×
Carregando Eventos

Memória e empreendedorismo: debate e lançamento da biografia “André Maggi: do cabo da enxada ao centro do agronegócio brasileiro”

Sobre

Distante dos portos, com estradas precárias e terras até então consideradas como pouco vocacionadas à agricultura em larga escala, empreender em Mato Grosso da década de 1980 era uma aventura a que poucos se propunham. Se hoje o Estado é um dos responsáveis por manter positiva a balança comercial brasileira, com recordes agrícolas e o posto de maior exportador de commodities do país, esta condição se deve à audácia de alguns homens e mulheres que arriscaram empreender nessas condições.

Um desses personagens foi André Antonio Maggi, falecido em 2001, cuja história agora está sendo contada pela jornalista corumbaense Martha Baptista na biografia “André Maggi: do cabo da enxada ao centro do agronegócio brasileiro”. Baseada em pesquisa jornalística, entrevistas e com rico acervo fotográfico, a edição cumpre o papel de fixar de vez na memória do país uma trajetória de vida essencial para se compreender contextos e aspectos humanos do agronegócio no Brasil.

E essa história e seu processo de contar são alvo do evento Memória e empreendedorismo: debate e lançamento da biografia “André Maggi: do cabo da enxada ao centro do agronegócio brasileiro”, promovido pela associada Amaggi com apoio da Aberje.

 

 

 

 

OBRA – O gaúcho André Antonio Maggi foi mais um “sem-nada” e homem de poucas letras a integrar ainda jovem os amplos movimentos migratórios de famílias que, na segunda metade do século XX, aos poucos deixaram o Sul do país para buscar afora a sobrevivência, trabalhando em novas terras. Dedicando-se a diferentes atividades econômicas, no caminho essas famílias foram estabelecendo negócios, formando fazendas, fundando comunidades e deixando legados da região Sul às regiões Centro-Oeste e Norte do país.

Entre seu primeiro deslocamento com a família ao Paraná, em meados dos anos 1950, e a aquisição de terras mato-grossenses, no começo da década de 1980, André Maggi lidou na roça com mandioca, abacaxi e banana, trabalhou como madeireiro e plantou arroz, mas foi com o espírito de desbravador e o improvável cultivo de soja em Mato Grosso que veio a ficar conhecido como um dos mais importantes empreendedores brasileiros. Fundou o que veio a se tornar a AMAGGI, maior empresa brasileira do agronegócio.

A obra está disponível para venda pelo site da Entrelinhas Editora – e também estará no dia do evento na Aberje. Não se trata de um livro da Aberje Editorial. A renda obtida com as vendas será revertida para a Fundação André e Lucia Maggi, instituição sem fins lucrativos que promove o investimento social privado da AMAGGI nas comunidades onde a empresa atua.

 

* O evento é gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia e acesso preferencial para associados da Aberje e convidados da Amaggi. As vagas são limitadas à capacidade do auditório. Programação sujeita à alteração.

  • Associados

  • Não associados
Inscreva-se

Palestrantes

Ana Claudia Pais
Head de Comunicação e Sustentabilidade da Yara Fertilizantes

Jornalista com passagem em veículos e nas principais agências, e com MBA em Marketing pela PUC RJ. Sólida carreira construída na liderança da área de Comunicação Corporativa em empresas multinacionais e nacionais líderes nos setores de bens de consumo, b2b e serviço. Atua há mais de 20 anos na implementação de estruturas e processos de Gerenciamento de Reputação, Comunicação Interna, Relações Públicas, Mesuração e desenvolvimento de equipes e com forte experiência em processos de Branding e reposicionamento de marca e comunicação.

Claudia Calais
Diretora Executiva da Fundação Bunge

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo, é pós-graduada em Comunicação Empresarial pela Fundação Cásper Líbero e tem MBA em Gestão em Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas. Nas suas atividades profissionais, sempre se dedicou às questões voltadas às áreas de responsabilidade social e sustentabilidade.  Entre os projetos que dirige na Fundação Bunge – entidade social da Bunge, multinacional do agronegócio, estão ações nas áreas socioambiental, incentivo à excelência e ao conhecimento sustentável e preservação da memória.  A Fundação Bunge mantem, desde 1994, o Centro de Memória Bunge, um dos mais ricos acervos de memória empresarial do País, que tem como objetivos a guarda e preservação de documentação histórica, a disseminação do conhecimento e a utilização de seu acervo pela Bunge como um instrumento estratégico de gestão.

Daniel Escobar
Supervisor de Comunicação da Amaggi

Formado em Jornalismo pela PUC Campinas, tem especialização em Comunicação Corporativa. Foi Assessor de Imprensa na Câmara de Deputados, tendo antes sido redator, fotógrafo e editor do Jornal A Tribuna. Em 2018, campanha desenvolvida sob sua coordenação, referente aos 40 anos da AMAGGI, foi vencedora regional do Prêmio Aberje, na categoria Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial. Ele está na empresa desde 2010.

Gislaine Balbinot
Gerente de Comunicação da Associação Brasileira do Agronegócio/Abag

Formada em Comunicação Social pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, fez especialização em Gestão Ambiental na Universidade Estadual de Londrina. Foi Gerente Comunicação da CL-A Comunicação, trabalhou na Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul e na Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado e também atuou por vários anos como repórter e apresentadora de TV e de rádio (Grupo Correio do Estado). Está na Abag desde 2009.

Juliana Lopes
Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da AMAGGI

Formada em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá, tem MBE (Master Business Economics) em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ e MBA em Comunicação Corporativa pela UNESA/RJ. Fez ainda curso de extensão em Liderança da Sustentabilidade pela Universidade de Berkeley/EUA e em Liderança e Aprendizagem para Sustentabilidade pela Society for Organizational Learning. Ingressou na AMAGGI em janeiro de 2006 no cargo de Coordenadora de Desenvolvimento Social, tendo logo após passado por cargo de Gerência até assumir a Diretoria recém-criada em 2013, cujo escopo foi aumentando ao longo do tempo. Atualmente, também é a executiva da Fundação André e Lucia Maggi, instituição responsável pelo Investimento Social Privado da companhia. Atua como coordenadora do GT de Alimentos e Agricultura na Rede Brasileira do Pacto Global.

Maria Teresa Carrión Carracedo
Editora da Carrión & Carracedo Editores Associados

É jornalista, editora, profissional de propaganda e marketing e designer gráfico. Licenciada em Geografia pela UFMT, é também bacharel em Propaganda e Marketing pela Universidade de Cuiabá e tem Máster en Edición pela Universidade de Salamanca. Editora dos selos editoriais Entrelinhas, Central de Texto e Aroe, desde a sua fundação, em 1993, traz centenas de publicações em seu portfólio: jornalísticas, literárias, didáticas, culturais, de arte, técnicas, acadêmicas e cientificas.

Martha Baptista
Jornalista e Escritora

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem especialização em Ensino da Língua Estrangeira pela Universidade do Estado do Mato Grosso. Tem passagem veículos como jornais O Globo e Jornal do Brasil e revista Veja. Em Mato Grosso, se especializou no agronegócio, escrevendo pela revista Produtor Rural e atuando em assessorias de imprensa do setor. Vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo (categoria Informação Política, em 1987) e do Prêmio Embrapa de Reportagem (2005), entre outros, também empregou sua técnica jornalística nos três livros que publicou anteriormente, todos pela editora Entrelinhas. A história de André Antonio Maggi, além de reforçar a vocação da editora mato-grossense para o registro historiográfico, também é a quarta obra da escritora corumbaense com caráter biográfico.

Paulo Nassar
Diretor-Presidente da Aberje e Professor Titular da Universidade de São Paulo

Doutor e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione (IULM) de Milão, Itália. Formado em Jornalismo pela PUC-SP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP) e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É autor, entre outros livros, de “Relações Públicas: na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações” e “Tudo é comunicação” e co-autor com Rubens Figueiredo de “O que é comunicação empresarial”.

Vera Ondei
Editora da Revista Dinheiro Rural

Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, tem especialização em Multimídia pela PUC-SP. Iniciou carreira na Editora Abril, após ser a primeira mulher passar pelos testes dos Guias 4Rodas, até então uma redação essencialmente masculina. A partir de 1994, focou no mercado agro e foi repórter da Informboi e, por 16 anos no grupo DBO Editores Associados, atuou como repórter da Revista DBO, editora do Jornal de Leilões no Portal DBO e comentarista de mercado no Programa DBO Terra Viva. Ingressou na Dinheiro Rural, da Editora Três, em 2011 para ser editora, onde participou de importantes conquistas como a criação do Prêmio As Melhores da Dinheiro Rural, Os 100 Nomes mais Influentes do Agronegócio e Gestão de Líderes.

Programação

Programação

9h
Credenciamento e Welcome-Coffee
9h30min
Abertura e boas-vindas
Paulo Nassar Diretor-Presidente da Aberje e Professor Titular da Universidade de São Paulo
10h
Memória na Amaggi: 40 anos dos fatos ao prêmio
Daniel Escobar Supervisor de Comunicação da AMAGGI
Juliana Lopes Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da AMAGGI
10h30min
O processo de escrita na biografia: o caso “André Maggi: do cabo da enxada ao centro do agronegócio brasileiro”
Martha Baptista Jornalista e Escritora
11h15min
Debate com Convidados
Ana Claudia Pais Head de Comunicação e Sustentabilidade da Yara Fertilizantes
Claudia Calais Diretora Executiva da Fundação Bunge
Gislaine Balbinot Gerente de Comunicação da Associação Brasileira do Agronegócio/Abag
Maria Teresa Carrión Carracedo Editora da Carrión & Carracedo Editores Associados
Moderadora: Vera Ondei Editora da Revista Dinheiro Rural
12h
Interação com a plateia
12h30min
Sessão de autógrafos
relacionamento@aberje.com.br

4/06/2019

09:00 às 12:00

Contato

Aberje

Telefone

(11) 5627-9090

Rua Amália de Noronha, 151 - 6º Andar São Paulo / SP

+ Google Map
  • Valores: Associados - . Não associados -