×

Casa da Moeda presta homenagem ao BB pelo apoio à cultura brasileira

Rede Aberje

A Casa da Moeda do Brasil lançou medalha comemorativa dos 30 anos de investimento à cultura do Banco do Brasil, instituição financeira associada da Aberje, em cerimônia realizada em 4 de outubro de 2019 no CCBB RJ. Cunhada em ouro, prata e bronze, a medalha traz em destaque, em seu anverso, a claraboia, detalhe mais marcante da rotunda do prédio histórico no Rio de Janeiro. No reverso, imagem da logomarca do CCBB, com a inscrição 30 anos e abaixo a era comemorativa 1989 | 2019.

Exemplares das medalhas serão enviadas às principais instituições culturais que possuem coleção de relevância nacional, como o Museu Histórico Nacional e Museu de Valores do Banco Central, além de fazer parte do acervo numismático do Banco, que poderão ser vistas na exposição permanente Galeria de Valores.

É a segunda vez que o BB é homenageado com uma medalha da Casa da Moeda. A primeira foi cunhada por ocasião dos 200 anos do BB, também com imagem de vista frontal do edifício do atual Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, tendo ao fundo detalhes da decoração do portão principal e, em destaque, acima, ornatos com o símbolo antigo do Banco do Brasil.

O marco das três décadas de apoio à produção cultural é a inauguração do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1989. Ao longo dos anos, a instituição se tornou o espaço cultural mais visitado do Brasil e um dos mais frequentados do mundo. Com o sucesso do investimento, o BB ampliou sua presença em outras capitais, com as inaugurações dos CCBBs Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, respectivamente.

A tradição de cunhar medalhas e moedas comemorativas é uma forma de eternizar acontecimentos e personalidades. As medalhas e moedas comemorativas simbolizam a necessidade dos povos de comemorar, premiar e homenagear seus valores dentro da evolução histórica do mundo. As peças estão intimamente ligadas a eventos históricos e culturais: cada peça adquirida traz em si o registro de um episódio histórico, um ato de mérito pessoal ou uma efeméride cultural que adquire novo vulto e ganha registro para a posteridade.As medalhas estarão disponíveis para venda no site www.clubedamedalha.com.br e no Centro Cultural Museu Casa da Moeda (Praça da República, 26 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20211-351).