×
Carregando Eventos

Novos tempos, novos líderes – O perfil da liderança em comunicação no Brasil – Ceará

Sobre

 

Data: 30 de abril de 2019

Local: Auditório José Flávio Costa Lima – Térreo da Casa da Indústria/Sede da FIEC
Avenida Barão de Studart, 1980

 

No final de 2018, a Aberje realizou uma pesquisa inédita: “Perfil da Liderança em Comunicação no Brasil”. Participaram do estudo 578 profissionais que exercem cargos de liderança em diversos níveis, compreendidos entre coordenação e direção, inclusive sócios.

Características do cargo, à quem respondem, competências que possuem, o que leem, o que estudaram, por onde se informam, quais são seus maiores desafios – perguntas como estas ajudaram a traçar o perfil do líder comunicador e serviram de base para o dossiê da Revista Comunicação Empresarial 103.

E esta é a base das discussões de um debate que vai ser promovido pela Aberje em vários estados brasileiros durante o ano, a partir do trabalho dos seus representantes oficiais locais – as Direções de Capítulos.

Desta vez, é o Ceará que agrupa suas lideranças e convida para a atividade. A proposta é realizar uma mesa-redonda com lideranças em comunicação no Estado para debater o perfil do profissional no Ceará e os principais gaps, apresentando propostas de soluções para o fortalecimento do segmento e de ações visando a capacitação dos profissionais.

 

* O evento é aberto ao público, com inscrição prévia. As vagas são limitadas à capacidade do auditório.

** Programação sujeita à alteração.

 

  • Associados
  • gratuito

  • Não associados
  • gratuito
Inscreva-se

Palestrantes

Ana Maria Xavier
Gerente de Comunicação do Sistema FIEC e Diretora do Capítulo Aberje Ceará

É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, cursou especializações em Teoria da Comunicação e da Imagem na UFC e em Assessoria de Comunicação na Unifor. Compôs a equipe responsável pela reformulação da Assessoria de Comunicação e Imprensa do segundo mandato do Governador Tasso Jereissati, formando o quarteto que deu origem à AD2M Engenharia de Comunicação, em 1996. Em 2011, fundou a Loa Agência de Publicidade, com os mesmos sócios, voltada especificamente aos serviços de Publicidade e Propaganda. Dirigiu as duas empresas até setembro de 2014, onde respondia pela diretoria comercial, exercendo funções de planejamento e atendimento. Logo assumiu a gerência de Comunicações do Sistema FIEC, tendo sob sua responsabilidade todas as ações de comunicação da Federação e das diretorias regionais do SESI, SENAI e IEL, incluindo processos de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna, Eventos, Publicidade e Propaganda.

Bia Bocayuva
Coordenadora de Comunicação Institucional do Grupo Edson Queiroz e Diretora do Capítulo Aberje Ceará

É graduada em Comunicação Social pela FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado de São Paulo. Iniciou a carreira exercendo o jornalismo em veículos de comunicação como Rádio Jovem Pan e Grupo 1 de Jornais, mas logo migrou para a área de comunicação corporativa. Atuou em agências em Fortaleza e São Paulo. Implementou a área de comunicação interna na Staples do Brasil e foi premiada pela multinacional com o prêmio “Guiding the Way Awards” pelo projeto de rebranding da companhia no país. Por seu feito, foi convidada a participar do projeto de desenvolvimento de líderes internacionais na sede da empresa em Boston (EUA), onde passou três meses. De volta a Fortaleza, especializou-se em Assessoria de Comunicação pela Unifor – Universidade de Fortaleza e, desde 2014, atua no Grupo Edson Queiroz, um dos maiores conglomerados empresariais do país, dono da Esmaltec, Nacional Gás e Minalba Brasil, entre outras empresas. Com mais de 12 anos de experiência em comunicação corporativa, implementou a Comunicação Institucional dentro da Diretoria de Relacionamento Institucional do Grupo.

Marco Aurélio Cabral
Sócio-Diretor da Engaja Comunicação

É jornalista com experiência em veículos de comunicação, corporações e poder público e que hoje trabalha a comunicação corporativa, com ênfase na assessoria de imprensa e Digital PR, para diversas empresas, incluindo: Grupo Edson Queiroz, Solar Coca-Cola e Votorantim. Passou pela redação da TV Verdes Mares (afiliada Globo no Ceará / 2007-2011) nas funções de repórter e comentarista político no Bom Dia Ceará. Também dedicou-se à comunicação pública como porta-voz e assessor de imprensa do Governo do Ceará (2011-2014) atuando nas relações com jornalistas, colunistas e editores de veículos locais e nacionais, sobretudo, Brasília e São Paulo. Já na área de comunicação corporativa, hoje comanda a Engaja, que trabalha com estratégia, influência, digital e engajamento.

Mauro Costa de Almeida
Sócio-Diretor da AD2M Engenharia de Comunicação

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem  mais de 20 anos de mercado. É também sócio-fundador da agência Loa Publicidade. Atua como facilitador de cursos de Media training com foco no treinamento de fontes para o relacionamento com a imprensa, tendo capacitado turmas de executivos e órgãos públicos, empresas, instituições associativas e políticos. Professor visitante e convidado em cursos de Especialização MBA e Graduação nas principais Universidades e Faculdades cearenses, com participações em aulas, módulos, cursos especiais e Semanas de Comunicação.

Melina de Carvalho Barbosa
Superintendente de Marketing e Comunicação do Banco do Nordeste

É formada em Administração pela Universidade de Fortaleza, com mestrado em Marketing Estratégico pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais/Buenos Aires. Tem pós-graduação em Marketing pela Universidade Federal do Ceará e em Educação Biocêntrica, pela Universidade Estadual do Ceará, com cursos na área de gestão pela Fundação Dom Cabral e pela consultoria Amana-Key. É funcionária do Banco do Nordeste há trinta e cinco anos.

Paulo Júnior
Diretor de Projetos da Caramelo Comunicação

Jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem (pela mesma instituição) e mestrado em Comunicação Estratégica, pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Na Caramelo, cuida de projetos em assessoria de comunicação, inteligência digital e design gráfico. É também professor de cursos de graduação e pós-graduação na Uni7, Unichristus e Unifanor.

Programação

Programação

9h
Credenciamento e Welcome Coffee
9h30min
Apresentação da Pesquisa “Perfil da Liderança em Comunicação no Brasil”
Ana Maria Xavier Gerente de Comunicação do Sistema FIEC e Diretora do Capítulo Aberje Ceará
Bia Bocayuva Coordenadora de Comunicação Institucional do Grupo Edson Queiroz e Diretora do Capítulo Aberje Ceará
10h15min
Mesa-Redonda
Marco Aurélio Cabral Sócio-Diretor da Engaja Comunicação
Mauro Costa de Almeida Sócio-Diretor da AD2M Engenharia de Comunicação
Melina de Carvalho Barbosa Superintendente de Marketing e Comunicação do Banco do Nordeste
Paulo Júnior Diretor de Projetos da Caramelo Comunicação
11h15min
Interação com a plateia
12h
Encerramento
erica@aberje.com.br

30/04/2019

09:00 às 12:00

Avenida Barão de Studart, 1980 (Térreo da Casa da Indústria) Fortaleza / CE

+ Google Map
  • Valores: Associados - gratuito. Não associados - gratuito