Carregando Eventos

Sobre

Legado cultural dos Jogos Olímpicos do Rio: a história um ano depois

header_legadoCopaV2

Programação Gratuita

O “Projeto Legado Cultural dos Jogos Olímpicos do Rio 2016” – uma parceria da Universidade de Liverpool, da ECA-USP e Aberje – busca identificar o impacto de imagem e o legado simbólico das Olimpíadas para as narrativas da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil.

A partir de uma análise da mídia brasileira e britânica em períodos chave para a narrativa dos Jogos, pudemos identificar as oportunidades aproveitadas e perdidas ao longo ciclo olímpico do Rio, desde 2009 até o início de 2017. A conclusão dos pesquisadores será apresentada no evento.

O trabalho é fruto de uma parceria entre o Institute of Cultural Capital (ICC), da Universidade de Liverpool, a Escola de Comunicações e Artes da USP e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje, com o financiamento do Newton Fund da British Academy, uma instituição de fomento à pesquisa em humanidades e ciências sociais do governo britânico, e o apoio do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN-ECA/USP).

Desde os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, a diretora do ICC Beatriz Garcia vem desenvolvendo um trabalho sobre o legado cultural de grandes eventos, com foco nos Jogos Olímpicos de verão e inverno. Isso permitiu ao estudo comparativos entre os jogos de diferentes anos, sobretudo os de Londres 2012.

  • Associados

  • Não associados
Inscreva-se

Palestrantes

Paulo Nassar
Professor Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretor Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)

Doutor e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Pós Doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione (IULM) de Milão, Itália. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP) e Professor Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretor Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Beatriz García
Diretora do Institute of Cultural Capital (ICC)

Membro do Comitê de Cultura e Patrimônio do Comitê Olímpico Internacional e diretora do Instituto de Capital Cultural da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, Beatriz é uma das maiores autoridades do mundo em análise e pesquisa do legado cultural deixado por grandes eventos. Ela esteve presente em todos os Jogos Olímpicos desde 2000, em Sydney, sempre em busca de entender como os grandes eventos possibilitam mudanças reais na cultura, na narrativa e nas sociedade locais

Cínthia Leone

Jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista, mestre e doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo. É especialista em Relações Internacionais pelo Programa Santiago Dantas (Unicamp, Unesp e PUC-SP) e atuou como assessora de imprensa e repórter nas áreas de meio ambiente, educação e ciência.

 

Programação

Em Breve Programação
erica@aberje.com.br,camila@aberje.com.br

Data

17 / 08

Carga Horária

09h - 13h

Local

Museu do Amanhã - Praça Mauá, 1 - Centro
20081-240
Rio de Janeiro / RJ + Google Map
  • Valores: Associados - . Não associados -