas todos os dias para 90 crianças da comunidade.
A ação foi lançada como uma proposta dos próprios gestores para contemplar as crianças atendidas pelo projeto que não haviam ganhado as bicicletas. Os colaboradores da Renault realizaram doações voluntárias através de um crowdfunding, modalidade de financiamento coletivo. O valor total foi arrecadado, tornando possível presentear outras 55 crianças da comunidade. A entrega das bicicletas aconteceu na sede da Associação. “Fazer uma criança feliz não tem preço. Agora eles vêm almoçar e vão para a escola todos os dias com as bicicletas. Essas crianças precisam de gestos como esses, porque não estão acostumados a receber presentes assim. Ganhar uma bicicleta para eles é como um conto de fadas. Nós da Associação ficamos muito gratos pelo olhar da Renault para com a nossa comunidade. Gratidão é a palavra, muito obrigada!”, afirma Rose Fatima Santos, presidente da Associação Borda Viva.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
- Seminário da USP debate opinião, política e democracia na atualidade
- Aberje recebe lançamento do livro “Diálogos com o futuro” da Rede Educare, com patrocínio da Bayer
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto