Carregando Eventos

Sobre

Legado cultural dos Jogos Olímpicos do Rio: a história um ano depois (Local: Rio de Janeiro)

header_legadoCopaV2

Programação Gratuita – Rio de Janeiro

Loca: Museu do Amanhã 

Praça Mauá, 1 – Centro

Navegue nas abas ‘Palestrantes’ e ‘Programação’ acima para saber mais!

O “Projeto Legado Cultural dos Jogos Olímpicos do Rio 2016” – uma parceria da Universidade de Liverpool, da ECA-USP e Aberje – busca identificar o impacto de imagem e o legado simbólico das Olimpíadas para as narrativas da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil.

A partir de uma análise da mídia brasileira e britânica em períodos chave para a narrativa dos Jogos, pudemos identificar as oportunidades aproveitadas e perdidas ao longo ciclo olímpico do Rio, desde 2009 até o início de 2017. A conclusão dos pesquisadores será apresentada no evento.

O trabalho é fruto de uma parceria entre o Institute of Cultural Capital (ICC), da Universidade de Liverpool, a Escola de Comunicações e Artes da USP e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje, com o financiamento do Newton Fund da British Academy, uma instituição de fomento à pesquisa em humanidades e ciências sociais do governo britânico, e o apoio do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN-ECA/USP).

Desde os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, a diretora do ICC Beatriz Garcia vem desenvolvendo um trabalho sobre o legado cultural de grandes eventos, com foco nos Jogos Olímpicos de verão e inverno. Isso permitiu ao estudo comparativos entre os jogos de diferentes anos, sobretudo os de Londres 2012.

  • Associados

  • Não associados
Inscreva-se

Palestrantes

Mirka Schreck
Gerente de Comunicação Interna da Vale

Mestre em Engenharia de Produção – Ênfase em Marketing – Universidade de Santa Catarina; Pós-Graduada em Comunicação e Gestão Empresarial – PUC/MG; Graduação em Comunicação Social – PUC/MG. Gerente de Comunicação Interna da Vale há três anos. O escopo de trabalho é voltado para o planejamento estratégico da Comunicação, possibilitando o cumprimento das metas e mensuração de resultados. Atuou durante um ano no desenvolvimento e implantação da área de Comunicação do Projeto Carvão Moatize da Vale, em Moçambique e atuou na construção dos planejamentos de comunicação interna da Vale em países como Peru, Colômbia, Omã e Chile.

Roberto DaMatta
Professor da PUC, Antropólogo e Conselheiro consultivo da Aberje

Antropólogo, ensaísta de Cultura, professor Doutor da Universidade de Notre Dame (EUA), articulista do jornal “O Estado de São Paulo” e Doutor pelo Peaboy Museum, Harvard University (EUA).

 

Beatriz García
Diretora do Institute of Cultural Capital (ICC)

Membro do Comitê de Cultura e Patrimônio do Comitê Olímpico Internacional e diretora do Instituto de Capital Cultural da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, Beatriz é uma das maiores autoridades do mundo em análise e pesquisa do legado cultural deixado por grandes eventos. Ela esteve presente em todos os Jogos Olímpicos desde 2000, em Sydney, sempre em busca de entender como os grandes eventos possibilitam mudanças reais na cultura, na narrativa e nas sociedade locais

Paulo Nassar
Professor Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Diretor Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)

Doutor e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Pós Doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione (IULM) de Milão, Itália. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP) e Professor Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretor Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Rafael Veras
Gerente de Comunicação do Grupo IDG, responsável pela gestão e operação do Museu do Amanhã

Formado em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, com MBA em Administração de Marketing pelo CEFET/RJ, o executivo tem mais de 20 anos de experiência na área de comunicação corporativa e relações institucionais. É gerente de comunicação do Grupo IDG, responsável pela gestão e operação de centros culturais públicos e programas ambientais incluindo o Paço do Frevo, em Recife, e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. À frente da estratégia de comunicação do Museu do Amanhã, tem o desafio de estabelecer os canais institucionais de relações públicas do principal equipamento cultural do país em volume e desenvolvimento de públicos, promover parcerias e o discurso educacional e científico do museu

Patricia Cerqueira Reis
Diretora da Hod Comunicação de Marcas, Professora da graduação, pós-graduação e EAD e Pesquisadora da ESPM

Publicitária, Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP, Mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ, Especialista em Análise de Políticas Pública pelo Instituto de Economia da UFRJ e em Sistemas de Informação pela CASI UFF.  Diretora da Hod Comunicação de Marcas, Professora da graduação, pós-graduação e EAD e Pesquisadora da ESPM. Com mais de 20 anos de experiência profissional, atua em marketing territorial, planejamento e gestão de comunicação de marcas comerciais, públicas e de lugares .

Hamilton dos Santos
Diretor Geral da Aberje

Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da ABERJE, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).

Cínthia Leone
Pesquisadora

Jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista, mestre e doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo. É especialista em Relações Internacionais pelo Programa Santiago Dantas (Unicamp, Unesp e PUC-SP) e atuou como assessora de imprensa e repórter nas áreas de meio ambiente, educação e ciência.

 

Tato Carbonaro
Gestor de Relações Institucionais e Internacionais da Aberje

Tato Carbonaro é gestor de Relações Institucionais e Internacionais da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. É também doutorando na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É graduado em jornalismo e mestre em Ciências da Comunicação. Sua dissertação, Narrativas brasileiras: identidade e discurso diplomático no governo Lula, foi reconhecida como a melhor dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA-USP em 2015. O estudo trata da relação entre política externa e a cultura nacional na formação da narrativa brasileira. Carbonaro é também professor assistente na USP.

Programação

17 de Agosto
09h
Welcome Coffee
09h30
Abertura
Paulo Nassar Professor Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Diretor Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)
Hamilton dos Santos Diretor Geral da Aberje
Mirka Schreck Gerente de Comunicação Interna da Vale
9h45
Reflexões sobre o Brasil
Roberto DaMatta Professor da PUC, Antropólogo e Conselheiro consultivo da Aberje
10h30
Apresentação da Pesquisa
Beatriz Garcia Diretora do Institute of Cultural Capital (ICC)
Paulo Nassar Professor Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Diretor Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)
11h15
Debate
Paulo Nassar Professor Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretor Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)
Beatriz Garcia Diretora do Institute of Cultural Capital (ICC)
Patricia Reis Diretora da Hod Comunicação de Marcas, Professora da graduação, pós-graduação e EAD e Pesquisadora da ESPM
Rafael Veras Gerente de Comunicação do Grupo IDG, responsável pela gestão e operação do Museu do Amanhã
12h30
Encerramento com pesquisadores
Cínthia Leone Pesquisadora
Tato Carbonaro Pesquisador
erica@aberje.com.br,camila@aberje.com.br

Data

17 / 08

Carga Horária

09h - 13h

Local

Museu do Amanhã - Praça Mauá, 1 - Centro
20081-240
Rio de Janeiro / RJ + Google Map
  • Valores: Associados - . Não associados -