×
Carregando Eventos

Sobre

O impacto da Inteligência Artificial na comunicação das empresas

 

A MSL Andreoli, agência associada da Aberje, lança no mercado brasileiro pesquisa proprietária que busca mensurar o impacto da Inteligência Artificial (IA) na condução das estratégias de comunicação de marketing e relações-públicas, segundo a visão dos profissionais responsáveis por essas disciplinas nas empresas.

O estudo global “Powered by AI – Comunicação e Marketing na Era do Algoritmo” ouviu 1846 comunicadores de 9 países – Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Polônia e Reino Unido – atuantes em corporações dos mercados financeiro, tecnológico, de manufatura industrial e defesa, de produtos de consumo, saúde, alimentos e agricultura, energia, automotivo, além de agências de comunicação. No Brasil foram ouvidos 203 executivos.

Com o estudo, a MSL busca não apenas antecipar uma tendência global, como alertar os profissionais da área sobre a necessidade de começarem a se preparar para os novos paradigmas da comunicação na era dos algoritmos.

A MSL e a Aberje fazem convite para você debater este tema no auditório da entidade. Convidados especiais também serão chamados para suas impressões principais sobre os resultados.

 

05/12 – quarta-feira
9h-12h
Auditório da Aberje
Rua Amália de Noronha, 151 – 6. Andar / Pinheiros
São Paulo – SP

 

De maneira geral, constata-se globalmente um sentimento de otimismo em relação aos impactos da IA no futuro das comunicações, com 55% dos respondentes (66% em se tratando do Brasil) indicando sentirem-se positivos em relação ao tema, e 38% declarando sentimentos mistos. O que aponta para uma tendência de crescimento do tema dentro das empresas, uma vez que os profissionais de comunicação tendem a ser os evangelistas da Inteligência Artificial dentro de suas respectivas organizações, com 83% dos respondentes globais (86,7% no Brasil) afirmando dar significativa prioridade a necessidade de se familiarizar com assunto. De fato, 2 em cada 3 profissionais se autodeclararam de certa forma experts em IA, e 84% afirmaram que o treinamento e a educação sobre o assunto são cruciais para líderes de mercado. No entanto, apenas 29% informaram que suas empresas estão investindo em educar suas equipes em IA.

 

* O evento é aberto ao público, com inscrição prévia. Terão prioridade de acesso os associados da Aberje e os convidados da MSL Andreoli. As vagas são limitadas à capacidade do auditório. Programação sujeita à alteração.

  • Associados

  • Não associados
Inscreva-se

Palestrantes

Carolina Fullen
Diretora de Inovação e Engajamento da MSLGroup

Jornalista, pós-graduada em Marketing e Comunicação com o Mercado pela ESPM, também desenvolveu conhecimento em Gestão de Negócios  pela formação IPFA -Humboldt e Insper. Há mais de 15 anos no mercado de Comunicação Corporativa, atua tanto na linha de frente quanto na criação de produtos e soluções. Acumula passagens pela FSB, Ideal H+K Strategies e S2Publicom, onde ocupou a direção de Planejamento e a Vice-Presidência de Operações, sendo responsável pela criação das áreas Digital e de Planejamento. Trabalhou junto a clientes como Microsoft, Google, Facebook, EBX, General Electric, Diageo e Andrade Gutierrez. Dentre suas responsabilidades atuais na MSL estão as áreas Digital, Audiovisual e de Design e ainda é diretora das contas de Rolex e Sanofi Pasteur.

Paulo Nassar
Diretor-Presidente da Aberje e Professor Titular da Universidade de São Paulo

Doutor e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione (IULM) de Milão, Itália. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP) e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Renato Pelissaro
Diretor Senior de Marketing para a América Latina da PayPal

Graduado em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Pelissaro conta mais de doze anos de experiência em planejamento estratégico de marketing, gestão integrada de campanhas de comunicação, desenvolvimento estratégico de vendas, consultoria estratégica on-line e liderança de equipes interdisciplinares. Já atuou em empresas de grande porte como Grupo MSN, na qual era Gerente de Marketing; e Yahoo!, como diretor de Desenvolvimento de Mercado. Além disso, o executivo tem Mestrado em Administração de Empresas também pela Universidade de São Paulo. Na PayPal, é responsável pelos resultados de negócios relacionados à aquisição de novos clientes e ao aumento do nível de engajamento da marca e da receita gerada por investimentos de marketing na região Latam. Além disso, coordena o desenvolvimento do plano estratégico de marketing da companhia, que inclui a estratégia de segmentação do mercado e as mensagens-chave e táticas para investimentos.

Rafael Sbarai
Líder do News Sports Lab do Grupo Globo e Professor da FAAP e Faculdade Cásper Líbero

Formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é mestre em Tecnologia e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero e tem estudos em Jornalismo de Dados pelo European Journalism Centre  e em Inovação, Empreendedorismo e Negócios pela Massachusetts Institute of Technology. Foi repórter e editor do iG e da Veja. É responsável pelo núcleo de Formatos e Experimentos de Esporte do Grupo Globo e também atua como professor de Jornalismo de Dados, Gestão de Negócio Digital e Gestão de Conteúdo Digital dos programas de graduação e pós-graduação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), além de lecionar Criação de Conteúdo em plataformas digitais na Faculdade Cásper Líbero.

Programação

9h
Credenciamento
9h30min
Boas-vindas
Paulo Nassar Diretor-Presidente da Aberje e Professor Titular da Universidade de São Paulo
9h40min
Apresentação dos resultados do estudo "Powered by AI – Comunicação e Marketing na Era do Algoritmo"
Carolina Fullen Diretora de Inovação e Engajamento da MSLGroup
10h30min
Debate com convidados especiais
Moderação: Carolina Fullen Diretora de Inovação e Engajamento da MSLGroup
Debatedor: Renato Pelissaro Diretor Senior de Marketing para a América Latina da PayPal
Debatedor: Rafael Sbarai Líder do News Sports Lab do Grupo Globo e Professor da FAAP e Faculdade Cásper Líbero
11h15
Interação com a plateia
12h
Encerramento

Data

05 / 12

Carga Horária

09:00 - 12:00

Contato

Aberje

Telefone

56279090

Local

Aberje - Rua Amália de Noronha, 151 - 6º Andar
05410-010
São Paulo / SP + Google Map
  • Valores: Associados - . Não associados -