×
Carregando Eventos

O impacto da Inteligência Artificial na comunicação das empresas

Sobre

 

A MSL Andreoli, agência associada da Aberje, lança no mercado brasileiro pesquisa proprietária que busca mensurar o impacto da Inteligência Artificial (IA) na condução das estratégias de comunicação de marketing e relações-públicas, segundo a visão dos profissionais responsáveis por essas disciplinas nas empresas.

O estudo global “Powered by AI – Comunicação e Marketing na Era do Algoritmo” ouviu 1846 comunicadores de 9 países – Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Polônia e Reino Unido – atuantes em corporações dos mercados financeiro, tecnológico, de manufatura industrial e defesa, de produtos de consumo, saúde, alimentos e agricultura, energia, automotivo, além de agências de comunicação. No Brasil foram ouvidos 203 executivos.

Com o estudo, a MSL busca não apenas antecipar uma tendência global, como alertar os profissionais da área sobre a necessidade de começarem a se preparar para os novos paradigmas da comunicação na era dos algoritmos.

A MSL e a Aberje fazem convite para você debater este tema no auditório da entidade. Convidados especiais também serão chamados para suas impressões principais sobre os resultados.

 

05/12 – quarta-feira
9h-12h
Auditório da Aberje
Rua Amália de Noronha, 151 – 6. Andar / Pinheiros
São Paulo – SP

 

De maneira geral, constata-se globalmente um sentimento de otimismo em relação aos impactos da IA no futuro das comunicações, com 55% dos respondentes (66% em se tratando do Brasil) indicando sentirem-se positivos em relação ao tema, e 38% declarando sentimentos mistos. O que aponta para uma tendência de crescimento do tema dentro das empresas, uma vez que os profissionais de comunicação tendem a ser os evangelistas da Inteligência Artificial dentro de suas respectivas organizações, com 83% dos respondentes globais (86,7% no Brasil) afirmando dar significativa prioridade a necessidade de se familiarizar com assunto. De fato, 2 em cada 3 profissionais se autodeclararam de certa forma experts em IA, e 84% afirmaram que o treinamento e a educação sobre o assunto são cruciais para líderes de mercado. No entanto, apenas 29% informaram que suas empresas estão investindo em educar suas equipes em IA.

 

* O evento é aberto ao público, com inscrição prévia. Terão prioridade de acesso os associados da Aberje e os convidados da MSL Andreoli. As vagas são limitadas à capacidade do auditório. Programação sujeita à alteração.

  • Associados

  • Não associados

Palestrantes

Carolina Fullen
Diretora de Inovação e Engajamento da MSLGroup

Jornalista, pós-graduada em Marketing e Comunicação com o Mercado pela ESPM, também desenvolveu conhecimento em Gestão de Negócios  pela formação IPFA -Humboldt e Insper. Há mais de 15 anos no mercado de Comunicação Corporativa, atua tanto na linha de frente quanto na criação de produtos e soluções. Acumula passagens pela FSB, Ideal H+K Strategies e S2Publicom, onde ocupou a direção de Planejamento e a Vice-Presidência de Operações, sendo responsável pela criação das áreas Digital e de Planejamento. Trabalhou junto a clientes como Microsoft, Google, Facebook, EBX, General Electric, Diageo e Andrade Gutierrez. Dentre suas responsabilidades atuais na MSL estão as áreas Digital, Audiovisual e de Design e ainda é diretora das contas de Rolex e Sanofi Pasteur.

Denise Carvalho Coelho
Diretora de Marketing e Canais Digitais da Ticket

Com 20 anos de experiência na área de marketing, comunicação e novos negócios, é graduada em Ciências da Computação pela UeCE e Comunicação Social – Relações Públicas pela FAAP. Tem MBA em Gestão de Marketing do Varejo pela UFC e em Marketing e Comunicação Empresarial pela ESPM. Está no grupo Edenred desde 2008, tendo antes passado por empresas como ABC Cartões e Sodexo.

Paulo Nassar
Diretor-Presidente da Aberje e Professor Titular da Universidade de São Paulo

Doutor e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione (IULM) de Milão, Itália. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP) e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Rafael Sbarai
Líder do News Sports Lab do Grupo Globo e Professor da FAAP e Faculdade Cásper Líbero

Formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é mestre em Tecnologia e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero e tem estudos em Jornalismo de Dados pelo European Journalism Centre  e em Inovação, Empreendedorismo e Negócios pela Massachusetts Institute of Technology. Foi repórter e editor do iG e da Veja. É responsável pelo núcleo de Formatos e Experimentos de Esporte do Grupo Globo e também atua como professor de Jornalismo de Dados, Gestão de Negócio Digital e Gestão de Conteúdo Digital dos programas de graduação e pós-graduação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), além de lecionar Criação de Conteúdo em plataformas digitais na Faculdade Cásper Líbero.

Thiago Castilho Marcoantonio
Gerente de Marketing do PayPal

É graduado em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP e mestre em Ciências da Comunicação pelo PROLAM-USP. Possui MBA no curso de formação de líderes da FIA-USP. Com 20 anos de experiência em marketing digital, teve passagens pelas indústrias varejistas (Fast Shop), de serviços (Meflife) e meios de pagamento, onde hoje atua. Neste trajetória, acumulou ampla experiência na aplicação da tecnologia e de dados para aumento da eficiência das estratégias de marketing e da relevância da comunicação dos anunciantes para seus clientes.

Programação

Programação

9h
Credenciamento
9h30min
Boas-vindas
Paulo Nassar Diretor-Presidente da Aberje e Professor Titular da Universidade de São Paulo
9h40min
Apresentação dos resultados do estudo "Powered by AI – Comunicação e Marketing na Era do Algoritmo"
Carolina Fullen Diretora de Inovação e Engajamento da MSLGroup
10h30min
Debate com convidados especiais
Moderação: Carolina Fullen Diretora de Inovação e Engajamento da MSLGroup
Debatedora: Denise Carvalho Coelho Diretora de Marketing e Canais Digitais da Ticket
Debatedor: Rafael Sbarai Líder do News Sports Lab do Grupo Globo e Professor da FAAP e Faculdade Cásper Líbero
Debatedor: Thiago Castilho Marcoantonio Gerente de Marketing do PayPal
11h15
Interação com a plateia
12h
Encerramento

5/12/2018

09:00 às 12:00

Contato

Aberje

Telefone

(11) 5627-9090

Rua Oscar Freire, 2.500 São Paulo / SP

+ Google Map
  • Valores: Associados - . Não associados -