fbpx
×
Carregando Eventos

Seminário Aberje de Branded Content

Sobre

header-portal

A proposta de que a própria marca produza conteúdos interessantes, úteis e divertidos, com a finalidade de gerar interesse, identificação e adesão com seus públicos, é uma estratégia crescente de comunicação corporativa. No digital, as pessoas que se identificam com esses conteúdos passam a compartilhá-los espontaneamente, sendo desnecessários anúncios ou pagamentos para que a marca ganhe destaque. A escolha dos personagens, a criação das narrativas e a definição das mídias onde a história será contada são alguns dos pontos que precisam ser devidamente compreendidos e planejados.


header-livro-storytelling

Lançamento do livro “Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação”

Quem fizer a inscrição no evento até o dia 30 de junho, garante o recebimento de um exemplar do livro gratuitamente.

  • Associados
  • R$400,00

  • Não associados
  • R$800,00

Palestrantes

Cassio Politi
Diretor de Content Marketing da Tracto

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e MBA em Marketing pela ESPM, ambas de São Paulo, atua com conteúdo desde 1998. Trabalhou como repórter ou editor em empresas como Bandeirantes, Transamérica, Zip.Net, UOL, Portal Imprensa e Comunique-se. Em 2001, criou uma empresa especializada em cursos na área de comunicação que, em 2004, foi incorporada pelo Comunique-se, criando assim a Escola de Comunicação, que dirigiu por mais de sete anos. No mandato de 2007-2008, foi ombudsman do Portal Comunique-se.

Desde 2001, ministrou aulas por Revista Imprensa, Comunique-se e Tracto sobre Jornalismo Online, Videorreportagem, Gestão, Content Marketing e Mensuração de Resultados.

No final de 2011, voltou à condição de gestor da própria empresa, especializando-se em content marketing. Foi o primeiro brasileiro a participar do Content Marketing World, principal evento sobre o tema no mundo, realizado anualmente em Ohio/EUA.

Firmou em 2013 uma parceria entre Tracto e Content Marketing Institute, principal instituição relacionada ao tema no mundo e organizadora do Content Marketing World.

Criou também em 2013 o Content Marketing Brasil, em que entrevista os maiores especialistas do Brasil e do mundo em content marketing.

Ao lado de André Rosa, seu amigo e colega de empreitadas desde 2001, realizou mais de dez pesquisas pela Tracto, que geraram relatórios e e-books. Criou o podcast Content Marketing Brasil.

Cleusa Turra
Diretora do Estúdio Folha

Diretora do Estúdio Folha, área da empresa Folha que produz conteúdo patrocinado. destinado às marcas e ao mercado publicitário. Jornalista, desempenhou diversas funções no jornal Folha de S.Paulo ao longo de uma carreira de 30 anos. Antes de assumir, em setembro de 2015, a direção do Estúdio, era diretora do núcleo de revistas e guias do jornal.

Eduardo Pugnali
Gerente de Inteligência de Mercado do Sebrae-SP

Formado em Jornalismo, MBA em Marketing pela FGV e mestrando em Gestão e Políticas Públicas pela FGV, atuou como repórter e editor das revistas Automóvel & Requinte e Automóvel 4×4, além trabalhos free lances para a revistas Carro e Quatro Rodas.

Em comunicação corporativa, atuou como assessor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, da Grupo Bandeirantes de Rádio e TV e Sun Software. Foi sócio-diretor da Holofote Comunicação cuidando de de clientes como Deca, Hotel Unique, Banco Rendimento, Manpower, Gyotoku, e mais 100 clientes.

Em 2008, assumiu a coordenadoria de imprensa da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo, nas gestões de José Serra, Alberto Goldman e Geraldo Alckmin. No Governo do Estado foi responsável pela estruturação da secretaria e pela inclusão dos órgãos do governo na redes sociais, incluindo o Portal de Transparência.

No final de 2011, assumiu a gerência de Inteligência de Mercado da entidade, que abrange as áreas de comunicação, marketing, internet, endomarketing, feiras e eventos.

