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CEBDS lança nova edição do Guia de Comunicação e Sustentabilidade

Redação Portal Aberje

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) está lançando a nova edição do Guia de Comunicação e Sustentabilidade. Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, assina o prefácio da publicação.

Em tempos de consumidores mais atentos e engajados, é a sustentabilidade que garante que a organização continue existindo ao longo do tempo, porque é o que garante a licença social para operar. Nesse cenário, sustentabilidade e reputação são indissociáveis. Esta mensagem já é compreendida por 84% das empresas participantes da pesquisa para a nova edição do Guia.

A publicação será lançada em uma série de webinars entre os dias 08 e 10 de junho, às 10h. O Guia de Comunicação e Sustentabilidade tem patrocínio da Toyota, BRK Ambiental, CBA, Diversa, Ecolab, Heineken, Michelin, Eletrobras e Governo Federal, e apoio da Aberje, Whow!, Lupa e WayCarbon.

Confira abaixo a programação dos webinars. As inscrições podem ser feitas no site do CEBDS.

08/06 – Comunicação de Causas

Comunicar causas é humanizar as informações para cativar diversos públicos, colocando na agenda temas relevantes na agenda da sociedade, mobilizando e influenciando tomadores de decisão com o objetivo de transformar a realidade social, cultural, econômica e ambiental. Diante do cenário que vivenciamos, com a epidemia do COVID-19, a comunicação da sustentabilidade pode passar despercebida. Nesse contexto, como fazer uma comunicação que sensibilize os diferentes públicos?

ABERTURA: Marina Grossi, Presidente do CEBDS, e Aberje

APRESENTAÇÃO DO GUIA: Kelly Lima, Gerente de Comunicação do CEBDS

ORIENTAÇÃO DO TEMA: Germana Moura, Diretora da Approach Comunicação

DEBATE
BRK
Heineken
Ricardo Voltolini – Ideia Sustentável
Silvana Gontijo – Planetapontocom

MODERAÇÃO: Flávia Oliveira, Jornalista

09/06 – Resiliência e Inovação

A pandemia do COVID-19 demonstra a importância da comunicação empresarial para engajamento e atualização dos públicos-alvo. Ao mesmo tempo, a retomada em bases mais sustentáveis ganha força entre especialistas, empresas e na mídia. O que muda na comunicação da sustentabilidade pós-pandemia? Quais os desafios e as oportunidades em comunicar a sustentabilidade nesse cenário? Como a inovação e a comunicação mais direta intensificada nas redes sociais no período de quarentena podem ser incorporados a práticas cotidianas das áreas de comunicação?

ABERTURA: Marina Grossi, Presidente do CEBDS, e Aberje

ORIENTAÇÃO DO TEMA: Karla Melo

DEBATE
Toyota
Andréia Coutinho – Instituto Clima e Sociedade
Ecolab
CBA (a confirmar)

MODERAÇÃO: Ana Carolina Amaral, Jornalista

10/06 – Risco e Reputação

A comunicação da sustentabilidade enfrenta, na era das redes sociais e das fake news, novos desafios. A gestão da reputação e o monitoramento dos riscos aos quais uma empresa está exposta constituem hoje um dos maiores desafios corporativos. Neste contexto, uma comunicação transparente e engajada é fundamental por minimizar os riscos para a reputação da marca e mobilizar o público-alvo das empresa.

ABERTURA: Marina Grossi, Presidente do CEBDS, e Aberje

ORIENTAÇÃO DO TEMA: Tatiana Maia Lins, fundadora da Makemake

DEBATE
Michelin
Eletrobrás (a confirmar)
Sonia Favaretto, Jornalista
Agostinho Vieira, Projeto Colabora (a confirmar)

MODERAÇÃO: Gilberto Scofield, Diretor da Agência Lupa