×

CCR Metrô Bahia comemora 5 anos de operação do metrô

Rede Aberje

Em 11 de junho de 2019, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas completou 5 anos de operação. Para comemorar esse marco da história da mobilidade baiana, a CCR Metrô Bahia, associada da Aberje, ofereceu uma programação cultural para os clientes, que incluiu apresentações de dança, música e serviços de beleza e bem-estar, atividades esportivas.

Um presente especial para o público foi a inauguração da BiblioMetrô, na Estação Acesso Norte. O espaço multicultural foi entregue à população com a apresentação do Quarteto de Cordas do Neojiba. O local abriu as portas com um acervo com mais de mil exemplares de diversos gêneros literários e, desta forma, contribuiu para o desenvolvimento intelectual e cultural dos mais de 370 mil clientes que circulam diariamente pelo modal. O ambiente será aberto ao público e os clientes poderão consultar os livros gratuitamente, mediante cadastro prévio. No mesmo dia, a Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado (Funceb) apresentou uma coreografia especial com a participação de 31 bailarinos, na Estação Lapa de Metrô.

 

 

A Exposição de Fotos “5 anos fazendo parte do dia a dia da Bahia” tem mais de 50 fotos do cotidiano do metrô sob uma ótica diferenciada dos fotógrafos baianos Ulisses Dumas, Márcio Rezende, Luciano Freaza e Alan Vinícius. A Estação Pirajá também foi palco da apresentação do Núcleo Pirajá do Neojiba. Na Estação Acesso Norte foi exibido um vídeo institucional que conta histórias de colaboradores e clientes que marcaram os cinco anos de operação. O local ainda recebeu uma ambientação sonora que promete descontrair a correria do dia a dia.

O primeiro dia das ações comemorativas também esteve marcado pelos serviços de beleza e bem-estar como massoterapia, esmalteria, maquiagem e pintura de sobrancelhas em diversas estações. A programação inclui a apresentação do Balé Teatro Castro Alves e da Banda Agentes do Metrô, assim como da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), do grupo FitDance e do grupo de percussão Quabalés.

Além do meio de transporte, o sistema metroviário entregou à população baiana dois equipamentos esportivos na Avenida Paralela. A ciclovia e pista de caminhada de 12 km foi mais um ganho para a cidade. No sábado, dia 15, o local foi palco da 1ª Metrô Run. O treino de corrida assinado por Guga Cruz reuniu cerca de 80 corredores de rua que estão se preparando para as principais maratonas do país. São 17 km, em uma corrida ao longo da Linha 2 do metrô. Na chegada, os corredores foram recepcionados por um café da manhã, massoterapia e pela banda Agentes do Metrô. Para encerrar as comemorações, a concessionária promoveu um Passeio Ciclístico. Todas as atividades são gratuitas e integram o projeto Vem pra Cá, que promove eventos durante todo o ano nas estações de metrô da cidade.