Foi eleito profissional Top 10 Nacional do Prêmio Mega Brasil 2015 e Top 5 Regional Sudeste, como Executivo de Comunicação Corporativa; recebeu o IX Prêmio Anatec 2015 com a publicação Jornal de Negócios do Sebrae-SP como melhor mídia segmentada; e foi eleito Profissional de Comunicação Corporativa de 2015 pelo Prêmio Comunique-se.

Edward Pimenta
Diretor de Apoio Editorial e do Estúdio Abril Branded Content

Jornalista e escritor, trabalha na Abril há onze anos, atualmente como Diretor de Apoio Editorial e do Estúdio Abril Branded Content. Desde 2008 coordena o Curso Abril de Jornalismo e o Prêmio Abril de Jornalismo.  Colaborou com diversos veículos, entre eles Veja, Estadão, Superinteressante, Vip Playboy, Brasileiros e Bravo.!.  Atuou na mídia regional como repórter e editor de sites e jornais diários e foi professor de Jornalismo. Publicou as ficções Duas Histórias (Scortecci) e O Homem que não gostava de beijos (Record).

Hélio Muniz
Diretor de Comunicação da Avon

Jornalista carioca. Começou sua carreira como repórter no jornal O Globo, em 1989. Em 1998, depois de passar pelo Jornal do Brasil, assume a gerência de Relações Públicas da TV Globo. Foi gerente de propaganda da AES Eletropaulo, diretor de Marketing e Comunicação do IgFinance, portal financeiro do banco Opportunity, diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Gol Linhas Aéreas e diretor de comunicação do McDonald’s. Foi ainda sócio da agência de propaganda carioca Tapioca Comunicação, vencedora de 6 prêmios Colunistas em dois anos. Como jornalista, venceu o Prêmio Esso Regional Sudeste de 1992.

Patricia Weiss
Consultora Estratégica de Branded Entertainment & Content e Brand Narratives

Consultora Estratégica de Branded Entertainment & Content e Brand Narratives. Produtora Executiva de todos os projetos de conteúdo e entretenimento da ASAS.br.com, coletivo internacional de storydoers. Chairman do BCMA South America (Branded Content Marketing Association).

Professora de Video Storytelling/Branded Content & Entertainment da Miami Ad School São Paulo.

Curadora e idealizadora da 1ª Pós Graduação de Branded Content do país, no Senac.

Advisory Board Member do Comitê Internacional do IED MASTERBRAND de Milão, Itália – onde também é professora convidada – e do Comitê de Conteúdo da ABA (Associação dos Anunciantes).

Palestrante e condutora internacional de workshops de Branded Entertainmet & Content.

Jurada de Branded Content nos festivais: CANNES LIONS 2014, LONDON International Festival em 2016, BE Fest Austrália em 2013 e 2014, no CRISTAL FESTIVAL (Courchevel-França) em 2014 e 2015 participando também como palestrante convidada e membro da Academia de Branded Entertainment do Cristal Festival. Jurada do Festival of Media, em Miami, em 2014, Effie Awards e outros.

Profissional com 27 anos de experiência no mercado publicitário. Foi Head de Planejamento Estratégico Latin America na agência Leo Burnett, trabalhou por 11 anos na Ogilvy, Africa, DM9DDB e McCann Erickson. Cofundou a filial brasileira da agência inglesa M&C Saatchi e, desenhou a filosofia e metodologia estratégica da agência de Transmídia e Branded Content Wanted.

