×
Carregando Eventos

Sobre

Memórias da Construção: como a história pode enriquecer o diálogo do setor com a sociedade

 

17/12 – segunda-feira
9h-12h
Auditório da Aberje
Rua Amália de Noronha, 151 – 6. Andar / Pinheiros
São Paulo – SP

 

O setor da construção vem passando por transformações severas. É necessária a reflexão sobre o passado para traçar planos para o futuro. E é com este objetivo que a Aberje e a empresa associada MovimentoPro convidam para pensar e conversar sobre a Memória da Construção e os caminhos possíveis para as novas relações com a sociedade.

O Museu da Construção foi idealizado pela Diretora da MovimentoPro, Maria Eugenia Guimarães e há 4 anos vem sendo moldado com o propósito de ser um repositório de histórias e gerador de conteúdo e de experiências, preservando e recontando a memória técnica e social do setor.

Museu é uma entidade que tem credencial para guardar e o poder de transformar do olhar da sociedade para a construção, focando agora em seus aspectos positivos, como os desafios tecnológicos e humanos que a área contempla, também as inúmeras conquistas já obtidas durante sua consolidação no Brasil.

​Ao trazer as problemáticas da área para o grande público, é possível não só despertar maior interesse de pesquisa, desenvolvimento e investimento na área, mas também retomar sua credibilidade e valor na sociedade, resgatando os grandes nomes que compuseram sua trajetória, tantas vezes esquecidos.

A Aberje e a MovimentoPro e as entidades apoiadoras também convidam para esta conversa especialistas nas áreas de memória, engenharia, arquitetura e cultura, enriquecendo os olhares e ampliando o debate.

 

* O evento é aberto ao público, com inscrição prévia. Terão prioridade de acesso os associados da Aberje e os convidados da MovimentoPRO e das entidades apoiadoras. As vagas são limitadas à capacidade do auditório. Programação sujeita à alteração.

 

  • Associados

  • Não associados
Inscreva-se

Palestrantes

Flávia Borges Pereira
Diretora da Tempo e Memória

Formada em História e Mestre em História Econômica pela FFLCH – USP, é professora do Curso de Especialização de Arquivos do Instituto de Estudos Brasileiro, da Universidade de São Paulo –USP. Atua no mercado desde 1988 e desenvolve trabalho pioneiro em organização de acervos históricos e administrativos, implantação de Centros de Memória e exposições, criação e execução de projetos editoriais, com o selo editorial Arte do Tempo. Coordena a Tempo e Memória.

Joana Lehmann Baracuhy
Jornalista

É radialista e jornalista respectivamente formada pela ECA-USP e pela PUC-SP, especializada em arquitetura, construção, sustentabilidade e design. Colaborou para diferentes publicações da Editora Abril e, de 1999 até 2018, integrou a equipe da revista Arquitetura & Construção – desempenhando o papel de editora-chefe nos dois últimos anos. Integrou júris de diferentes concursos na área (Desafio Cultural Casa AQUA Cipasa 2016, Projeto sustentável CASA VIVA e Inovatech para a mostra CASA COR SP 2018, Prêmio Nacional ASPACER de Design em cerâmica de revestimento 2015 e 2018).

Marcelo Ferraz
Sócio-Fundador do escritório Brasil Arquitetura

Iniciou carreira pouco antes de se graduar, estagiando com a renomada arquiteta Lina Bo Bardi num de seus grandes projetos, o SESC Pompéia, em São Paulo. Após a conclusão do curso, tornou-se parceiro de Bo Bardi em todos seus projetos posteriores, até o ano de 1992, quando a arquiteta faleceu. Conquistou vários prêmios ao longo da carreira, como 1º lugar no concurso de projetos para o Paço Municipal de Cambuí/MG, em equipe formada com os arquitetos José Sales Costa Filho, Marcelo Suzuki e Tâmara Roman, e o 1º lugar no concurso de projetos para a Faculdade de Odontologia da Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes/SP, com o arquitetos (e sócio) Francisco Fanucci e Guilherme Paoliello.

Foi Conselheiro do Instituto Quadrante (atualmente Instituto Lina Bo e P.M. Bardi), a convite do casal Bardi. Entre 1993 e 2000, concebeu e coordenou o grande “Projeto Lina Bo Bardi”, livro-documentário em videotape, que também contou com exposição sobre a vida e obra da arquiteta. Com a obra, o arquiteto ganhou inúmeros prêmios, como o Excelência Gráfica 1993 pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica, e Melhor Livro de Arquitetura 1994 na IX Bienal de Arquitetura do Equador. Hoje, é também professor na Escola da Cidade e desenha móveis para a Marcenaria Baraúna, projeto-extensão do Brasil Arquitetura, outra parceria com seu sócio Francisco Fanucci.

Maria Eugenia Guimarães
Sócia-Diretora da MovimentoPRO e idealizadora do Museu da Construção

Relações Públicas com experiência em escritórios de engenharia e na área cultural. No ambiente corporativo, implantou e coordenou a área de Comunicação e Responsabilidade Social na quase centenária empreiteira Azevedo & Travassos, provendo projetos educativos a partir da arte e cultura. No campo da produção cultural, trabalhou em projetos de teatro com nomes reconhecidos, como o diretor Celso Nunes. Atuou como coordenadora das atividades do teatro e da livraria da Academia Brasileira de Letras (RJ) e posteriormente continuou trabalhando para a instituição nas montagens de exposições sobre acadêmicos, como a do também engenheiro Euclides da Cunha. Fruto das diferentes vivencias e como um projeto que consolida a sua trajetória, é Sócia-Diretora da MovimentoPRO e idealizadora do Museu da Construção.

Paulo Nassar
Diretor-Presidente da Aberje e Professor Titular da Universidade de São Paulo

Doutor e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione (IULM) de Milão, Itália. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP) e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Programação

9h
Credenciamento
9h30min
Boas-Vindas
Paulo Nassar Diretor-Presidente da Aberje e Professor Titular da Universidade de São Paulo
10h
Palestra Museu como ferramenta de conhecimento e repositório técnico e social
Maria Eugenia Guimarães Sócia-Diretora da MovimentoPRO e idealizadora do Museu da Construção
10h45min
Roda de Conversa
Joana Lehmann Baracuhy Jornalista
Flávia Borges Pereira Diretora da Tempo e Memória
Marcelo Ferraz Sócio-Fundador do escritório Brasil Arquitetura
11h30min
Interação com a plateia
12h
Encerramento
camila@aberje.com.br,erica@aberje.com.br

Data

17 / 12

Carga Horária

09:00 - 12:00

Contato

Aberje

Telefone

56279090

Local

Aberje - Rua Amália de Noronha, 151 - 6º Andar
05410-010
São Paulo / SP + Google Map
  • Valores: Associados - . Não associados -