×
Carregando Eventos

Na era da pós-verdade, o jornalismo que faz diferença para a sociedade

Sobre

Header

A Aberje e a Revista Época promovem um debate sobre a importância do jornalismo.

Em sua milésima edição, Época celebrou a missão do jornalismo revisitando 12 episódios históricos em que grandes reportagens de capa mudaram o pais.

Em tempos de mentiras, boatos e discursos de ódio disseminados pela internet, por que o jornalismo profissional, exercido com disciplina e ética, é um antídoto para a sociedade?

Para discutir este tema, convidamos a jornalista Laura Diniz do JOTA, o Profº Paulo Nassar da USP e Aguinaldo Novo, Chefe de Redação da Sucursal de SP O GLOBO.

O debate será mediado por João Gabriel de Lima, Diretor de Época

  • Associados
  • Gratuito

  • Não associados
  • Gratuito
Inscreva-se

Palestrantes

Aguinaldo Novo
Chefe de Redação da Sucursal de SP O GLOBO

Formado em Jornalismo pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, fez curso de Regulação do Mercado Financeiro e de Capitais na Faculdade de Direito da FGV. Começou a carreira profissional em 1987, como redator de Política da Folha de S. Paulo e depois redator da Primeira Página, tendo ainda sido repórter de Economia na sucursal em Brasília. De volta a SP, foi editor-assistente de Economia na revista Veja e repórter especial de Economia da sucursal paulista do Jornal do Brasil. Em O Globo, foi repórter, coordenador, editor-assistente e editor de Economia. Em 2002, ganhou o Prêmio Embratel por uma série de reportagens sobre a pirataria de produtos e marcas no Brasil.

João Gabriel de Lima
Diretor da Época

Iniciou como estagiário na Folha de São Paulo, em 1985, onde permaneceu após a graduação até 1987 como repórter de Geral na área de Polícia. Também integrou a equipe das revistas Placar e Veja – nesta última, chegou a Editor de Cultura e também Repórter Especial para grandes coberturas. Foi editor executivo de Época em 2006, cargo que deixou para ser Diretor de Redação da revista Bravo!. Retornou à Editora Globo no início de 2012, passando por redator-chefe, editor-executivo e Diretor de Redação. Publicou o livro de arte “Instrumentos musicais brasileiros” (1991) e “O burlador de Sevilla (2003) e “Carnaval” (2006). É formado em Jornalismo e Piano, com pós-graduação em Jornalismo Cultural pela Fundação Armando Álvares Penteado/FAAP, instituição onde é professor da pós-graduação.

Laura Diniz
Sócia-Fundadora do JOTA

Tem 11 anos de carreira, com passagens por algumas das maiores redações do País. Foi editora-assistente de Brasil na Revista VEJA, editora-assistente no Conjur, repórter no jornal O Estado de S. Paulo e gerente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). É jornalista especializada na cobertura de Justiça,  sócia do portal jurídico JOTA e vice-presidente do Instituto Não Aceito Corrupção. É formada em Jornalismo pela PUC-Campinas.

Paulo Nassar
Professor Livre-Docente da ECA-USP e Diretor Presidente da Aberje

Doutor e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Pós Doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione (IULM) de Milão, Itália. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP) e Professor Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretor Presidente da Aberje Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

Programação

Programação

10H00
Debate
Aguinaldo Novo Chefe de Redação da Sucursal de SP O GLOBO
Laura Diniz Sócia-Fundadora do JOTA
Paulo Nassar Professor Livre-Docente da ECA-USP e Diretor Presidente da Aberje
Mediador: João Gabriel de Lima Diretor da Época
12H00
Encerramento

30/08/2017

10:00 às 12:00

Rua Amália de Noronha, 151 - 6º Andar São Paulo / SP

+ Google Map
  • Valores: Associados - Gratuito. Não associados - Gratuito