Paul Edman
Gerente de Planejamento, Gestão e Relacionamento com Clientes da Petrobras

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (2006), Pós-Graduado em Marketing, com ênfase em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing (1997). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté (1992). Possui o curso International Corporate Communications pela Aberje e Universidade de Syracuse – Nova York (2007) e PDE – Programa de Desenvolvimento de Executivos pela Fundação Dom Cabral (2006). Atualmente é Gerente de Planejamento, Gestão e Relacionamento com Clientes da Petrobras – Serviços Compartilhados/ Regional São Paulo-Sul. Foi Gerente de Comunicação Empresarial da Petrobras – Serviços Compartilhados / Regional São Paulo-Sul entre 2011 e 2015. Foi Gerente de Comunicação da Petrobras / Revap – Refinaria Henrique Lage entre 2002 e 2010. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Empresarial e Marketing e em gestão do relacionamento com o cliente. É Diretor do Capítulo Aberje na Cidade de São Paulo. Foi membro da Petrobras no Comitê de Relacionamento Comunitário da ARPEL – Associação Regional de Empresas de Petróleo e Gás Natural na América Latina e Caribe entre 2006 e 2010.

Pedro Alves
Gerente de Comunicação Digital e Publicidade da GE para América Latina

Formado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, com especializações em Planejamento de Mídias Digitais pela FGV, em História da Arte pela Escola Panamericana de Arte e palestrante TEDx.

Participou do programa global de desenvolvimento de líderes da GE em Comunicação e atuou nas áreas de Comunicação para Liderança, Empregados, Digital e Marketing Institucional para o Corporativo no Brasil e em Hong Kong, e para GE Oil & Gas na América Latina.

Iniciou sua carreira nas áreas de Relações Institucionais, Comunicação Corporativa e Eventos pela Duke Energy, Suzano Holding e Cadbury Adams no Brasil.

Rafael Kenski
Gerente Sênior da EY Brasil

Rafael Kenski é formado em Jornalismo (PUC-SP) e Ciências Sociais (USP), com mestrado em Gestão de Sistemas de Informação pela London School of Economics (Reino Unido). Foi consultor de estratégia de marketing junto ao Studio Ideias, onde realizou projetos para empresas como Diageo, Itaú Unibanco, Sony e Nestlé. Também trabalhou na Editora Abril – como editor da Revista Superinteressante e redator-chefe de internet de 17 marcas – e na Editora Globo, como diretor do Estúdio Globo, a divisão de branded content e native ads da empresa. Além disso, é professor de gamification na Hivelab / Escola de Inovação em Serviços.

Rodrigo Cogo
Responsável pela área de Inteligência de Mercado da Aberje

Relações Públicas pelo Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e RP e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Trabalhou por 10 anos com planejamento e marketing cultural para clientes como AES, Bradesco, Telefonica e BrasilTelecom. Tem experiência em diagnósticos de comunicação, para empresas como Goodyear, HP, Mapfre, Embraer, Rhodia e Schincariol. Atualmente, é responsável pela área de Inteligência de Mercado da Aberje, entidade onde ainda atua como professor no MBA em Gestão da Comunicação Empresarial.

Sandra Azedo
Diretora de Comunicação Institucional da Ogilvy Brasil

Diretora de comunicação corporativa da Ogilvy Brasil (uma agência do WPP) desde janeiro de 2011. É nessa mesma empresa que começou sua carreira na área de relações públicas, em 2008. Nesse intervalo, trabalhou na Africa, de Nizan Guanaes, também como diretora de comunicação. Ex-repórter, na primeira fase de sua vida profissional atuou como jornalista na Editora Três, Editora Abril, Folha de S.Paulo e durante oito anos na Gazeta Mercantil, onde chegou ao posto de editora da área de comunicação, mídia e marketing, passando também pelo segmento automotivo.

Atualmente, seu trabalho como RP do mercado publicitário inclui a relação direta com a imprensa do Brasil e do exterior, onde são divulgadas as principais campanhas e novidades da Ogilvy, uma das mais importantes agências do mundo, eleita Agency of The Year no Festival de Cannes e recordista em prêmios – foram 103 Leões em apenas 6 edições do evento. Sandra Azedo e seu time, entre outras atividades, ainda trabalham a comunicação interna da companhia – incluindo as ações de digital nas redes sociais.

Sandra é bacharel em comunicação/jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em economia e finanças (Faap) e marketing (ESPM).

Programação

Programação

09h15 - 10h45
PAINEL 1 | BRANDED CONTENT - O QUE É, PARA QUE SERVE
Branded Content é, literalmente, “conteúdo de marca”; em sentido amplo, “comunicação por conteúdo”, implicando a produção de um conteúdo relevante. Ele envolve, assim, a criação e a divulgação de conteúdo top de linha, que esteja relacionado ao universo da marca. Ao contrário de um explícito e invasivo procedimento publicitário, tem-se uma poderosa ferramenta de comunicação, um modo de linguagem comunicacional que visa aproximar marca e pessoas, promovendo experiências significativas de envolvimento, informação e entretenimento.
Mediador: Paul Edman Gerente de Planejamento, Gestão e Relacionamento com Clientes da Petrobras
O desenvolvimento do Content Marketing pelos assessores de comunicação
Cássio Politi Diretor de Content Marketing da Tracto
Fronteiras conceituais
Sandra Azedo Diretora de Comunicação Institucional da Ogilvy Brasil
10h45 - 11h
INTERVALO
11h - 12h30
PAINEL 2 | BRANDED CONTENT NA PRÁTICA
Na prática, o que é um conteúdo relevante? Tudo o que uma marca pode falar, fazer e divulgar, desde que seja interessante, útil e divertido; em outras palavras, tudo o que gera buzz, indicações e recomendações espontâneas. A comunicação por conteúdo visa criar e manter um relacionamento com a audiência, uma ligação com o público (clientes reais ou potenciais). Seu objetivo é sempre informar, entreter e educar, promovendo o âmbito das relações continuadas, pela atração e interação. Nada melhor do que entender isso através de um estudo de caso.
Mediador: Paul Edman Gerente de Planejamento, Gestão e Relacionamento com Clientes da Petrobras
Caminhos para o futuro – by GE
Pedro Vitor de Melo Alves Gerente de Comunicação Digital e Publicidade da GE para América Latina
Como o Branded Content afeta as Micro e Pequenas Empresas
Eduardo Pugnali Gerente de Inteligência de Mercado do Sebrae-SP
12h30 - 14h
ALMOÇO
14h - 15h20
PAINEL 3 | CONFIANÇA EDITORIAL NO BRANDED CONTENT
Há hoje uma demanda muito forte por uma comunicação que não se reduza à divulgação convencional e difira do antigo informe publicitário. Oferecer um conteúdo relevante e proporcionar ao público experiências positivas são as melhores formas de aproximar marca e pessoas.
Mediador: Hélio Muniz Diretor de comunicação da Avon
Conteúdo com rigor jornalístico
Cleusa Turra Diretora do Estúdio Folha
Relevância nas narrativas de marca
Rafael Kenski Gerente Sênior da EY Brasil
15h20 - 15h40
INTERVALO
15h40 - 18h
PAINEL 4 | PRESENÇA E TENDÊNCIAS DO BRANDED CONTENT
O Branded Content está ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo, o que já fez surgir, aliás, uma publicação especializada no assunto, a Content Magazine, editada pela associação americana Custom Content Council (CCC). Compreender essa presença do Branded Content no mundo e suas atuais tendências é uma tarefa importante e muito proveitosa.
Mediador: Hélio Muniz Diretor de comunicação da Avon
Branded Content no mundo
Patricia Weiss Consultora Estratégica de Branded Entertainment & Content e Brand Narratives
Tendências do Branded Content 2016
Edward Pimenta Diretor de Apoio Editorial e do Estúdio Abril Branded Content
18h
Lançamento do livro "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação"
Bate-papo com o autor Rodrigo Cogo e sessão de autógrafos. A obra lançada pela Aberje Editorial reúne mais de oito anos de experiência teórica e prática do seu autor em um livro leve e único.
Rodrigo Cogo Responsável pela área de Inteligência de Mercado da Aberje

13/07/2016

09:00 às 18:00

Contato

Erica Garcia
erica@aberje.com.br

Rua Oscar Freire, 2.500 São Paulo / SP

+ Google Map
  • Valores: Associados - R$400,00. Não associados - R$800,00
  • Associados
  • R$400,00
  • Não associados
  • R$800,00